TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIDORES VIRTUAIS

Exames: SERVIDORES VIRTUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

1 - INTRODUÇÃO

A Quasystems é uma empresa de tecnologia da informação, baseada no estado do Rio de Janeiro. A empresa possuiu clientes de pequeno e médio porte que necessitam de suporte para soluções referentes à tecnologia da informação. Diante da alta concorrência e da dinâmica do mercado de TI, a Quasystems precisa reformular o centro de processamento de dados (CPD), para melhor adequar a infraestrutura da empresa com o intuito de proporcionar soluções de TI mais avançadas em um menor espaço de tempo para os clientes.

O parque de servidores físicos da Quasystems precisa ser renovado porque a maioria dos equipamentos completará mais 03 anos de uso ao final de 2014 enquanto que outros equipamentos estão trabalhando por mais de 05 anos, gerando um alto custo com renovação de garantias e manutenções corretivas.

Pesquisando dentre as tecnologias de mercado, optou-se por adquirir uma solução de virtualização onde os servidores fisicos do centro de processamento de dados da Quasystems serão migrados para servidores virtuais e o hardware será descontinuado após o processo de migração.

Ao final do processo de migração dos servidores fisicos para servidores virtuais, espera-se que haja uma grande redução do consumo de energia elétrica na empresa, além da liberação de espaço físico (metro quadrado) no centro de processamento de dados em virtude do descarte dos equipamentos obsoletos.

Baseado na identificação dos problemas que a Quasystem vem enfrentando, foi proposto o Projeto de Virtualização de Servidores Quasystems que atenderá pelo subtítulo de Servidores Virtuais.

1.1 - Objetivo do Projeto:

Realizar a migração de 45 servidores fisicos do centro de processamento de dados da empresa Quasystems para servidores virtuais utilizando a solução de virtualização Vmware no prazo de 180 dias contados à partir da data de assinatura do Termo de Abertura do Projeto, com uma verba limitada a quantia de R$650.000,00.

Ao final da migração dos servidores físicos para virtuais, estima-se uma redução em até 60% do consumo de energia elétrica do centro de processamento de dados da empresa Quasystems, além da liberação de até 40% da área (metro quadrado) do centro de processamento de dados para uso comum da empresa.

1.2 - Relevância do Projeto:

A área de tecnologia da informação da empresa Quasystems detectou que 60% dos servidores físicos estão com mais de 03 (três) anos de uso e perderão a garantia ao final de 2014. Também foi identificado um alto custo na extensão da garantia dos outros 40% de servidores, o que tornaria o custo de manutenção alto para estes equipamentos e fora do planejamento financeiro da empresa e ainda podendo inviabilizar o investimento em futuros projetos.

Com a virtualização dos servidores da empresa, a área física utilizada pelo centro de processamento de dados poderia ser reduzida e ainda criaria a possibilidade de expansão da área de TI ou de outros departamentos da empresa. Tendo em vista que o metro quadrado no Rio de Janeiro está altamente valorizado (informações do mercado imobiliário), o projeto de virtualização proporciona mais um atrativo às partes interessadas.

Outro ponto determinante para a virtualização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com