TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIO ECONOMICO

Trabalho Universitário: SOCIO ECONOMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 3

de Mello, em especial o período no exílio, com o poema? De que maneiras é possível relacionar o poema “Estatutos do Homem” com a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, promulgada pela ONU em 10 de dezembro de 1948? Qual a relação entre os versos citados no enunciado desta questão e os direitos naturais (direito a vida, a liberdade e a propriedade)? Podemos afirmar que os direitos humanos, particularmente os suscitados nos versos do poema, no Brasil, com o fim da ditadura Militar (1964-1984) passaram a ser respeitados? Justifique a sua resposta. (3,0)

RESPOSTA: No que diz respeito à biografia e exílio de Thiago de Mello, os fascículos retirados do poema e aqui retratados, mostram o desejo de ter os objetos em questão: o direito de ser quem é, de expressar a própria opinião, sem sofrer represálias pelo simples fato de existir.

O poema vai ao encontro da declaração dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU, pois expressa - na época- um desejo reprimido pela gestão política do país. Ao escrever o poema no exílio, o poeta citou na verdade um desejo de que todos tivessem voz e vez.

Embora a lei dos direitos humanos garanta uma igualdade ideal, depara-se no cotidiano com o sentido real da sociedade, idealidade e realidades fazem um contraste no que se refere a execução dos direitos. Depois de findado o regime militar ainda hoje se vê opiniões reprimidas e gritos calados, seja no cenário político e social, ou no ambiente familiar. A lei ampara os direitos, mas não os alimenta. No Brasil, especificamente, com todo histórico de corrupção, que por convicção, crê-se que seja uma herança lusa, muitos brasileiros se exaurem dos seus direitos, uma vez que, muitas vezes atitudes criminosas como o desvio de dinheiro público fazem com que suas prioridades sejam substituídas por coisas supérfluas de interesse pessoal de certas autoridades, deixando assim, o interesse geral para segundo plano.

2) Das várias questões abordadas nos conteúdos da Unidade de Aprendizagem, uma se refere às manifestações culturais e suas formas. Duas são as principais: as manifestações materiais e as manifestações não materiais. Demonstre compreensão destes conteúdos analisando a música abaixo a partir das seguintes ações:

a) Identifique, no mínimo, três evidências de manifestações materiais e três de manifestações não materiais (2.0);

RESPOSTA: Materiais: Cerveja gelada, Não tem que pôr a mesa, Ponha os pratos no chão, Aproveite a gordura da frigideira, Uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão.

Não Materiais: E vamos botar água no feijão. Diz que tá dura, pendura a fatura no nosso irmão e vamos botar água no feijão. Mulher você vai gostar, To levando uns amigos pra conversar.

b) Pesquise em sítios na internet e apresente alguma outra obra de arte (música, imagem, texto literário) com evidências das duas formas de manifestações culturais, justificando a resposta (2.0).

Feijoada Completa

Chico Buarque

Mulher, você vai gostar:

Tô levando uns amigos pra conversar.

Eles vão com uma fome

Que nem me contem;

Eles vão com uma sede de anteontem.

Salta a cerveja estupidamente

Gelada pr'um batalhão

E vamos botar água no feijão.

Mulher, não vá se afobar;

Não tem que pôr a mesa, nem dá lugar.

Ponha os pratos no chão e o chão tá posto

E prepare as lingüiças pro tiragosto.

Uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão

E vamos botar água no feijão.

Mulher, você vai fritar

Um montão de torresmo pra acompanhar:

Arroz branco, farofa e a malagueta;

A laranja-bahia ou da seleta.

Joga o paio, carne seca,

Toucinho no caldeirão

E vamos botar água no feijão.

Mulher, depois de salgar

Faça um bom refogado,

Que é pra engrossar.

Aproveite a gordura da frigideira

Pra melhor temperar a couve mineira.

Diz que tá dura, pendura

A fatura no nosso irmão

E vamos botar água no feijão.

Atalho para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=W8nyY39Oo50. Acesso em: 09 jan. 2015.

RESPOSTA: O Cio da Terra

Milton Nascimento

Debulhar o trigo

Recolher cada bago do trigo

Forjar no trigo o milagre do pão

E se fartar de pão

Decepar a cana

Recolher a garapa da cana

Roubar da cana a doçura do mel,

Se lambuzar de mel

Afagar a terra

Conhecer os desejos da terra

Cio da terra, propícia estação

De fecundar o chão.

Através dos instrumentos e ferramentas (debulhar o trigo, decepar a cana - materiais) o autor mostra e descreve uma tradição do Brasil e o desenvolvimento da cultura dos alimentos, proporcionando as pessoas se alimentarem e se fartarem do pão, impedindo a fome e focando uma característica do Brasil que é a agricultura, aproveitando da qualidade e das condições de cada estação do ano propícia a cada tipo de cultura (Forjar no trigo o milagre do pão, Conhecer os desejos da terra, Cio da terra, propícia estação De fecundar o chão – não materiais).

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »