TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINALIZAÇÃO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL COMO FORMA DE REDUÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Guarulhos

2018

                     ALEXSANDRO DE SOUZA TEIXEIRA [pic 6]

SINALIZAÇÃO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL COMO FORMA DE REDUÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição Faculdade Anhanguera De Guarulhos.

Orientador: Prof.ª Elizabeth Braga


Guarulhos

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        2

1.1. PROBLEMA        3

2. OBJETIVOS        3

2.1. OBJETIVO GERAL        3

2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO        3

3. JUSTIFICATIVA        4

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

5. METODOLOGIA        7

6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

REFERÊNCIAS        10

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo fornecer um estudo descritivo e prático-teórico acerca da Sinalização de obras. Justifica-se pela grande importância que tem o tema em diversos ramos e sub áreas da engenharia de transportes em âmbito prático e teórico, além do acadêmico.

Far-se-á um esforço para promover uma conceituação sólida, após o que se dará uma descrição de aspectos indispensáveis da Sinalização de obras: o que é e como se caracterizam as sinalizações de obras, seu histórico ao decorrer dos anos, principais correntes teóricas que pensam acerca delas, desafios enfrentados para seu estudo, etc.

Relaciona-se a sinalização de obras, pontuando como estes últimos trouxeram mudanças para o mundo da Engenharia de transportes, especialmente, por se tratar desse tema tão importante.

Como revisão teórico-bibliográfica, o foco será na Sinalização de obras. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base em artigos científicos, periódicos, além de livros e outras fontes primárias.

Tem-se notado atenção acadêmica progressivamente maior ao assunto ora em discussão, qual seja a sinalização de obras, que consiste em uma ramificação da engenharia de transportes que tem suscitado um vasto número de produções técnicas, científicas e acadêmicas, publicações em artigos científicos e periódicos especializados.

  1. PROBLEMA

Considerando o papel relevante da sinalização de obras, constituindo também uma preocupação legal e jurisdicional no ordenamento jurídico brasileiro, tem-se que padronizar as obras visa impedir riscos à vida dos cidadãos, tanto os que trabalham na obra em questão, quanto à sociedade como um todo. Dessa maneira, o presente trabalho objetivo responder: qual a importância da sinalização de obras no contexto do trânsito brasileiro?

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Gerar pressupostos a novas pesquisas sobre a sinalização de obras, agregando mais informações aos trabalhos já existentes, isto é, os com conteúdo que abordam essas mesmas questões.

2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO

  1. Analisar padrões das sinalizações de obras.
  2. Contextualizar o que são as sinalizações e sua serventia, apresentando seus aspectos importantes na visão da Engenharia de trânsito.
  3. Apresentar as causas que levaram ao desenvolvimento da sinalização de obras, assim como seu uso.
  4. Comparar visões de diferentes teórico sobre o assunto.

3. JUSTIFICATIVA

A sinalização de obras é um assunto de deveras importância para a sociedade em geral, pois é através dessas representações que pode se obter a informação de que há riscos de se ferir ou até mesmo de morte nas vias, sejam viárias, de pedestres, o que for, devido a presença de obras na área. A partir da sinalização, torna-se possível perceber os perigos, além de deixar clara a importância no aviso ao coletivo, pensando o social como um todo.

Esse estudo é relevante devido à importância da sinalização de obras nas leis brasileiras, tendo até mesmo uma norma reguladora especial que rege esse tipo de área, buscando padronizar as obras, a fim de que nenhum indivíduo tenha sua vida colocada em risco devido a alguma regra não cumprida por falta de informação no ambiente das obras. Dessa maneira, a primeira regra para que não aconteça nenhum acidente é que haja sinalização avisando da reforma para aqueles que pelo lugar vão trafegar.

Sendo assim, a reflexão proposta por esse estudo trará contribuições no âmbito social e acadêmico, pois, além de se tratar de um tema de deveras importância para a vida em sociedade, a sinalização de obras é um tema muito tratado academicamente, existindo diversos teóricos das mais diferentes áreas que pensam e escrevem sobre o assunto, dispondo de material suficiente para que se faça uma pesquisa elaborada e útil para a sociedade em geral, esmiuçando o tema de forma prática e teórica, buscando entender o porquê das sinalizações serem como são e sua função cotidiana.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A sinalização de obras é de muita importância para o convívio em sociedade, tendo em vista que é através dela que se pode perceber se há algum desvio recomendado devido a alguma reforma que esteja acontecendo nas proximidades, seja para o pedestre ou para o carro, pedindo que a atenção seja redobrada e que se faça um caminho mais seguro.

O canteiro de obras é o local que deve ser sinalizado a fim de informar aqueles que passam por ele, para que sejam evitados acidentes. De acordo com a Norma Reguladora nº18 (NMR-18, BRASIL, 2013), existem diversos outros motivos pelos quais os canteiros devem ser sinalizados, como se pode observar logo abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (237 Kb)   docx (123.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com