TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Ensaios: SISTEMA DE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 5

1. No caso acima, é apresentado um sistema de processamento de pedidos. Como estudamos, um sistema pode fazer parte de outro e também se subdividir em outros sistemas. Sobre esta ótica responda:

a) O sistema de processamento de pedidos pode ser um sistema de um sistema maior. Em um texto de 8 a 12 linhas, Identifique e descreva qual seria este supersistema, fundamentando-o com passagens do caso. (1,25 ponto)

Entendo que o Supersistema seria o Sistema Organizacional, pois ele engloba os subsistemas que podem ser controle de clientes, estoque, contábil e vendas. Esse sistema serve de apoio para a tomada de decisões em nível gerencial, pois ele disponibiliza relatórios ao presidente da companhia, chefes de contabilidade, gerente de vendas, gerente de estoque e outros executivos da empresa.

“O presidente da companhia tem um computador em rede em seu escritório, tal como o chefe da contabilidade, o gerente de vendas, o gerente de estoque e outros executivos. Eles utilizam comandos simples de pesquisa de banco de dados para obter respostas e relatórios relativos a ordens de vendas, clientes e estoque e para analisar a demanda de

de produtos e tendências do atendimento.”

:

b) O sistema de processamento de pedidos pode ser composto por subsistemas. Identifique e explique a partir do caso, em um texto de 8 a 12 linhas, ao menos, três que poderiam ser estes subsistemas. (1,25 ponto)

Controle de Clientes: Cadastro dos clientes.Uma empresa processa mais de 10.000 pedidos de clientes por mês

Controle de Estoque: utilizando um estoque classificado em mais de 1.000 artigos de escritório armazenados no depósito da companhia.

Controles de Pedidos: Os pedidos são recebidos por telefone ou correio e introduzidos no sistema por atendentes do serviço ao consumidor em computadores em rede, ou são introduzidos diretamente pelos clien¬tes que compraram nos websites

2. No sistema apresentado no caso, observam-se vários tipos de informação. Identifique e transcreva do caso um tipo de informação para cada um dos tipos a seguir:

a) Operacional (0,5 pontos): Verificação no estoque da disponibilidade do(s) produto(s) solicitados pelo cliente, atualização do bancos de dados de clientes, Elaboração de NF através da lista de pedidos enviada para o depóstio (“À medida que o pedido é introduzido, um servidor confere a disponibilidade dos itens, aloca o estoque e atualiza os bancos de dados de clientes e itens armazenados nos discos magnéticos do computador.”).

b) Gerencial (0,5 pontos): Os gerentes de venda, estoque e contábil recebem informações através de relatórios para suas tomadas de (“Eles utilizam comandos simples de pesquisa de banco de dados para obter respostas e relatórios relativos a ordens de vendas, clientes e estoque e para analisar a demanda de produtos e tendências do atendimento’).

c) Interna (0,5 pontos): Envio da lista de pedidos para o depósito para geração da NF para o cliente (‘Em seguida, ele envia a lista de pedidos para a impressora do depósito onde ela é utilizada pelo pessoal para emitir a nota de envio ao cliente.”)

d) Externa (0,5 pontos): O recebimento de pedidos de clientes por telefone ou através da internet no site da empresa, ajuda a dimensionar quais as necessidades e características dos produtos que os clientes desejam. (“clientes que compraram nos websites de e-commerce desenvolvidos para a empresa”).

3. Identifique e descreva, em um texto de 8 a 12 linhas, ao menos, três dos diferentes tipos de sistemas de informação que se pode destacar no caso, segundo os níveis organizacionais a que atendem. Justifique sua resposta com base nas características de cada tipo de sistema de informação.

a) aqueles que apoiam as operações da empresa: (1,0 pontos): SPT: Cadastro dos pedidos pelos assistentes que são recebidos dos clientes atráves do telefone e Websites, verificação da disponibilidade do produto e alocação do mesmo para o cliente, além da atualização do banco de dados de estoque e cliente. SCO: Computadores ligados em redes e atraledos a um servidor, armazenamento em disco rígido de bancos de dados dos clientes, impressoras para envio de lista de pedidos para elaboração de nota fiscal

b) aqueles que apoiam a tomada de decisão gerencial:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com