TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE TRANSFORMAÇÕES ENERGÉTICAS COM ENFASE NA MECÂNICA

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INDUSTRIAL

Lucas Roberto Silva de Paula

Alesson Sheldon Moura Coutinho da Silva

Lívia Maria da Silva

Marcos Vinicius Bezerra da Silva

Valdezio Ferreira do Monte Filho

SISTEMAS DE TRANSFORMAÇÕES ENERGETICAS COM ENFASE NA MECÂNICA

RECIFE – PE

2018

Lucas Roberto Silva de Paula

Alesson Sheldon Moura Coutinho da Silva

Lívia Maria da Silva

Marcos Vinicius Bezerra da Silva

Valdezio Ferreira do Monte Filho

SISTEMAS DE TRANSFORMAÇÕES ENERGETICAS COM ENFASE NA MECÂNICA

Trabalho apresentado para o Centro de Profissionalização e Educação de Pernambuco – CEPEP, como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Mecânica Industrial.

Professor, Philip , Mestrado

RECIFE – PE

201

  1. SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1        OBJETIVOS        5

1.1.2        Objetivo Geral        5

2.1.2        Objetivo Especifico        5

2.        ENERGIA        5

  1. INTRODUÇÃO

Definir o conceito de energia é um pouco difícil, mas definir um determinado tipo de energia é uma tarefa mais fácil. Vamos definir o que é energia mecânica e os seus tipos de classificação.

Sempre que tivermos um objeto em movimento ou com a possibilidade de vir a realizar um movimento teremos associada uma certa quantidade de energia. Temos dois tipos de energia: cinética e potencial. A energia mecânica é dada pela soma desses dois tipos de energia:

Em=Ec+Ep

Em um sistema onde existe a atuação apenas de forças conservativas, a energia mecânica do sistema é constante. A energia mecânica é a soma da energia cinética e com a energia potencial, e a energia potencial pode ser de diversas naturezas, como exemplo a energia potencial gravitacional e energia potencial elástica.

Energia potencial elástica é a energia associada as propriedades elásticas de uma mola, um corpo possui a capacidade de produzir trabalho quando está ligado a extremidade comprimida ou esticada de uma mola, sendo assim, possui energia potencial, visto que o valor dessa energia depende da sua posição.

 Energia potencial gravitacional é a energia que o corpo possui devido a atração gravitacional da Terra, desta forma, a energia potencial gravitacional depende da posição do corpo em relação a um nível de referência.

Energia Cinética Sempre que tivermos um objeto em movimento, teremos associado a este movimento uma certa quantidade de energia que é denominada energia cinética, portanto, podemos dizer que energia cinética está associada ao movimento. Ela depende tanto da velocidade V, como também depende da massa M. A equação da energia cinética é dada por:

Ec=1/2mv2

  1.  OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Analisar as transformações energéticas com ênfase na mecânica

  1. Objetivo Especifico

Descrever as Transformações Energéticas

Estudar as variações da energia com ênfase na mecânica

  1. ENERGIA

De acordo com o trabalho de Bucussi (2006), o conceito de energia surgiu a partir de dois campos de pesquisa do século XIX: o estudo do “movimento” e o estudo do “calor”. Os quais utilizaram termos como “vis viva” (ou “força viva”) e “calórico” para explicar muitos dos fenômenos. Foram nessas pesquisas que surgiram as primeiras ideias de conservação e então, o conceito se manteve presente como base teórica da ciência, mesmo após grandes reestruturações.

Existe um fato, ou se você preferir, uma lei que governa todos os fenômenos naturais que são conhecidos até hoje. Não se conhece nenhuma exceção a essa lei – ela é exata até onde sabemos. A lei é chamada de conservação da energia. Nela enuncia-se que existe uma certa quantidade, que chamamos de energia, que não muda nas múltiplas modificações pelas quais a natureza passa. Essa é uma ideia muito abstrata, por que é um princípio matemático; ela diz que existe uma quantidade numérica que não muda quando algo acontece. Não é a descrição de um mecanismo ou algo concreto; é apenas um estranho fato de que podemos calcular algum número e, quando terminamos de observar a natureza fazer seus truques e calculamos o número novamente, ele é o mesmo. (FEYNMAN, 2008, p. 4-1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com