TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIDOR DHCP

Seminário: SERVIDOR DHCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Seminário  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Apresentam-se aqui os principais conceitos do DHCP, sem entrar em detalhes sobre nenhuma implementação especifica.

O domínio dos conceitos básicos de um serviço de rede e' um forte aliado na sua administração.

Este trabalho presta-se como uma introdução ao serviço provido pelo protocolo DHCP.

O DNS (Domain Name Server) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído

Pertence à camada de aplicação do modelo OSI

e suas falhas, assim como os recursos do servidor utilizado, pode-se utiliza-lo como um aliado na administração de uma rede.

Um servidor web é um software que permite aos usuários, o acesso às páginas da web, ou seja, aos arquivos no formato HTML a partir de um navegador (também chamado de browser), instalado em um computador remoto.

SERVIDOR DHCP

Conceitos DHCP

Criado para substituir o BOOTP na tarefa de automatizar o fornecimento de endereços IP em uma rede, o DHCP é um serviço que permite facilidades para redes que utilizam a computação móvel (wireless network, computadores portáteis) ou que possuem uma faixa de endereços IP limitada.

Dois fatores contribuíram para que esse novo protocolo de configuração fosse criado. O BOOTP resolveu parte do problema de sub-utilização do quadro quando do envio de um endereço IP. Com o DHCP, em uma única mensagem são enviadas para o equipamento todas as informações de inicialização necessárias. Outro fator importantíssimo e que pode ser considerado como o principal é a locação rápida e dinâmica de um endereço IP para um equipamento conectado à rede.

Atribuições de endereços

O DHCP pode atribuir endereço para um equipamento de rede de três formas: Configuração manual, automática e dinâmica.

• Configuração Manual: Neste caso, é possível atrelar um endereço IP a uma determinada máquina na rede. Para isso, é necessária a associação de um endereço existente no banco do servidor DHCP ao endereço MAC do adaptador de rede da máquina. Configurado desta forma, o DHCP irá trabalhar de maneira semelhante ao BOOTP. Esse endereço "amarrado" ao equipamento não poderá ser utilizado por outro, a não ser que eles utilizem a mesma placa de rede.

• Configuração Automática: Nesta forma, o servidor DHCP é configurado para atribuir um endereço IP a um equipamento por tempo indeterminado. Quando este conecta-se pela primeira vez na rede, lhe é atribuído um endereço permanente. A diferença existente entre esta e a primeira configuração é que nesta não é necessária uma especificação do equipamento que utilizará determinado endereço. Ele é atribuído de forma automática.

• Configuração Dinâmica: Neste tipo de configuração, é que reside a característica principal do DHCP, que o diferencia do BOOTP. Desta forma o endereço IP é locado temporariamente a um equipamento e periodicamente, é necessária a atualização dessa locação. Com essa configuração, é possível ser utilizado por diferentes equipamentos, em momentos diferentes, o mesmo endereço IP. Basta, para isso, que o primeiro a locar o endereço, deixe de utilizá-lo. Quando o outro equipamento solicitar ao servidor DHCP um endereço IP poderá ser fornecido ao mesmo o endereço deixado pelo primeiro.

O servidor DHCP

O servidor DHCP deve ser configurado pelo administrador da rede para disponibilizar aos seus clientes, endereços IP em uma das três formas de fornecimento descritas acima. Para tanto, ele alimenta um banco com os endereços da sua sub-rede que serão fornecidos de forma automática. É importante deixar claro que, em uma rede, o administrador deverá deixar fixo em algumas máquinas os seus endereços IP.

Figura representando a estrutura interligada ao Servidor DHCP

Nas configurações, será estabelecido o prazo de locação de um endereço. Esse prazo pode variar de horas a dias ou simplesmente ser ilimitado. Essa decisão irá depender da rede em que o DHCP está servindo e das necessidades de um determinado equipamento.

O cliente DHCP

Um cliente DHCP é um equipamento que está configurado para solicitar a um servidor DHCP um endereço IP.

Figura representando a solicitação do cliente e a resposta do servidor

Como já foi dito anteriormente, alguns equipamentos na rede devem possuir endereços IP fixos, já configurados na própria máquina, em função dos serviços que eles disponibilizam na rede. Essas máquinas não são consideradas como clientes DHCP.

Um cliente DHCP pode passar por seis estados de aquisição: Inicializa, seleciona, solicita, limite, renova e vincula novamente.

O que define em que estado se encontra o cliente é a mensagem que ele envia para um dos servidores DHCP da sua rede.

Inicializa: Quando um cliente inicializa pela primeira vez, ele difunde uma mensagem para todos os servidores DHCP da rede local a fim de adquirir as configurações de inicialização na rede. Para tanto ele manda uma mensagem DHCPDISCOVER.

O DHCPDISCOVER é enviado em um datagrama UDP da mesma forma que no BOOTP. Após o envio dessa mensagem, o cliente passa para o estado SELECIONA.

Seleciona: Neste estado, o cliente permanece aguardando a resposta dos servidores DHCP que receberam o DHCPDISCOVER. Aqueles servidores que estiverem configurados para responder, enviam ao cliente uma mensagem DHCPOFFER. Nesta mensagem, estão embutidas as informações necessárias para a configuração do cliente juntamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com