TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Aberto E Fechado

Trabalho Escolar: Sistema Aberto E Fechado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Aberto e Fechado

É o estudo sistemático do comportamento humano nas organizações, focando ações de atitude dos indivíduos para alcançar a produtividade e promover a cidadania organizacional.

O comportamento organizacional corresponde a: explicação no ato de identificar causas ou razões que impulsionam determinados fatos acontecimentos e fenômenos. A previsão e o controle de resultados de uma ação especificam, o controle tem como idéia monitorar o comportamento do ser humano para ampliar a contribuição e a eficácia no trabalho, tendo consigo uma dificuldade de funcionamento por se tratar de seres humanos, porque não possuem a mesma linha de raciocínio.

Com o aumento da produtividade a pessoa muitas vezes, recebe elogios, promoções e/ou aumentos salariais, tornando-se mais satisfeita com o trabalho. Portanto, não é a satisfação que aumenta a produtividade e sim a produtividade que aumenta a satisfação (ROBBINS, 2002).

O mesmo autor defende a idéia de que as pessoas não escolhem seus empregos aleatoriamente, elas tendem a buscar posições que sejam compatíveis com seus interesses, valores e habilidades. Independentemente do nível de satisfação, os funcionários que apresentam melhor desempenho tendem a permanecer na organização, pois são reconhecidos, elogiados e recompensados. Portanto, percebe-se que o desempenho e a satisfação com o trabalho tendem a ser maiores quando seus próprios valores coincidem com os da organização.

Segundo Xavier (2004), a insatisfação é a grande causadora de problemas no trabalho e na vida particular do homem moderno, tendo em vista que o ser humano só terá uma vida plena se o seu trabalho for realizador. Ressalta ainda, que o trabalho é provedor de amigos, de conhecimento, de novidades, criatividade, conforto, diversão e do fato da pessoa ter a sensação de que pertence a algum lugar, identificando-se com o trabalho e com a empresa em que atua.

Percebe-se então, que a satisfação com o trabalho, engloba os conceitos de resultados, tratamento e procedimentos justos. Todos devem procurar descobrir quais são as atividades que lhe dão maior grau de satisfação e alegria e, conseqüentemente, praticá-las mais. Assim como, deve-se descobrir, também, quais são os poucos problemas que causam a maioria das preocupações e eliminá-los, tornando-se assim, seres humanos mais felizes e satisfeitos.

Sistema Aberto e Fechado

O sistema aberto é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. A empresa reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados, produtos, técnicas, e estruturas. O sistema aberto tem capacidade de crescimento e mudança.

Já o sistema fechado não apresenta intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.

Quadro comparativo de sistema aberto e fechado

Sistema Aberto 8. Organização social

7. Ser Humano

6. Reino animal

5. Vida vegetal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com