TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS OPERACIONAIS E DE RESTAURAÇÃO PARA VEÍCULOS

Projeto de pesquisa: SISTEMAS OPERACIONAIS E DE RESTAURAÇÃO PARA VEÍCULOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As aplicações comerciais manipulam uma infinidade de dados e para obterem o sucesso esperado por quem a emprega na automação de rotinas necessitam de um espaço confiável para armazenar e manipular dados cruciais para o funcionamento de sua organização, surge então a necessidade de implementar um banco de dados junto a aplicação.

Para criação de bancos que trabalhem juntamente com a aplicação desenvolvida uma série de processos deve ser seguida, entre estes processos toda a parte de alocação de memória necessária, escolhendo o modelo de alocação a ser empregado, sempre de acordo com o nível de operações realizadas. Essa parte é extremamente importante, um exemplo seria um aplicativo que exija um espaço grande para armazenamento e sua programação delimita a memória utilizada, o que pode não ser suficiente com o passar do tempo e o aumento de dados e operações.

Os bancos de dados em sua maioria trabalham com dados relacionais que são implementados em tabelas e este tipo de modelo não é compatível com linguagens orientadas a objetos, para realmente haver o ‘casamento’ da aplicação com o banco contamos com o apoio de ferramentas que realizam o mapeamento da linguagem do aplicativo e traduzem os comandos para o banco poder executar as operações.

OBJETIVO

Apresentar os conhecimentos obtidos no terceiro semestre do curso de analise e desenvolvimento de sistemas sobre estruturas de dados e suas divisões e vantagens de aplicação, bem como discorrer sobre ferramentas de auxílio ao mapeamento objeto-relacional, que promove a persistência de dados de programação orientada a objetos em bancos de dados relacionais e algumas considerações a cerca de diagramas de atividades e seus componentes.

SISTEMAS OPERACIONAIS E SGBD PARA LOCADORA DE BUGGY:

Cada vez mais as empresas olham com maior interesse para as soluções baseadas em Open Source. Isso se dá por várias razões. Um recente relatório escrito por Deutsche Bank Research lista algumas dessas razões:

-O Linux atingiu um nível de qualidade igual ou superior aos produtos fornecidos pela Microsoft e por outros fornecedores.

-Além disso, existem muitos outros produtos Open Source que estão sendo utilizados intensamente em ambientes corporativos.

-Com a necessidade de racionalização de custos nas empresas, o interesse pelo Open Source está crescendo rapidamente.

-O uso de produtos Open Source pode significar um alto potencial de otimização dentro das organizações financeiras.

-A competência em Open Source pode se tornar um importante fator para a avaliação de empresas e para tomada de decisões de investimentos.

O SGBD PostgreSQL:

O banco de dados PostgreSQL nasceu na Universidade de Berkeley, nos anos 80, como um projeto acadêmico e se encontra na versão 7.3(atualmente na versão 7.4, veja este artigo sobre as novas funcionalidades desta versão), sendo um projeto mantido pela comunidade Open Source. A coordenação do desenvolvimento do PostgreSQL é executada pelo Global Development Group,este é formado por um amplo grupo de desenvolvedores ao redor do mundo, o que faz o PostgreSQL ter uma constante evolução no que se refere à correção de bugs e implementação de novas funcionalidades.

Com o departamento de TI das empresas cada vez mais olhando para o retorno sobre os investimentos feitos, cada vez mais empresas escolhem este banco de dados como a melhor alternativa para servidor de banco dedados corporativo. A lógica desta escolha é bastante simples: por que pagar algumas dezenas de milhares de reais (ou mais) por um banco de dados proprietários e existe uma alternativa livre altamente eficiente e sem custo de licença? É claro que existem situações em que uma funcionalidade que existe somente, digamos, no Oracle onde a escolha é justificada. Felizmente, para as empresas, estas situações são não comuns no dia-a-dia dos sistemas de informação e correspondem a uma ínfima parte das necessidades de servidores de banco de dados.Com todos estes atrativos, a utilização da dupla PostgreSQL + Linux nas empresas vem crescendo rapidamente. Também é possível utilizar o PostgreSQL no ambiente MS Windows, mas como ele não foi portado nativamente para este sistema operacional, seu desempenho no Linux é sensivelmente maior e mais estável do que no Windows. As próximas versões do PostgreSQL prometem um porte nativo para o sistema MS Windows, para os que desejam continuar nesta plataforma

ESTRUTURA DE DADOS:

Informações ou instruções de máquina tendem a seguir um fluxo bem definido de passos, ordem correta de acontecimentos e processamentos, que é o que chamamos de algoritmo. Dentro de algoritmos existe um a estruturas de dados, que é um modo particular de armazenar e organizar os dados no computador, tratando das listas lineares que estruturalmente, permite representar um conjunto de dados onde busca preservar a relação de ordem existente entre eles.

FILA OU FIFO (FIRST IN, FIRST OUT):

Nesse tipo de estrutura prevalece a seguinte regra:

-O primeiro a entrar é o primeiro a sair.

Amplamente utilizadas no mundo da computação para definir e implementar filas de espera. Em uma FIFO, os elementos são colocados ordenadamente um após o outro em forma de fila e são retirados por ordem de chegada. Um exemplo claro de FIFO é o processo de um usuário pedir a execução de varias tarefas em um computador, as tarefas serão ordenadas em fila pelo processador e serão executadas seguindo a ordem de pedido de execução, ou seja,o primeiro pedido será sempre o primeiro a ser executado pelo processador e posteriormente os outros.

PILHA OU LIFO (LAST IN, FIRST OUT):

Nesse tipo de estrutura a regra prevalece é que:

-O ultimo a entrar é o primeiro a sair.

É uma estrutura muito utilizada na informática avançada principalmente na parte de programação quando um trecho de um programa chama a função ou o procedimento que está atualmente em execução.Os termos push

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com