TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Tese: SISTEMA DE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Tese  •  5.113 Palavras (21 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO – FAB

SI

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Iphone Operation System - iOS

Sistema Operacional Móvel da Apple

Fernando William de Souza Furmiga

Francisco Holanda de Medeiros

Darley Pereira Basilio da Costa

Graciane dos Santos Rocha

Jessica Moraes Da Cunha

Orientador: Prof. Stênio Luiz Canizio de Souza Lima

Rio Branco – AC

2014

Resumo

Considerado como sendo a maior apresentação da Apple, Steve Jobs apresentou o iPhone ao mundo em 09 de janeiro de 2007. Nos cinco anos ou mais, desde então, o iPhone, iPad e iPod Touch, literalmente redefiniu todo o mundo da computação móvel. Esse mundo está se movendo tão rápido que o iOS já está entre os sistemas operacionais móveis mais velhos em desenvolvimento ativo hoje. Isso não significa que seja de fraca potência, muito pelo contrário. A Apple fez do iOS uma das plataformas mais ricas em recursos do mercado. O iOS 7, e o sistema que atualmente alimenta dispositivos móveis da Apple. O sistema operacional para smartphones e dispositivos móveis da Apple, oferece um ambiente fácil de compreender para novos usuários. Talvez a coisa mais notável sobre iOS é como ele existe hoje é e o sistema operacional que existia em 2007. Longe de sofrer a fluência característica que geralmente descamba para sistemas operacionais ao longo do tempo, o iOS conseguiu ficar relativamente ágil e mais consistente do que qualquer outro sistema disponível hoje. O iOS 7 lançado em 18 de setembro de 2013 parece evoluir a história ainda mais. O iOS começou sem aplicativos de terceiros, multitarefa, ou mesmo copiar/colar. Nesse artigo vamos ver um pouco da história de todas as versões do sistema operacional móvel da Apple iOS.

Palavra-chave: iOS, Computação móvel, iPhone, iPad, Sistema operacional, Sistema Pioneiro.

Introdução

Durante a apresentação do iPhone original, a Apple informou que o iOS usava o mesmo núcleo Unix do Mac OS X e que é usado muitas das mesmas ferramentas. No entanto, ficou claro, mesmo assim, que, embora possa haver alguns elementos comuns entre OS X e iOS, o iOS tem características diferente o suficiente para justificar a sua própria marca. Quando o iPhone original foi lançado, o sistema operacional foi chamado de "iPhone OS" e manteve esse nome por quatro anos, mudando apenas para iOS com o lançamento do iOS 4, em junho de 2010. Por uma questão de simplicidade. Embora possa ser difícil de imaginar agora, quando o iPhone original foi lançado, estava realmente bem atrás da concorrência quando se trata de uma comparação de recursos por característica. Windows Mobile, Palm OS, Symbian, BlackBerry e até mesmo todos os sistemas foram estabelecidos em 2007, com uma ampla e profunda variedade de recursos. Comparativamente, o iPhone não suportava 3G, não suportava multitarefa, ele não suportava 3rd party apps, você não pode copiar ou colar texto, você não podia anexar arquivos a e-mails, não funcionava MMS, não oferecia suporte ao Exchange push e-mail, ele não tinha uma tela inicial personalizável, ele escondeu o sistema de arquivos dos usuários, que não funcionava a edição de documentos do Office, e foi quase que inteiramente bloqueada para hackers e desenvolvedores.

O iOS introduziu vários conceitos que hoje em dia são comuns, por exemplo, o uso de acelerômetros para saber a posição em que o aparelho se encontra, sistema de controle por voz. Neste trabalho são abordados alguns temas sobre a plataforma, como a história do iOS com suas evoluções, sua arquitetura interna e a comparação com outros sistemas para dispositivos móveis.

As principais características

É um sistema operacional desenvolvido para funcionar com telas sensíveis ao toque, ou melhor dizendo, a multitouch. Se tornou um multitarefa a partir da sua quarta versão, o que melhorou sua performance. Possui também a capacidade de ser um sistema multiusuário, sendo que essa característica só é utilizada após a instalação de um aplicativo não vindo de fábrica. É um sistema proprietário, com um código fechado que impossibilita a instalação do mesmo em equipamentos que não pertencem a empresa desenvolvedora. Possui uma ferramenta de desenvolvimento de software de fácil utilização e grande capacidade para a plataforma MAC (Sistema Operacional para desktop e servidores da Apple). O desenvolvedor interessado em produzir e vender softwares para as plataformas Apple, precisa se registrar na Apple como developer (desenvolvedor) e pagar uma taxa anual de U$ 99,00 além de pagar uma comissão junto à Apple de 30% sobre o valor de cada aplicativo vendido em sua loja (APP Store).

Estrutura do Sistema

A estrutura do IOS é dividida nessas 4 camadas segundo a própria Apple, e conforme a imagem ao lado mostrando uma hierarquia das camadas, Cocoa Touch seria a camada de mais alto nível e Core OS seria a camada de mais baixo nível, ou seja conforme a figura quanto mais abaixo na camada, maior deve ser a dificuldade em desenvolver e de se compreender.

Figura 01

(Fonte: http://diegofilipepedro.blogspot.com.br/2011/04/estrutura-do-sistema-ios.html)

Ao contrário da figura vou começar pela base do sistema.

Core OS (Núcleo do sistema operacional)

A camada mais próxima do Kernel. Inclui acesso direto a funcionalidades de baixo nível, como threads POSIX, sockets BSD e acesso ao sistema de arquivos, entre outros

– OS X Kernel, Sockets, Segurança,

Gerenciamento de Energia, Certificados, Sistema de Arquivos.

Core Services (Serviços oferecidos pelo sistema)

Provê os serviços fundamentais usados por todas as aplicações. Inclui, entre outros, frameworks de localização, persistência de dados, telefonia, acesso à agenda de contatos, acesso ao calendário e visualização de arquivos com formatos suportados pelo sistema. Essa camada inclui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com