TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Sistema de Tratamento de Efluentes

Por:   •  29/2/2020  •  Resenha  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO

Resenha Crítica de Caso

Trabalho da disciplina SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

                                                            Tutor:

OASYS WATER: EQUILIBRANDO PARCERIAS ESTRATÉGICAS E DECISÕES FINANCEIRAS

Referências: NANDA, Ramana; SAHLMAN, William; MISRA; Sid. Oasys Watter: equilibrando parcerias estratégicas e decisões de financiamento. Harvard Business School. 2014.

        A Oasys Water, fundada em 2008 por Rob McGinnis, foi pautada desde sua origem na utilização de tecnologias limpas. A principal inovação foi a utilização de tecnologia de membranas para filtragem de água altamente contaminada e outros líquidos.

        A tecnologia de membranas da Oasys, diferentemente de outras encontradas no mercado, baseava-se na osmose direta, que usava o princípio de gradientes de potencial químico para separar a água dos sólidos dissolvidos.

        O sistema da empresa, mais eficiente que outros presentes no mercado, objetivava a priori, dessalinizar água do mar a fim de torna-la potável. Todavia, apesar de eficaz, outras tecnologias já presentes no mercado como a osmose reversa, bem como, a fragmentação da indústria de serviços públicos de água, acabaram por inviabilizar a entrada efetiva da Oasys nesse nicho do mercado de água.

        Apesar de a água cobrir aproximadamente três quartos da superfície terrestre, a sua utilização cresce vertiginosamente em todo o planeta, devido principalmente ao crescimento populacional desenfreado. A Organização das Nações Unidas (ONU) previu que em 2025 aproximadamente 1,8 bilhões de pessoas viveriam em total escassez de água.

        Dessa forma, o mercado de água era promissor, todavia, extremamente competitivo e fragmentado, dificultando a entrada de empresas inovadoras como a Oasys. Além disso, a criação da empresa ocorreu concomitantemente à pior crise financeira vivenciada nas últimas décadas, dificultando a atração de investidores em capital de risco.

        Devido à dificuldade de entrada no mercado com a proposta de dessalinização de água, a Oasys iniciou experimentos em outros ramos, como na indústria de O&G (óleo e gás). Mesmo assim, as metas da empresa não estavam sendo atingidas, levando-os a buscar novas experiências de gestão, inclusive, com a contratação de um novo CEO que pudesse ajudar a focar a empresa comercialmente para realização de suas primeiras vendas.

        A Oasys começou então a avaliar opções de mercado. O mercado municipal, que contemplava um segmento amplo da indústria de água, representando mais de US$ 150 bilhões em despesas de capital anual, era amplamente direcionado a recursos de água, redes de distribuição e manutenção do sistema. A tecnologia da empresa, por sua vez, não era suficientemente eficiente para remoção de sólidos suspensos e resíduos biológicos, a ponto de competir nesse mercado.

        Ainda sobre o mercado municipal, esse era difícil às empresas inovadoras como a Oasys, principalmente por conta do seu conservadorismo quanto à adoção de novas tecnologias.

        O mercado de O&G, por sua vez, parecia promissor. O setor industrial tem adoção mais rápida, os ciclos de venda são mais curtos, os compradores estão mais abertos a novas tecnologias, e os projetos são geralmente menores não havendo necessidade de contratação de consultores de engenharia.

        Nesse mercado, um sistema piloto da Oasys já havia sido capaz de tratar com sucesso 20 (vinte) caminhões cheios de água produzida de operações de fraturamento hidráulico de gás natural no xisto de Marcellus, pois, a tecnologia de osmose direta da empresa era bastante adequada a água com elevados níveis de contaminação.

        As operações de fraturamento, em geral, se localizavam em bacias hidrográficas com alto nível de estresse, nas quais percentagem superior a 40% (quarenta por cento) da água disponível já havia sido retirada para as mais diversas aplicações. No estado do Colorado, por exemplo, 92% (noventa e dois por cento) dos poços estavam localizados em bacias onde mais de 80% (oitenta por cento) da água já havia sido removida.

Nesse sentido, a Oasys percebeu no mercado de O&G uma grande oportunidade, uma vez que com o estresse das bacias, as políticas ambientais locais tenderiam a exigir que fossem utilizadas águas recicladas ou provenientes de dessalinização para os fins industriais.

Todavia, apesar de promissor, o mercado de O&G também possui seus desafios. Para ser viabilizado, o custo do tratamento deveria ser no mínimo competitivo em relação ao custo do descarte da água contaminada. No entanto, o que se observou é que na maioria das vezes o custo do tratamento é proibitivo quando comparado ao do descarte, de forma que sua adoção ficaria restrita às poucas localidades em que a estrutura política e as políticas públicas exigissem o tratamento como forma de proteção ao meio ambiente e aos recursos hídricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com