TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema aberto e fechado

Tese: Sistema aberto e fechado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3 Capitulo 1 4 1.1 Comportamento Organizacional 4 1.2 Comparando Definições 4 1.3 Sistema aberto e fechado 5 Capitulo 2 5 2.2 Conceito 6 Capitulo 3 6 3.1 Trabalho em equipe 6 Capitulo 4 7 4.1 Percepção 7 4.2 Comunicação 7 4.3 Relação com a administração 8 Conclusão 9 Referências Bibliográfica 10

INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.

Compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração.

Na Administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.

A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser realizada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa.

CAPITULO 1

1.1 Comportamento Organizacional

Comportamento organizacional estuda os diferentes tipos e níveis de comportamento, interação e relacionamento entre pessoas e a organização, onde é verificado as ações e as atitudes do indivíduo e do grupo. Tendo isso como base, a organização consegueprever, explicar e compreender as questões relacionadas a aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudança, conflitos, entre outros, podendo até fazer novas regras e normas que se adéqüem ao comportamento positivo de seus funcionários.

Desde a revolução industrial as empresas vêm inovando seus processos para tirar um melhor proveito do rendimento de seus funcionários, fazendo com que a empresa prosperasse cada vez mais.

Os gerentes das organizações tinham que ser bem preparados para vivenciar e administrar diversos tipos de situações, como trabalhar sobre pressão, gerar cada vez mais resultados, liderar cada vez melhor.

As pessoas que se comportam de forma mais receptiva as ideias, tendem a ter um melhor desempenho nas tarefas das organizações.

As atitudes das pessoas em geral sofrem influência social, política e econômica. Muitas vezes agimos ou deixamos de agir de certa forma por não querer ser criticados pela sociedade.

Os valores são fundamentais para uma organização sadia, é importante as pessoas se identificarem com os valores apresentados, pois ajudam para a longevidade e a credibilidade dos negócios.

Para ter um bom desempenho na organização as pessoas devem interagir, compartilhando informações de forma eficiente. Um grupo que interage freqüentemente influencia ou é influenciado em suas atitudes e pensamentos, compartilham normas em comum, mas tem papeis independentes.

1.2 Comparando Definições

Comparando as definições do Comportamento organizacional de Idalberto Chiavenato e Dante Quadros; Rosi Mary Trevisan, observamos que Chiavenato define como uma ciência interdisciplinar, que estuda como os indivíduos se comporta dentro das organizações e afirma que o sucesso de todos só se dá com a cooperação do grupo, com divisão de trabalho e hierarquia. Afirma que as pessoas que compõem a organização só têm um interesse, o de se realizar e satisfazer os interesses pessoais.

Já Dante Quadros e Rosi Mary Trevisan nos mostram que este estudo ajuda a empresa a prever, explicar e compreender este comportamento no intuito de melhorar a relação empresa x funcionário de forma que se consiga gerar mais resultado para a organização.

1.3 Sistema aberto e sistema fechado

Quadro Comparativo

Sistema Aberto

Ocorre quando há influencia do ambiente externo, ocasionando adaptação para a sobrevivência da organização, onde esta muda seus produtos, suas técnicas e a estrutura.

Sistema Fechado

Ocorre quando não é influenciado pelo ambiente externo, tendo poucas trocas de energia e matéria com o meio, não recebendo desta forma qualquer influência ambiental.

CAPITULO 2

2.1 Inovação Organizacional

Foi realizada uma pesquisa com 20 pessoas onde abordava o tema “O que é inovação organizacional para você?” abaixo foram relatadas as 10 respostas de maior relevância sobre o assunto.

1- Fazer coisas novas, diferentes que nunca fizeram antes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com