TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SESSÃO INFORMATIVA DE ESCLARECIMENTO DO CURDO DE POS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 7

SESSÃO INFORMATIVA DE ESCLARECIMENTO DO CURDO DE POS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.

            No dia vinte de agosto de dois mil e quinze as 19h30m, foi ministrado na UNIP ( Universidade Paulista ), pelo coordenador e Prof. Eng. Leonídio Ribeiro Filho, uma sessão informativa sobre o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia e Segurança do Trabalho, onde estive presente.

           Durante a sessão foi abordado diversos tópicos relacionados a Engenharia de Segurança do Trabalho, demostrando a valorização profissional deste engenheiro, tendo a reflexão que o capitalismo consciente é aquele que consegue qualidade do produto ou do serviço, quando temos qualidade no posto de trabalho, podemos afirmar que isso é resultado e fruto do empenho do Engenheiro de Segurança.

          Mostrando que o conceito moderno da Engenharia de segurança do Trabalho, é a ciência e a arte de analisar, avaliar e projetar sistemas simples e  complexos, com o objetivo de transformar processos em ambientes excelentes, sempre respeitando os recursos humanos e naturais.

          Mostrou a grande oportunidade de emprego para o engenheiro de segurança  do trabalho, que esse é um campo profissional em ascensão, e que apesar de muitas empresas enxergarem a segurança do trabalho como um custo, temos o papel de mostrar que a segurança do trabalhador não é esse custo e sim o contrario, ela é fundamental para diminuir o custo com processos trabalhistas futuros, que não podemos apenas fornecer protetores e equipamentos de segurança, que precisamos tratar a segurança como um todo no dia a dia do trabalhador, cuidando da saúde e da sua integridade física, resultando em melhores produtos e serviços de mais qualidade, com um trabalhador consciente e comprometido com o seu trabalho, assim sendo, o não acidente leva o trabalhador a não perder tempo, a não se ausentar do trabalho e consequentemente apresentar um produto ou serviço de custo menor.

          O Engenheiro de Segurança do Trabalho, deverá ter uma visão sistêmica do trabalho e não apenas mais uma visão mecanicista.

          Na sequencia falou-se um pouco da história do curso de engenharia mostrando a importância da SSMA ( Saúde Segurança e Meio Ambiente ), onde:

“... SSMA de ontem implementou as pilares, hoje a construímos, amanhã e sempre deverá prevalecer a busca incessante da melhoria contínua dos ambientes e condições de trabalho ...”.

          Por fim, deixou claro a mudança de pensamento e atitudes, que nós, quando engenheiro de segurança teremos ao final do curso em relação ao início, com a capacidade de participar e atuar no campo da Engenharia de segurança do trabalho, promovendo a prevenção e integridade física e saúde dos trabalhadores e do meio ambiente, contribuindo ainda no aumento do desempenho adequado das relações capital/trabalho/comunidade, fundamentado na amplitude das disciplinas do curso, gerindo o conceito de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente.

AULAS INAUGURAIS

          Na semana de quartoze de setembro de dois mil e quinze, foi ministrado as aulas inaugurais, introduzindo o Engenheiro de Segurança ao seu meio.

          Esta foi uma semana de muita informação, onde iniciamos o contato direto, de como ser, o que fazer, e quem procurar, quando efetivamente formos Engenheiro de Segurança do Trabalho.

          A semana iniciou-se com a apresentação e oratória   do Prof. Dr. Grimaldi, onde o mesmo de inicio exemplificando o comportamento do Médico do Trabalho e do Engenheiro de Segurança do Trabalho, em relação a cumplicidade entre as duas profissões, e em relação as máquinas e operadores citando a frase a seguir.

      “ O ENGENHEIRO DE SEGURANÇA É O MÉDICO DA MÁQUINA,  E

       O  MÉDICO DO TRABALHO É O ENGENHEIRO DO TRABALHADOR. “

          Diante deste cenário o Prof. Dr. Grimaldi, citou que o Médico do trabalho constata apenas o bom trabalho executado pelo Engenheiro de Segurança, que ele analisa e constata através dos exames necessários a saúde do trabalhador, sobre as condições que o Engenheiro de Segurança forneceu para o trabalhador, e que a saúde e segurança do trabalhador é tão ou mais importante que a burocracia a qual o engenheiro está envolvido.

          Focando ainda que o objetivo do curso é capacitar o profissional para promover e preservar a integridade física e saúde do trabalhador, aumentando o desempenho geral das relações capital/trabalhador/comunidade, e que nós trabalhamos para o trabalhador no ponto e principio da sua segurança.

          Sabendo sempre qual a ocupação do trabalhador as suas atividades, para que possamos saber o que está envolvido no trabalho, evitando e prevenindo doença e acidentes no seu dia a dia.

[pic 1]

       Palestra do Prof. Dr. Grimaldi

          O segundo dia iniciou-se com a oratória do Prof. Cesar Ken Mori, também Engenheiro de Segurança do Trabalho, onde veio introduzir o papel do engenheiro, e nos mostrar que o pensamento tem que ter o foco no trabalhador, como um ser humano, preservando assim e sempre a sua integridade física e sua saúde, mostrando que um objetivo é sempre alcançado se nele estiver incorporado a força do pensamento, que na segurança é fundamental focar no objetivo pré-estabelecido, que o Engenheiro de Segurança do trabalho, sempre deve estar integrado com o problema, deve participar ativamente na solução, estar in loco, perceber o problema evidenciar as causas, conversar com os envolvidos, e não apenas ficar coletando dados para graficamente mostrar como anda a segurança e saúde do trabalhador.

          O trabalho é importante para conferir ao homem poder e dignidade, pois um homem acidentado pode até se sentir marginalizado e discriminado pela sociedade.

        Foi inserido ainda para conhecimento, a pirâmide hierárquica das necessidades, conforme A. MASLOW, seguindo o teorema da evolução:

INCOMPETÊNCIA   INCOSCIENTE

INCOMPETÊNCIA    CONSCIENTE

COMPETÊNCIA        CONSCIENTE

COMPETÊNCIA      INCOSCIENTE

     Partindo assim do principio que iniciamos a evolução, sem conhecimento e involuntariamente, passamos para o passo seguinte onde sabemos da falta de conhecimento e estamos consciente disso, a seguir já possuímos o conhecimento mas ainda agimos involuntariamente, até a evolução plena onde possuímos o conhecimento e as ações acontecem naturalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (756.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com