TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA E TRATAMENTO DE EFLUENTES

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.359 Palavras (14 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 14

O REUSO DE ÁGUA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE.

Renata de Paiva Medeiros

Curso de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

Matrícula: 2018.02.22446-7

Universidade Estácio de Sá

RESUMO

O presente trabalho tem o objetivo de examinar como o reuso de água irá beneficiar a preservação do meio ambiente e melhoria nos processos produtivos da indústria. Os impactos negativos ao meio ambiente, poluindo rios, ar e solo, são ocasionados pelo crescimento desordenado do consumo e do aumento da população, prejudicando assim a qualidade de vida no mundo, que precisa cada vez mais de retirar recursos naturais para atender a demanda. Esta situação como um todo acarretou na sociedade e nas autoridades governamentais um sentimento de preocupação em relação às conseqüências ambientais do consumo inadequado, o que resultou em uma pressão para que as empresas se utilizem de medidas para otimização do consumo dos recursos hídricos. Para suavizar os impactos ambientais e preservar assim a água potável, que é essencial para a sobrevivência humana, o reuso da água aparece como alternativa ideal, podendo muitas vezes gerar economia para as empresas.

SUMÁRIO

1. IMPORTÂNCIA DO REUSO DA ÁGUA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O SETOR INDUSTRIAL ................................................................................................................. 04

2. UALIDADE DA ÁGUA PARA O REUSO .............................................................. 05

3. ICADORES DE CONSUMO NA INDÚSTRIA ...................................................... 07

4. OS DE REUSO DA ÁGUA E O SETOR INDUSTRIAL ....................................... 08

5. NEFÍCIOS COMPETITIVOS PARA O SETOR INDUSTRIAL POR MEIO DE REUSO GUA ................................................................................................................................. 10

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................... 11

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................... 12

INTRODUÇÃO

A escassez dos recursos naturais e a preocupação com o meio ambiente, vêm cresce a cada dia, atingindo assim níveis cada vez mais abrangentes da sociedade mundial.

Componente dos seres vivos ou meio de vida de várias espécies vegetais e animais, a água é um recurso natural e essencial para a sobrevivência dos seres vivos, elemento de suma importância sociocultural e fator de produção de bens de consumo e produtos agrícolas.

A preservação dos recursos naturais é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Na busca por boas práticas na gestão ambiental e de vantagens competitivas, o mercado, cada dia mais competitivo, tem adotado políticas diferenciadas com relação ao meio ambiente.

A indústria tende a empregar grandes volumes de água em seu processo produtivo que depois de utilizada é jogada nos esgotos ou diretamente nos rios, causando o aumento da poluição das cidades. Levando em consideração que os consumidores estão cada vez mais aptos a comprarem de empresas socialmente responsáveis. A reutilização da água é uma opção para as empresas do ramo de aumenta a competitividade do setor evitando o desperdício, economiza no valor a ser pago pelo produto no mês e contribui para a diminuição da poluição dos mananciais. O reaproveitamento ou reuso da água nada mais é do que o processo pelo qual a água tratada ou não é reutilizada para o mesmo ou outro fim.

As empresas que reutilizam a água e praticam a gestão ambiental proporciona um marketing positivo diante da sociedade, melhoram sua imagem diante dos clientes, tornando as organizações mais competitivas atuam em questões ambientais e adquirem benefícios econômicos além de evitar o pagamento de possíveis indenizações.

Tendo em vista que a água é um recurso natural cada vez mais escasso, torna-se necessário o estudo do reuso na indústria por ser um ramo de atividade que a utiliza em grandes volumes, onde na maioria das vezes é descartada em qualidade de ser reutilizada. Assim as empresas do setor industrial devem escolher dentre as diferentes formas de reuso da água, aquela que melhor se adapte as suas atividades.

A finalidade é ilustrar como o meio ambiente e especialmente as indústrias podem se beneficiar por meio do reuso da água.

  1. A IMPORTÂNCIA DO REUSO DA ÁGUA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O SETOR INDUSTRIAL.

Pelas análises dos últimos relatórios da ONU, o uso da água tem crescido a uma taxa duas vezes maior que o crescimento da população ao longo do último século. A tendência é que o gasto seja elevado em até 50% em 2025 nos países em desenvolvimento; e em 18% nos países desenvolvidos.

As reservas de água do planeta são constituídas de 97,5% de águas salgadas e 2,5% de água doce. De toda água do planeta, 1,72% são água doce congelada nas calotas polares e geleiras e 0,75% estão em forma de água doce subterrânea, restando apenas 0,02% de água contida em plantas e animais e só 0,01% de toda água do planeta está disponível em rios, lagos e represas. Assim sendo as fontes de água apropriadas para consumo humano são restritas e em muitas regiões do mundo estão escassas.

Existem numerosas reservas de água, porém mal distribuídas. A maior parte da reserva de água existente no planeta encontra-se no Brasil. De acordo com pesquisas de 2016 da Organização as Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo, com 12% do total disponível no planeta. Esse percentual representa o dobro de todos os rios da Austrália e da Oceania, sendo superior em 42% do que o da Europa e 25% maior do que os do continente africano. Pesquisas feitas pela UFPA (Universidade Federal do Pará) em 2013 apontam que o Sistema Aqüífero Grande Amazonas possúi reserva hídrica estipuladas em cerca de 163mil km³, sendo a maior disponibilidade hídrica mundial que se tem conhecimento no planeta. A distribuição desta reserva esta localizada na região norte, 6% na região sudeste e 3% na região nordeste.

O reuso da água é a aplicação de águas anteriormente utilizadas uma ou mais vezes em alguma atividade. Através do reuso, as indústrias podem conseguir água para a produção de vapor, lavagem de chaminés e processos industriais específicos como: construção civil, indústria têxtil, curtumes, produção de papel e papelão, de material plástico e de produtos químicos, petroquímicos, e várias outras atividades.

Ações como essas refletem diretamente na imagem das empresas, demonstrando a conscientização do setor com relação à preservação ambiental e responsabilidade social, aumentando a competitividade empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com