TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS DENTRO DA EMPRESA

Exames: SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS DENTRO DA EMPRESA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  1.794 Visualizações

Página 1 de 2

A EMPRESA COMO SISTEMA

Um sistema pode ser definido como:

Um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que desenvolvem uma atividade para atingir um objetivo ou propósito,operando sobre dados/energia/matéria, colhidos no ambiente que circunda para fornecer informação/energia/matéria.

Dependendo da maneira como se relacionam com seu ambiente, os sistemas

podem ser fechados ou abertos.

SISTEMA FECHADO

O sistema fechado tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas são bem conhecidas e guardam entre si uma relação de causa e efeito: a uma determinada entrada (causa) ocorre sempre uma determinada saída (efeito). Por esta razão, o sistema fechado é também chamado sistema mecânico ou determinístico. O melhor exemplo de sistemas fechados são as máquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem. Há uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são fechadas. Na realidade, não existe um sistema totalmente fechado (que seria hermético), nem totalmente aberto (queseria evanescente). Todo sistema tem algum grau de relacionamento e de dependência como ambiente. O sistema fechado obedece às leis da física nesse relacionamento com o ambiente.

SISTEMA ABERTO

O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas. Por essa razão, o sistema aberto é também chamado sistema orgânico. O melhor exemplo de sistemas abertos são as organizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem. Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis. O sistema é aberto à medida que efetua transações ou intercâmbios (entradas e saídas) com o ambiente que o envolve. Em outros termos, o sistema aberto apresenta uma grande interdependência com o seu ambiente. E essa interdependência não obedece as leis determinísticas da física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com