TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

        

GERTE ALVES DOURADO SOUZA

Irecê-Bahia

2019

GERTE ALVES DOURADO SOUZA

FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA

Trabalho apresentado ao curso de Pós-graduação ”Lato Sensu” em Psicopedagogia Institucional e Clínicada Faculdade FACESP – como requisito para obtenção de nota da disciplina Fundamentos da Psicopedagogia sob orientação da Profº. Especialista Eliabe Batista.

Irecê-Bahia

2019

 A psicopedagogia chegou ao Brasil, na década de 70, foi inicialmente uma ação subsidiada da Medicina e da Psicologia, baseada nos modelos médicos de atuação, formando posteriormente como um conhecimento independente e complementar. Com esta visão de uma formação independente, porém complementar, destas duas áreas, o Brasil recebeu contribuições, para o desenvolvimento desta área, de profissionais argentinos tais como: Sara Paín, Jacob Feldmann, Ana Maria Muniz, Jorge Visca, dentre outros. Para chegar ao seu conceito um longo caminho foi percorrido por diversos autores que identificaram a sua complexidade.  Assim, buscaram identificar seus objetos de estudo pelo qual se tornou possível conceituá-la.

   Segundo LIMA  (2003), mais do que aprender a conhecer, a psicopedagogia nos ensina aprender ser. Ela estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto. E mais, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, e colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos.

 Portanto, sendo uma área do conhecimento, estuda a aprendizagem humana, o ensinar e o aprender, em sua totalidade considerando todos os aspectos que envolvem o sujeito aprendiz e seu contexto histórico social. Considerando a condição de inter e transdiciplinariedade reúne os aspectos físicos observáveis e os psíquicos a consciência.  

   Tendo como ponto de partida a premissa, onde todo ser humano aprende sempre, e que aprendizagem é um processo infinito, correndo a todo tempo da existência e em todo lugar. Nesse sentido, a aquisição não pode ser limitada aos espaços escolares da educação formal, então pouco da escolarização. Também é bom entender que o termo psicopedagogia clinica não se refere apenas a uma modalidade especifica de atuação, o psicopedagogo deve ter uma formação por inteira.

   “Na escola se faz clínica, na comunidade se faz clínica... No sentido de perceber o sujeito como ele é. Diagnosticar este sujeito, trabalhar com este sujeito mesmo que seja um grupo ou uma comunidade, aceitando este sujeito como ele é.” (Visca, 1991, p.17).   Conforme visto logo à cima, ela possui dois campos de atuação: o institucional e o clínico.

   No campo Institucional, o psicopedagogo vai atuar de forma preventiva, isto é, antes que os sintomas das dificuldades no processo de ensino-aprendizagem sejam considerados agravantes, realizando investigações e o diagnostico, redimensionando por meio de estratégias que possibilitem a aquisição do conhecimento. Este campo, geralmente se divide em três formas de atuação: a escola, a empresarial e a hospitalar. Na escola- como o nome já diz, tem o seu enfoque voltado á escola, que busca ferramentas teórico - pratica conforme o surgimento das necessidades humanas, bem como as transformações dos aprendentes, no intuito de garantir o sucesso escolar, e também diminuir ou sanar as dificuldades de aprendizagem dos mesmos por meio de uma intervenção criteriosa. Na empresa- consiste em aprimorar o desempenho dos funcionários, elucidar dificuldades de adaptação profissional a novos cargos e/ou situações, etc. No Hospital- orienta crianças e adolescentes que estejam internados por um período considerado longo, com o propósito de reduzir o déficit na aprendizagem causado pelo afastamento involuntário da escola. Este profissional vai, inclusive, auxiliar o paciente e a família deste a encarar a internação da forma menos traumática possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (136.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com