TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS OPERACIONAIS

Trabalho Escolar: SISTEMAS OPERACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

Um sistema operacional é uma coleção de programas para gerenciar as funções do processador, o input, o output, o armazenamento e o controle dos dispositivos. O sistema operacional tem todos os comandos básicos que os aplicativos vão usar, em vez de ter todas estas funções re-escritas para cada aplicativo.

Exemplo: para imprimir um arquivo, os processadores de texto mandam o arquivo para o programa "imprimir" do sistema operaciona

Componentes funcionais dos sistemas operacionais:

Um sistema operacional executa muitas funções para que o computador funcione bem e eficientemente. Algumas das mais importantes são:

Interpretador de Comandos: traduz comandos para instruções que o processador entende.

Gerente dos Usuários: guarda as tarefas de um usuário separadas daquelas dos outros.

Gerente das Tarefas: guarda as operações de uma tarefa separadas daquelas dos outros.

Gerente dos Recursos: gerencia o uso de recursos de hardware entre usuários e tarefas usando-os a qualquer ponto do tempo.

Gerente de Arquivos: cria, deleta, enter, muda arquivos e gerencia acesso para arquivos.

User Interface: gerencia acesso do usuário para o interpretador de comandos e o gerente de arquivos.A decisão de qual o próximo processo deve ser executado é chamado escalonamento (scheduling), e pode ser feito em uma grande variedade de maneiras. Escalonadores por cooperação geralmente são muito simples, já que os processos são organizados em fila circular (ROUND ROBIN). Quando um processo corrente se deixa, vai para o fim da fila. O processo no topo da fila é então executado, e todos os processos se movimentam um lugar para cima na fila. Isso provê uma medida justa, mas não impede que um processo monopolize o sistema (não se deixando).

Escalonadores preemptivos usam um relógio em tempo real que gera interrupção a intervalos regulares (digamos, a cada 1/100 de um segundo). Cada vez que uma interrupção ocorre, o processador muda para outra tarefa. Sistemas que geralmente empregam esse tipo de escalonamento atribuem prioridades a cada processo, de forma que alguns podem ser executados mais freqüentemente que outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com