TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Dissertações: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  3.491 Palavras (14 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

ELEMENTOS DE DADOS

Armazenamento é uma atividade de informação na qual os dados e informações são retidos de uma maneira organizada para uso posterior. Para fins de armazenamento, os dados normalmente são organizados nas seguintes categorias:

Os dados são organizados em uma hierarquia que começa com bits e bytes e processe até campos, registros, arquivos e bancos de dados como mostra a figura.

Bit: representa a menor parcela de informação que o computador pode manipular.

Byte: é um conjunto de bits que representa um único caracter, podendo ser letra, número ou símbolo.

Campo. Um campo é um grupamento de caracteres que representam uma característica de uma pessoa, lugar, objeto ou evento. Na transparência, o nome de uma pessoa constitui um campo.

Registro. Um registro é uma coleção de campos inter-relacionados. Por exemplo, o registro da folha de pagamento de um funcionário geralmente contém vários campos, como seu nome, número da previdência social, departamento e do salário.

Arquivo. Um arquivo é uma coleção de registros inter-relacionados. Por exemplo, um arquivo da folha de pagamento pode conter todos os arquivos da folha de pagamento de todos os funcionários de uma firma.

Banco de Dados. Um banco de dados é uma coleção integrada de registros ou arquivos inter-relacionados. Por exemplo, o banco de dados de pessoal de uma empresa pode conter arquivos de folha de pagamento, ação de pessoal e habilidades de funcionários.

Hierarquia de dados

Entidades, atributos e campo-chave

Entidade: uma entidade é uma pessoa, lugar, objeto ou coisa sobre a qual se mantém informações. Por exemplo: funcionário é uma típica entidade em um arquivo de pessoal.

Atributos: atributo é cada característica ou qualidade que descreve uma entidade. Exemplo: nome, endereço, número do RG são atributos de um funcionário.

Campo-chave: cada registro de um arquivo ou banco de dados deve conter pelo menos um campo que identifique de maneira única aquele registro de modo que ele possa recuperado (acessado), atualizado ou ordenado. Esse campo identificador é denominado campo chave ou indexador. Um exemplo de campo-chave seria o número de um funcionário, código de um produto, CGC de empresas, RG de pessoa física, etc.

Vantagens do Banco de Dados

1 - REDUÇÃO OU ELIMINAÇÃO DE REDUNDÂNCIAS - os dados são armazenados e organizados em apenas um local. Disto resulta uma utilização do espaço do sistema de armazenamento com maior eficiência.

2 - ELIMINAÇÃO DE INCONSISTÊNCIAS - Através do armazenamento da informação em um único local com acesso descentralizado e, sendo compartilhada à vários sistemas, os usuários estarão utilizando uma informação confiável. A inconsistência ocorre quando um mesmo campo tem valores diferentes em sistemas diferentes. Exemplo, o estado civil de uma pessoa é solteiro em um sistema e casado em outro. Isto ocorre porque esta pessoa atualizou o campo em um sistema e não o atualizou em outro. Quando o dado é armazenado em um único local e compartilhado pelos sistemas, este problema não ocorre.

3 - COMPARTILHAMENTO DOS DADOS - Permite a utilização simultânea e segura de um dado, por mais de uma aplicação ou usuário, independente da operação que esteja sendo realizada. Deve ser observada apenas o processo de atualização concorrente, para não gerar erros de processamento (atualizar simultaneamente o mesmo campo do mesmo registro). Os aplicativos são por natureza multiusuário.

4 - RESTRIÇÕES DE SEGURANÇA - Define para cada usuário o nível de acesso a ele concedido (leitura, leitura e gravação ou sem acesso) ao arquivo e/ou campo. Este recurso impede que pessoas não autorizadas utilizem ou atualizem um determinado arquivo ou campo.

5 - PADRONIZAÇÃO DOS DADOS - Permite que os campos armazenados na base de dados sejam padronizados segundo um determinado formato de armazenamento (padronização de tabela, conteúdo de campos, etc) e ao nome de variáveis seguindo critérios padrões pré-estabelecido pela empresa. Ex. Para o campo "Sexo" somente será permitido armazenamento dos conteúdos "M" ou "F".

6 - MANUTENÇÃO DE INTEGRIDADE - Exige que o conteúdo dos dados armazenadas no Banco de Dados possuam valores coerentes ao objetivo do campo, não permitindo que valores absurdos sejam cadastrados. Exemplo: Um funcionário que faça no mês 500 horas extras, ou um aluno que tenha nascido no ano de 1860.

7 - INDEPENDÊNCIA DOS DADOS - Representa a forma física de armazenamento dos dados no Banco de Dados e a recuperação das informações pelos programas de aplicação. Esta recuperação deverá ser totalmente independente da maneira com que os dados estão fisicamente armazenados.

a - Os programas de aplicação definem apenas os campos que serão utilizados independente da estrutura interna dos arquivos;

b - Quando há inclusão de novos campos no arquivo, será feita manutenção apenas nos programas que utilizam esses campos, não sendo necessário mexer nos demais programas. Obs: Nos sistemas tradicionais este tipo de operação requer a alteração no lay-out de todos os programas do sistema que utilizam o arquivo.

Desvantagens do Banco de Dados

 Custo inicial alto para ambiente em grande porte;

 Equipe especializada para a criação e gerenciamento do banco de dados;

 Vulnerabilidade aumentada: por estarem localizados em um único local, se os métodos de segurança falhar os dados poderão ser acessados por invasores.

TELECOMUNICAÇÕES: REDES

CONCEITOS DE REDES

Uma rede de computadores consiste de meios de comunicações, dispositivos e softwares necessários para conectar dois ou mais computadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com