TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Trabalho Escolar: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

CMYK é um sistema de cores cuja sigla é formada pelas cores Cyan(Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e Black (Preto). O CMYK (também chamado de cor-pigmento) é um sistema muito usado na indústria gráfica.

Além das cores primárias cianas, magenta e amarelo, também é usada a cor preta, considerada como a "cor chave" por ser eficaz para deliberar os detalhes de uma imagem (para alguns, o "K" que faz parte da sigla seria da palavra inglesa "Key", que significa "chave").

O sistema CMYK é aplicado para impressão em cores com tinta, com o objetivo de ocultar algumas cores, quando o fundo é branco, para diminuir a luminosidade e ressaltar a combinação das quatro cores. O CMYK pode reproduzir toda a principal gama de cores existentes. O CMYK funciona através de impressoras e fotocopiadoras para reproduzir uma grande parte das cores do espectro visível.

Enquanto o CMYK é a cor-pigmento, o sistema RGB (vermelho, verde e azul) é definido como a cor-luz, sendo aproveitado nos objetos que emitem luz (na televisão, por exemplo).

Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarela é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirão azul e ciano mais amarelo produzirá verde.

Inclusão do preto

O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários, mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:

O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;

Empregar o 100% das tintas cianas, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina;

Os textos imprimem-se geralmente no preto, pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas;

O pigmento preto é o mais barato de todos, razão pela qual criar preto com três tintas seria muito mais caro.

Em softwares como o Photoshop e o CorelDraw, pode-se observar exemplos da mistura de cores nos padrões RGB e CMYK, e o valor das cores presentes em cada mistura. Com o padrão CMYK, há alguns detalhes importantes a serem discutidos. O padrão CMYK representado nos softwares de imagens é baseado na mistura de cores no computador, enquanto o modelo CMYK usado em gráficas é baseado na mistura de tintas sobre o papel. Dessa forma, é necessário estudar com cuidado o material a ser impresso, pois nem todas as cores podem ser reproduzidas da mesma maneira quando transferidas do computador para o papel. É por isso também que há outros modelos de padrões de cores no mercado, sendo que o mais popular deles é o Pantone.

Se a sua imagem foi reproduzida no modo RGB, é possível convertê-la facilmente para o modelo CMYK com um software de edição de imagens. Basta verificar o resto do nosso FAQ e tutoriais para saber como fazer a conversão.

RGB (Red., Green e Blue)

RGB é a sigla do sistema de cores aditivas formado pelas iniciais das cores em inglês Red, Green e Blue, que significa em português, respectivamente, Vermelho, Verde e Azul.

O sistema de cores luminosas RGB (também designado por cor-luz) é usado nos objetos que dão luz como, por exemplo, os monitores de computador e televisão, as câmeras digitais, o scanner, entre outros.

Já nas impressoras é aproveitado o padrão de cores subtrativas designado CMYK, formado pelos pigmentos primários Cyan (Ciano),Magenta (Magenta) e Yellow (Amarelo) e ainda, o blacK (Preto).

As cores são alcançadas através das misturas das três cores primárias, em quantidades determinadas. Cada uma das cores obtidas está enquadrada numa escala que varia de 0 a 255. Quando a mistura das três cores está no valor mínimo (0, 0, 0), o resultado é a cor preta. Quanto está no máximo (255, 255, 255), resulta na cor branca.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com