TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO

Artigos Científicos: SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 4

Comportamento Organizacional

Conceito – consistem no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional é basicamente solucionar problemas e buscar soluções para as empresas.

O comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças.

Todos nós somos estudantes de comportamento. Você observa o que as outras pessoas fazem, tenta compreender o porquê de seu comportamento e prever o que fariam sob determinadas circunstâncias e freqüentemente erra. Para aprimorar sua capacidade de previsão, é preciso uma abordagem sistemática. O conceito central dessa abordagem é que o comportamento não é aleatório. Ele parte de algum ponto e dirige-se a outro, que representa alguma coisa que o indivíduo acredita ser, correta ou incorretamente, de seu interesse.

No mundo organizacional atual existem gerentes adotando práticas gerenciais totalmente adversas às reais necessidades e exigências do terceiro milênio. O campo do comportamento organizacional, munido de estudos e pesquisas, proporciona a estes gestores um conjunto de ferramentas não apenas eficazes para o alcance de resultados nas organizações, como também para o desenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas. Aspectos como percepção, atitudes, valores, diversidade, assédio moral, estruturas e processos de grupos tornam-se essenciais para um modelo de gestão que transcenda as maiores expectativas. Preparar as pessoas e as organizações para os desafios do futuro exige um contínuo repensar e aprender de novas formas de comportamento de todos os participantes da organização. Conhecer pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si passou a ser uma exigência essencial de qualquer gestor que almeje sucesso no mundo dos negócios e das organizações.

SISTEMA como um conjunto de partes diferenciadas em inter-relação umas com as outras, formando um todo organizado que possui uma finalidade, um objetivo constante. é uma totalidade integrada, o que implica que a compreensão da sua natureza e de seu funcionamento não pode ser alcançada pela simples análise das partes que o compõem Sistema mudam constantemente, mas que a estrutura permanece idêntica.

Quadro Comparativo

Sistema Aberto Sistema Fechado

Apresenta relações de intercâmbio com o ambiente, ele recebe muitas influências e troca energia e matéria com o meio, Não é influenciado ou não apresenta relações com meio ambiente, tendo poucas trocas de energia e matéria com o meio

Tem capacidade de crescimento, mudança adaptação ao ambiente e até auto reprodução Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem

Percepção

Entende-se percepção como sendo um processo através dos quais indivíduos se organizam e interpretem suas impressões sensoriais com o objetivo de dar um sentido ao ambiente que vive. Sendo assim, pessoas diferentes podem perceber uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com