TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFASE NOS FATORES ECONÔMICOS QUE AFETAM APLICABILIDADE DO SISTEMA

Por:   •  12/5/2016  •  Artigo  •  2.867 Palavras (12 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 12

FATORES ECONÔMICOS QUE AFETAM NA APLICABILIDADE DE UM SISTEMA.

FELIPE MALTA RODRIGUES; JESSICA SOUSA SOARES.

RESUMO

A aplicação desse estudo tem ênfase nos usuários externos do sistema, e sua correlação com o ambiente interno, verificando onde pode influenciar a sua aplicabilidade, assim então, podendo ver com clareza as mudanças causadas pelos fatores denominados externos. Compreendo de que forma cada elemento venha causar alteração dentro do próprio sistema de informação. Este também busca saber quem são os usuários da informação contábil gerencial, uma vez que, o conjunto de informações que integram o sistema, portanto servindo-se de base para outros. Para melhor compreensão do estudo, este artigo mostra de fato a características de cada fator externo e entender sua influência no sistema. O presente cita as principais funções do sistema aberto e fechado, bem como suas características. A pesquisa ocorreu através da leitura de documentos e de referências teóricas, publicadas em artigos e livros acadêmicos, além da análise dos fatores econômicos e sua aplicabilidade e explicar na forma os tais fatores pode vir a afetar o sistema.

Palavras chaves: Sistema. Aplicabilidade. Informação. Usuário.

  1. INTRODUÇÃO

Os Sistemas de Informação, recentemente com o avanço da globalização que vem ocorrendo no cenário atual, nas esferas, social, econômico, técnico e organizacional, buscando métodos e estratégias para que não se tornem obsoletos.

Para tanto é necessário investimento em tecnologia e sistemas informação, assim as organizações se tornem ágeis e sempre eficazes no seu processo de informação aos usuários de forma eficiente.

O artigo apresentado visa também à aplicabilidade dos fatores externos e como estes podem vir afetar o sistema de forma direta e indireta, uma vez que no processo da informação ao usuário há uma relevante importância nas tomadas decisões.

Portanto, o ambiente de cada empresa difere, dependendo do nicho de atuação, em relação à grande quantidade de produtos ou serviços que oferecem e os mercados que atendem. O ambiente externo inclui todos os acontecimentos que ocorrem fora do ambiente interno da empresa e que afetam seu desempenho ou desenvolvimento. (CHIAVENATO, 2000).

Com base nas bibliografias utilizadas para este estudo definem-se cada conceito e suas características de forma clara e objetiva para maior entendimento do leitor.

A metodologia para o presente trabalho baseia-se em dados secundários, utilizando os tipos de pesquisa bibliográfica, na qual consiste um estudo dos fatores externos e como sua aplicação pode vir alterar o sistema de informação.

  1. O SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Segundo Padoveze (2010, p. 21) o sistema de informação contábil é um conjunto de dados que integram a informações, interligados de forma organizados e processados. Assim, então servindo de base para outros sistemas na complementação de relatórios finais para tomada de decisões.

Conforme Kroenk (2013, p. 28) tem o seguinte pensamento sobre sistema de informação “sistema é um grupo de componentes que interagem para alcançar o mesmo objetivo e produzir informações”.

        Abaixo apresentado, podemos observar o esquema dos componentes de um sistema.


Figura 1.1. Visão geral do sistema.

OBJETIVO DO SISTEMA

[pic 1]

[pic 2]

PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO[pic 3]

SAÍDA

[pic 4][pic 5]

ENTRADA[pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

RETROALIMENTAÇÃO[pic 10]

Fonte: Padoveze, 2010. Adaptado por autores

Quadro 1.1 – Os componentes do sistema.

Componentes

Descrição

Objetivo

O sistema tem como objetivo suprir a necessidade do usuário tanto quanto a razão de sua própria existência.

Entrada

São dados importados ou recebidos do mundo externo, sendo ela: informação, energia e materiais.

Processo de transformação

É onde acontece o processamento dos insumos (entradas) de um determinado produto, serviço ou resultado (saída). Assim, os elementos que integram o sistema e interagem entre si, alcançando o resultado final desejado.

Saída

São os resultados desejados já organizados de forma em que os usuários possam ver com clareza os dados processados, que, no entanto geram informações que permitem ter tomada de decisão.

Retroalimentação

Nada mais que, a reintrodução de informação, assim então, ocorrendo um processo de informação conforme cada entrada, uma vez que servirá de base para outros usuários do sistema.

Fonte: OLIVEIRA, 2012 adaptado por autores.

  1. FATORES ECONOMICOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO.

        Para Oliveira (2012, p. 9) “Ambiente do sistema é o conjunto de elementos que não pertencem ao sistema, mas qualquer alteração no sistema pode alterar os seus elementos e qualquer alteração nos seus elementos pode mudar o sistema”.

Os usuários da informação contábil podem ser classificados em duas famílias: os internos e os externos. Usuários externos são considerados legítimos interessados na vida das empresas, pois estas devem estar subordinadas aos interesses e objetivos da sociedade em que se inserem. No plano interno de operações de uma empresa, as informações contábeis devem ser obtidas e registradas de forma meticulosa e sistemática, tendo em vista as múltiplas utilizações que podem oferecer. (PIZZOLATO, 2000, p.3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (334.2 Kb)   docx (219.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com