TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA ESPECIALISTA DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO NA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Monografias: SISTEMA ESPECIALISTA DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO NA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  3.491 Palavras (14 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 14

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA ESPECIALISTA DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO NA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Manaus – Amazonas

2013

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA ESPECIALISTA DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO NA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

EPITACIO VIEIRA DE LIMA NETO – RA B89BJE-5

EWERTON JORGE DE OLIVEIRA SOUZA – RA B87EAD-0

MILTON SAMUEL CORDEIRO DE JESUS – RA B91HFE-5

MOACIR DE SOUZA NOGUEIRA – RA B36909-4

Manaus – Amazonas

2013

Resumo

A técnica da Inteligência (computacional) Artificial tem estado em constante crescimento nos últimos anos, como por exemplo, em sites de comercio eletrônico pode-se observar técnica de Inteligência Artificial sendo utilizada para recomendar produtos a seus usuários, de acordo com o tipo de produtos adquiridos. Em meio às diversas colocações de técnica de Inteligência Artificial. Este trabalho tem como objetivo descrever um sistema especialista de apoio à tomada de decisão na orientação vocacional. O sistema especialista é um mecanismo computacional que incorpora e permite processar conhecimento humano em uma determinada área, provendo apoio a processos de tomada de decisão.

Palavras-Chaves: Inteligência Artificial (computacional), sistema especialista, orientação vocacional.

Abstract

The techniques of Artificial Intelligence (computational) has been steadily growing in recent years. In e-commerce, e.g. websites, one can observe Artificial Intelligence techniques are used to recommend products to their customers, according to types of products recently purchased. Among the various applications of the techniques of Artificial Intelligence. This paper aims to describe a prototype of an expert system in supporting the vocational guidance process. An expert system is a computational mechanism that incorporates and can process human knowledge in a particular area, providing support to decision-making processes.

Words keys: Intelligence (computational), expert system, vocational guidance

Sumário

Resumo 3

Abstract 4

Introdução 6

Objetivo 7

1.1 A Inteligência Artificial 8

1.1.1 O Conhecimento Humano e Artificial 8

1.1.2 Representação do Conhecimento 10

1.2 Os Sistemas Especialistas 12

1.3 A história da Internet ontem e hoje 13

1.3.1 Surgimento 13

1.3.2 Evolução 14

Introdução

A escolha da área de atuação profissional é uma etapa muito importante na vida dos que estão ingressando no ensino superior, pois passam por período de insegurança em suas escolhas profissionais e várias mudanças emocionais, que podem conduzir a decisões prematuras e inadequadas na vida futura. É grande a parcela de universitários que passam por aflições na escolha da sua profissão. O processo de orientação vocacional é uma alternativa que tem o objetivo de auxiliar na escolha e decisão de uma profissão. Este processo envolve um acompanhamento psicológico, nem sempre disponível aos estudantes universitários por falta de recursos. O desenvolvimento de ferramentas computacionais que apoiem o processo de orientação vocacional mostra-se bastante oportuno. A orientação vocacional é um processo que requer conhecimento de técnicos altamente especializados e experientes. Por outro lado, um sistema especialista é uma ferramenta computacional que permite processar conhecimento em uma determinada área, apoiando o universitário numa tomada de decisão.

Objetivo

O trabalho tem como principal objetivo apresentar um sistema especialista capaz de sugerir alternativas na área de conhecimento humano compatíveis com as características avaliados e na identificação da área do conhecimento nas quais todas os serem mostram-se aptos.

1.1 A Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é a inteligência criada pelo homem para ser implantada em máquinas, para que estas possam imitar a inteligência humana.

A Inteligência Artificial vai além da perspectiva de compreensão do pensamento humano, pois também procura construir entidades artificiais inteligentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com