TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Especialista

Casos: Sistema Especialista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA ESPECIALISTA

DEFINIÇÃO

Sistema "Conjunto de elementos, materiais ou idéias, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação"

Especialista "Pessoa que se consagra com particular interesse e cuidado a certo estudo.

O sistema especialista nada mais é que um sistema desenvolvido por especialistas da área de inteligência artificial para resolver problemas em uma determinada área, onde o conhecimento utilizado para sua realização é fornecida por pessoas especializadas naquele departamentos.

Fundamentação

Um Sistema Especialista é aquele que é projetado e desenvolvido para atender a uma aplicação determinada e limitada do conhecimento humano. É capaz de emitir uma decisão, apoiado em conhecimento justificado, a partir de uma base de informações, tal qual um especialista de determinada área do conhecimento humano.

Para tomar uma decisão sobre um determinado assunto, um especialista o faz a partir de fatos que encontra e de hipóteses que formula, buscando em sua memória um conhecimento prévio armazenado durante anos, no período de sua formação e no decorrer de sua vida profissional, sobre esses fatos e hipóteses. E o faz de acordo com a sua experiência, isto é, com o seu conhecimento acumulado sobre o assunto e, com esses fato e hipóteses, emite a decisão.

Durante o processo de raciocínio, vai verificando qual a importância dos fatos que encontra comparando-os com as informações já contidas no seu conhecimento acumulado sobre esses fatos e hipóteses. Neste processo, vai formulando novas hipóteses e verificando novos fatos; e esses novos fatos vão influenciar no processo de raciocínio. Este raciocínio é sempre baseado no conhecimento prévio acumulado. Um especialista com esse processo de raciocínio pode não chegar a uma decisão se os fatos de que dispõe para aplicar o seu conhecimento prévio não forem suficientes. Pode, por este motivo, inclusive chegar a uma conclusão errada; mas este erro é justificado em função dos fatos que encontrou e do seu conhecimento acumulado previamente.

Um Sistema Especialista deve, além de inferir conclusões, ter capacidade de aprender novos conhecimentos e, desse modo, melhorar o seu desempenho de raciocínio, e a qualidade de suas decisões.

Quando os Sistemas Especialistas São Utilizados

De um modo geral, sempre que um problema não pode ser algoritmizado, ou sua solução conduza a um processamento muito demorado, os Sistemas Especilistas podem ser uma saída, pois possuem o seu mecanismo apoiado em processos heurísticos.

Preservar e transmitir o conhecimento de um especialista humano em uma determinada área.

Um Sistema Especialista não é influenciado por elementos externos a ele, como ocorre com o especialista humano, para as mesmas condições deverá fornecer sempre o mesmo conjunto de decisões.

A Eficácia dos Sistemas Especialistas

Para que um Sistema Especialista seja eficaz, as pessoas têm de ser capazes de interagir com ele facilmente. Para facilitar esta interação os sistemas devem ser capazes de:

"Explicar seu raciocínio". Conseqüentemente o processo de raciocínio deve proceder em etapas compreensíveis em que o metaconhecimento suficiente (conhecimento sobre o processo de raciocínio) esteja disponível para que as explicações dessas etapas possam ser geradas;

"Adquirir conhecimento novo e modificar o conhecimento antigo". Como o conhecimento pode ser aumentado e/ou alterado, torna-se importante então separar a base de conhecimento do conjunto de operadores do sistema.

Principais Benefícios da Utilização dos Sistemas Especialistas

Velocidade na determinação dos problemas;

A decisão está fundamentada em uma base de conhecimento;

Segurança;

Exige pequeno número de pessoas para interagir com o sistema;

Estabilidade;

Dependência decrescente de pessoal específico;

Flexibilidade;

Integração de ferramentas;

Evita interpretação humana de regras operacionais.

Um Sistema Especialista Ideal

Rascunho ou Quadro-Negro É a área de trabalho do sistema, é nela que o sistema, por meio de escrever e de apagar, tira conclusões até chegar a um resultado final.

Divide-se, logicamente em três áreas:

• Planejamento: onde são colocadas as regras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com