TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO EQUIPE GENÊSIS

Por:   •  16/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.826 Palavras (16 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO

EQUIPE GENÊSIS

 

Danilo Ribeiro Caulyt Santos

Diogo Alcides Fantecele

João Henrique Sartori

Rodrigo

Romulo Perini Lucchini

Vinicius Fezer Martins

SÃO MATEUS-ES

2016

SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO

ENGENHARIA MECÂNICA

 

Trabalho de pesquisa sobre EMPREENDEDORISMO elaborado pela Equipe Gênesis, composta pelos alunos Danilo Caulyt, Diogo Alcides, João Henrique Sartório, Rodrigo, Romulo Perini Lucchini e Vinicius Fezer do oitavo módulo de Engenharia Mecânica, como trabalho de conclusão da Disciplina “EMPREENDORISMO”.

Orientador: Prof Carlos Augusto Balla.

SÃO MATEUS-ES

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS        

2.1.        CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO        

2.2.        IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO        

3.        APRESENTAÇÃO        

4.        HISTÓRICO        

5.        A MARCA YAMAHA        

6.        FILOSOFIA CORPORATIVA        

6.1.        SHAKUN        

6.2.        MISSÃO CORPORATIVA        

6.3.        PRINCÍPIOS DE GERENCIAMENTO        

6.4.        VALORES        

7.        MEPAL MOTOS YAMAHA LTDA        

7.1.        OBJETIVOS        

7.2.        PROGRAMA        

7.3.        DESENVOLVIMENTO        

8.        CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES        

9.        REFERÊNCIAS        

APÊNDICE A        

          APÊNDICE B

  1. INTRODUÇÃO

Empreendedorismo consiste na iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresa já existentes. É um termo bastante utilizando no mercado e por diversas vezes se correlaciona a criação de produtos ou serviços inovadores e de alto risco. Empreendedorismo é um dos grandes fatores no qual promovem o desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar as oportunidades do mercado e reunir recursos para transformá-las em um negócio lucrativo é o principal papel de um bom empreendedor.

Em 1942, o austríaco e economista Joseph A. Schumpeter associou o desenvolvimento econômico ao empreendedor em seu livro “Capitalismo, socialismo e democracia”. Segundo Schumpeter, o sistema capitalista tem como característica inerente um processo no qual ele denominou de Destruição Criativa, que trata da destruição de um produto que outrora fosse inovador para criar um produto novo.

A destruição criativa descreve o processo de inovação em que o novo destrói o velho, ou seja, o novo produto destrói o antigo e remodela antigas empresas e modelos de negócios em empresas que atendem as necessidades do mercado. Segundo Schumpeter (1942), as inovações dos empresários são a força motriz do crescimento econômico sustentado a longo prazo, podendo também ser o causador da destruição de empresas já estabelecidas no mercado, reduzindo assim seu monopólio.

[pic 2]

Figura 1 - Características de um empreendedor. Disponível em: https://goo.gl/p0NFfV.

  1. CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS

O conceito de um empreendedor de sucesso é dito, como sendo qualquer pessoa e de qualquer idade, o empreendedor não basta ter somente uma ideia genial, é preciso entender o ramo que se pretende adentrar, a base e o sucesso de um empreendimento está intimamente ligada com a capacidade do empreendedor de administrar tanto seu negócio quanto seu próprio dinheiro, não se pode confundir dinheiro da empresa com seu dinheiro pessoal, essa é uma das principais virtudes de um bom empreendedor. A organização do negócio é de suma importância, pois uma empresa bem organizada tem maior probabilidade de avançar e superar os desafios propostos pelo mundo dos negócios.

  1. Conceito de Empreendedorismo

Para Drucker (1974) empreendedorismo é: prática; visão de mercado; evolução, e diz ainda:

“O trabalho específico do empreendedorismo numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje serem capazes de fazer o futuro, transformando-se em um negócio diferente” [...] “Empreendedorismo não é nem ciência, nem arte. É uma prática.”

  1. Importância do Empreendedorismo

O empreendedorismo tem um papel muito importante na sociedade, pois a partir dele surgem novas ideias, novas oportunidades, novos produtos, novas tecnologias e acima de tudo desenvolvimento humano e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com