TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Especialista

Monografias: Sistema Especialista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

1 Conceituação de Sistema

Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos quaisquer ligados entre si por cadeias de relações de modo a construir um todo organizado (MACIEL, 1973). Existem muitas outras definições de sistema que fogem ao nosso escopo, porém é necessário que fique claro a adequação da palavra sistema a programas de computadores com razoável nível de complexidade.

Um sistema é composto de elementos ao conceber um sistema, entretanto é necessário incluir mais dois atributos: o conjunto das relações que ligam entre si os elementos de um sistema e o conjunto das atividades desse sistema (MACIEL, 1973).

1.1 Definição de Sistemas Especialistas

Sistemas Especialistas são programas de computadores que imitam o comportamento de especialistas humanos dentro de um domínio de conhecimento específico (LIEBOWITZ, 1988). Estes programas são particularmente relevantes para realização de ingerências e deduções em cima de problemas que envolvem aspectos não estruturados. Assim como os especialistas humanos, estes sistemas usam lógica simbólica e heurística para encontrar soluções para problemas e, da mesma forma, podem cometer erros (WATERMAN, 1986).

As principais características de um Sistema Especialista são (LIEBOWITZ, 1988):

a) a habilidade para trabalhar ao nível do especialista;

b) 2. representar o conhecimento específico da maneira que o especialista pensa;

c) incorporar o processo de explanação e formas de manipulação de incerteza e

d) normalmente pertinente a problemas que podem ser simbolicamente representados.

Entretanto que uma vez falho o raciocínio humano pode também falhar o programa que o imita, porém a independência entre o mecanismo de raciocínio e o conhecimento do especialista só existe pela metodologia utilizada no desenvolvimento do mesmo.

Quando utilizamos um mecanismo baseado no cálculo de predicados como uma linguagem de programação declarativa, podemos observar que existem os predicados que se diferenciam do mecanismo de busca, porém em uma abordagem orientada à objetos podemos ter encapsulados dados, conhecimento e mecanismo de ingerência.

De fato o que temos é que para determinadas entradas o sistema deve dar as mesmas respostas que um especialista humano daria. Para isso utiliza-se, muitas vezes, heurísticas a despeito de um algoritmo exato. Isso não significa que em muitos casos não seja necessário o uso de ferramentas matemáticas que levem a um processo inferencial exato.

2.8. Ciclo de vida dos sistemas especialistas

Os passos no desenvolvimento de um sistema especialista podem ser divididos em quatro fases: análise, especificação, desenvolvimento e distribuição (SCOTT, 1991).

Na fase de análise as partes interessadas verificam a possibilidade do desenvolvimento de um sistema especialista.

Na fase de especificação são estabelecidas as bases para o desenvolvimento do sistema.

Na fase de desenvolvimento é projetado e implementado o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com