TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características de um sistema especialista

Artigo: Características de um sistema especialista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Artigo  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 2

Características de um sistema especialista

Os sistemas especialistas possuem algumas características de recursos. Entre estes estão:

- Explicar seu raciocínio ou as decisões sugeridas. Uma característica valiosa de um sistema especialista é a capacidade de explicar como e por que foi escolhida uma decisão ou solução. Podemos exemplificar com o fato de um sistema especialista poder explicar o raciocínio que está por trás da conclusão de aprovar um determinado pedido de empréstimo. A capacidade de explicar os processos de raciocínio pode ser o recurso mais valioso dos sistema especialistas computadorizados. O usuário do sistema especialista, dessa forma, tem acesso ao raciocínio por trás da conclusão.

- Apresentar comportamento “inteligente”. Considerando um conjunto de dados, um sistema especialista pode propor novas idéias ou abordagens para a solução de problemas,. Podem ser propostos um diagnostico medico imaginativo baseado nas condições de um paciente, uma sugestão para procurar gás natural em uma determinada localização e uma recomendação de uma alternativa obscura para uma decisão.

- Manipular informações simbólicas e tirar conclusões. As pessoas estão acostumadas a trabalhar com imagens visuais; algum dia os sistemas especialistas serão capazes de imitar esse comportamento. Símbolos na tela do monitor, ilustrações de um livro e desenhos e diagramas de engenharia para uma indústria são alguns exemplos.

- Tirar conclusões de relacionamentos complexos. Os sistemas especialistas podem avaliar dados relacionados de modos altamente complexos para tirar conclusões e encontrar soluções para problemas. Por exemplo, um sistema especialista proposto irá trabalhar com um sistema de fabricação flexível (SFF) para determinar a melhor utilização das ferramentas.

- Proporcionar conhecimento portátil. Uma capacidade específica dos sistemas especialistas é a de poderem se usados para absorver o conhecimento humano que, de outra forma, poderia ser perdido. Um exemplo clássico disso é o sistema especialista chamado DELTA (Diesel Eletric Locomotive Troubleshooting Aid), que foi desenvolvido para preservar o conhecimento de David Smith, o único engenheiro competente para manipular muitos reparos altamente técnicos dessas máquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com