TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - ETAPA 1 - ANHANGUERA

Casos: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - ETAPA 1 - ANHANGUERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

Passo 1

Sistema de informação (SI):

Conjunto de componentes usados para coletarem, processarem, armazenarem e distribuir as informações afim de auxiliarem nas tomadas de decisões da empresa. Existem algumas partes pela qual a informação passa no SI e essas etapas são delegadas de tal maneira como:

Entrada onde é capturado os dados brutos;

Processamento onde por sua vez converte os dados brutos em uma forma mais significativa;

Saída transmite as informações processadas as pessoas que dela se utilizaram; e também possuem o Feedback onde os membros da organização podem corrigir algum erro ocorrido durante as etapas.

Tem-se dificuldade em avaliar quantitativamente os benefícios oferecidos por um sistema de informação gerencial, o sistema de informação gerencial pode, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas:

• Redução dos custos das operações;

• Melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;

• Melhoria na produtividade;

Nos cenários da era da informação é de vital importância compreender as melhores práticas e aplicações das áreas de sistemas de informação e tecnologia da informação nas empresas.

O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, portanto, as informações podem decidir o futuro da organização.

Na corrida para atender às demandas do mercado, as empresas buscam soluções que as diferenciem aumentando a sua competitividade. Decisões rápidas e corretas são fundamentais para a empresa alcançar bons resultados. Faz-se necessário otimizar o planejamento e execução das atividades, sincronizar a cadeia de suprimentos e reduzir os custos operacionais para aumentar a satisfação dos seus clientes e a lucratividade do negócio.

A utilização de tecnologias de última geração e a melhor prática em software possibilita a construção e aplicações superiores em prazos bastante agressivos, capazes de atender desde pequenos agrandes volumes de utilização. O sucesso é garantido pela velocidade em que as informações são assimiladas e pela rapidez em que são tomadas as decisões. Neste contexto, as empresas têm como grande aliado os sistemas de informação gerencial, os quais proporcionam benefícios significativos na gestão da empresa viabilizando a geração de relatórios de apoio ao processo decisório.Quando a empresa tem uma estrutura organizacional sólida, um futuro traçado, e sabe utilizar os recursos oferecidos pela Tecnologia de Informação e sistemas de informação, o sistema de informação gerencial só tem a agregar benefícios à gestão empresarial na tomada de decisões.

O sistema de informação gerencial possibilita fazer um acompanhamento das rotinas econômico-financeiras, proporcionando um panorama seguro da organização e uma melhor alocação de investimentos, constituindo um grande diferencial para a empresa. Garantindo, também, o gerenciamento das informações para geração de relatórios rápidos e precisos, tornando mais ágil desta forma o processo de tomada de decisões.

Os sistemas de informação gerenciais fortalecem o plano de atuação das empresas. A geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis para o processo de tomada de decisão garante uma estruturação de gestão diferenciada, resultando em vantagem competitiva sobre as demais empresas.

Não é apenas tecnologia: O papel das pessoas e das organizações.

Para compreender totalmente o SI precisamos conhecer suas dimensões amplas: A organização, a humana e a tecnológica, bem como seu poder de oferecer soluções para os desafios e problemas no ambiente empresarial.

A organização:

As organizações são estruturas compostas por diferentes níveis e especializações, como sabemos as organizações são divididas em um sistema piramidal, onde temos os níveis superiores que são a diretoria, pessoal administrativo e tecnológico logo abaixo (nível inferior) encontra-se o pessoal da parte operacional, e fora dessa lista temos os especialistas treinados para atuar em diferentes funções na empresa como vendas, marketing, manufatura, recursos humanos etc. E também não podemos esquecer dos fornecedores e clientes. Ou seja os diferentes níveis e especializações de uma organização criam interesses e pontos de vistas diferentes, muitas vezes conflitantes, e desse conflito que as organizações devem retirarem a base de suas políticas e daí criarem um SI que por sua vez atenda todos esses pontos de vistas conflitantes de uma maneira que busque sempre beneficiar a organização.

A humana:

Uma empresa é tão boa quanto as pessoas que a forma. O mesmo se aplica aos sistemas de informações: eles são inúteis sem pessoas de gabarito para desenvolve-los e mantê-los, e sem pessoas que saibam como usar as informações de um SI para atingir os objetivos da empresa, nenhum objetivo é alcançado.

A tecnologia:

A tecnologia da informação é uma das muitas ferramentas que os administradores utilizam para enfrentar as mudanças nessas tecnologias podemos enfatizar a utilização de Hardware que é o equipamento físico usado nas empresas, também temos o Software que consiste nos programas e aplicativos que fazem com que o Hardware funcione de acordo com as expectativas.

Primeiramente para se focar na solução dos problemas da empresa Life TT Easy é necessário a que haja um consenso entre todos os envolvidos na organização para saber quais são os problemas, identificar suas causas, analisar quais são as possíveis soluções e saber se a empresa possui recursos para aplicar, reunir todos os fatos possíveis e analisar a organização suas pessoas e a tecnologia utilizada.

Sabemos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com