TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Inteligentes na Medicina

Por:   •  25/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

Beatriz de Oliveira Rodrigues

Mauricio Roque Vidal

Monica de Cássia Pereira Roncada

Rodrigo Figueiredo

Projeto de Pesquisa: Sistemas Inteligentes na Medicina

Alfenas

2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

Beatriz de Oliveira Rodrigues

Mauricio Roque Vidal

Monica de Cássia Pereira Roncada

Rodrigo Figueiredo

Projeto de Pesquisa: Sistemas Inteligentes na Medicina

Ante projeto de pesquisa apresentado a disciplina de Filosofia e Metodologia Cientifica ministrada pelo Professor Paulo Denisar Fraga no curso de Ciência da Computação.

Alfenas

2014

PROBLEMÁTICA

Atualmente a tecnologia é um ramo que está em constate desenvolvimento, e é uma boa área a ser explorada junto à medicina, pois se combinássemos a velocidade de processamento e armazenamento do computador ao poder de decisão do homem, conseguiríamos um sistema que poderia ajudar, ou, até mesmo, ultrapassar os profissionais clínicos na realização de diagnósticos.

Com esse desenvolvimento, vários cientistas da computação se uniram junto a profissionais da saúde para poder desenvolver um sistema inteligente que diminuiria a probabilidade de erro em diagnósticos, que poderiam acontecer, não por falta de profissionalismo, mas sim pelo fato do ser humano não ter a capacidade de precisão igual ao do computador.

Sendo assim, esse projeto seria trabalhado junto aos próprios profissionais, visto que o computador possui uma grande limitação, que é a tomada de decisões, algo que somente um ser humano pode fazer, quebrando o clichê da substituição do homem pela máquina.

Tendo como base essas informações, pode se dizer que, ainda há uma grande falta de recursos para a criação e efetivação do sistema, visto que muitas instituições médicas não têm seus dados disponíveis eletronicamente, dificultando esse processo de informatização. Além de que, muitos médicos possuem certa repulsão à tecnologia, ou até mesmo ignorância sobre o assunto, tornando esse processo ainda mais demorado.

OBJETIVO GERAL

Com esse estudo pretendemos demostrar a importância da computação na área da medicina em forma de sistema inteligentes. Isto é, pesquisar a aplicação da área da computação, denominada Inteligência Artificial, na medicina.

        Há um déficit de profissionais e de recursos na respectiva área e ao decorrer do projeto pretende-se ressaltar a importância e a eficácia da implantação de tais sistemas na área da medicina, como forma de precisão de diagnósticos e solução de problemas.

OBJETIVO ESPECÍFICOS

Entender as maiores necessidades da aplicação do sistema em questão, por meio de pesquisas na área tanto computacional como médica. Por ser uma área em constante desenvolvimento, há diversas incógnitas e problemas a serem sanados e solucionados.

Compreender os problemas decorrentes da complexidade do sistema, principalmente no que se trata da parte computacional. Afinal, assim como a medicina é uma área de grande complexidade e a computação também, a união das duas torna o desenvolvimento do trabalho e de tais sistemas duplamente trabalhoso.

Explicar a comodidade do sistema pela parte médica e o benefício que trará para os médicos e paciente devido a precisão dos diagnósticos ou precisão do que for que o sistema inteligente for programado para fazer.

Mostrar que estudos na área médica podem ampliar o campo de pesquisa da inteligência artificial com sistemas bioinspirados.

JUSTIFICATIVA

A cada dia que passa, a transformação de todo e qualquer sistema em um sistema computadorizado vem se tornando algo cada vez mais comum. Praticamente todas as áreas, tanto profissional como não profissional, possuem algum tipo de “computadorização”.

Isso se dá, por que a área computacional vem evoluindo cada vez mais, e portanto vem tomando espaço dentro de outras áreas, com o intuito de aperfeiçoar seus sistemas, métodos e etc.

A aplicação de sistemas inteligentes na medicina é algo de grande importância pois torna as funções para quais o sistema foi desenvolvido mais eficiente e mais preciso, de forma a facilitar tanto a vida do paciente, quanto a do próprio médico.

Tudo isso, traz um grande benefício para sociedade em si, pois com o desenvolvimento e o investimento na pesquisa e construção de tais sistemas, poderiam ser implantados de forma a agregar o trabalho do médico, que é insubstituível, com o trabalho da máquina, que vem dia após dia ocupando lugares nunca antes imaginados.

METODOLOGIA

Para começo de pesquisa, será realizada uma enquete com os profissionais da saúde para saber o que eles sabem e o que acham sobre a implementação de um sistema de inteligência artificial para auxílio de diagnostico.

Depois de realizada essa enquete, será feito perguntas, para saber quais funcionalidades o sistema deveria conter e quais outras mudanças deveria ser feita para que o sistema tenha uma utilização mais eficiente e eficaz.

Tendo essas informações e mantendo um contato direto com os profissionais, o sistema estaria apto a ser implementado em instituições medicas, e estaria eliminando a barreira encontrada por alguns médicos na repulsão da tecnologia, pois ele estaria fazendo parte do processo de desenvolvimento, e alem disso estaria se familiarizando com a ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com