TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Socios Economicos

Pesquisas Acadêmicas: Estudos Socios Economicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  1.679 Visualizações

Página 1 de 7

Considere as informações a seguir e, também, os versos selecionados do poema “Estatutos do Homem” de Thiago de Mello.

Thiago de Mello é um poeta brasileiro nascido no Amazonas. Preso durante a ditadura (1964-1985) exilou-se no Chile. Ainda durante o exílio morou, também, na Argentina, Portugal, França e Alemanha. Seu poema mais conhecido é “Estatutos do Homem”, onde o poeta chama a atenção do leitor para os valores inerentes a condição humana. Thiago de Mello ficou conhecido internacionalmente como um intelectual engajado na luta pelos Direitos Humanos.

Versos de Estatutos do Homem:

Artigo 5

Fica decretado que os homens estão livres do julgo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa;

Artigo 9

Fica permitido que o pão de cada dia que é do homem o sinal de seu suor, mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura;

Artigo 12

Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com imensa begônia na lapela; parágrafo único, só uma coisa fica proibida, amar sem amor;

Artigo Final

Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso da dor, a partir deste instante, a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.

Fonte: MELLO, Thiago. Poema “Estatutos do Homem”, 1964. Disponível em:http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2008/06/23/os-estatutos-do-homem-poema-de-thiago-de-mello/. Acesso em: 14 dez. 2012.

1. Responda num único texto, de até 1 página:

Quais relações possíveis podem ser estabelecidas entre a biografia de Thiago de Mello, em especial o período no exílio, com o poema? De que maneiras é possível relacionar o poema “Estatutos do Homem” com a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, promulgada pela ONU em 10 de dezembro de 1948? Qual a relação entre os versos citados no enunciado desta questão e os direitos naturais (direito a vida, a liberdade e a propriedade)? Podemos afirmar que os direitos humanos, particularmente os suscitados nos versos do poema, no Brasil, com o fim da ditadura Militar (1964-1984) passaram a ser respeitados? Justifique a sua resposta. (3,0 pontos)

Resposta: Thiago de Mello acreditava que a nossa casa fica onde nos sentimos bem, onde vivemos felizes e não onde nascemos. Como se ele não acreditasse em exílio, se você for feliz. Em qualquer lugar podemos nos sentir realizados, basta estarmos completos e realizados com nós mesmos. Que nós, seres humanos, temos nossas próprias opiniões e que podemos tomar decisões em nossas vidas. Não precisando aceitar tudo o que o sistema impõe, claro, somos passíveis de regras, mas cada um sabe o que é melhor para você. Cada um pode decidir seu destino, qual caminho seguir, com quem se relacionar.

Em seu poema, percebemos trechos a respeito da verdade, da liberdade, da vontade do homem, que ele não precisa mais ficar em silêncio, que tem o poder da palavra. Tudo voltado para os Direitos Humanos, onde na Ditadura Militar lutamos por isso. Porém, a situação dos nossos direitos na Ditadura é delicada até hoje. Por exemplo, o massacre do Carandiru é considerada a maior violação dos direitos humanos, morreram 111 detentos. Ainda temos muitas crianças trabalhando. A desigualdade social ainda precisa ser muito trabalhada. É como se tudo fosse um sonho, sonho distante que não podemos deixar de acreditar, de lutar e batalhar como nosso objetivo.

2. Das várias questões abordadas nos conteúdos da Unidade de Aprendizagem, uma se refere às manifestações culturais e suas formas. Duas são as principais: as manifestações materiais e as manifestações não materiais. Demonstre compreensão destes conteúdos analisando a música abaixo a partir das seguintes ações:

a) Identifique, no mínimo, três evidências de manifestações materiais e três de manifestações não materiais. (2.0 pontos);

Resposta: manifestações não materiais (Mulher, você vai gostar;

Mulher, não vá se afobar; e

Eles vão com uma fome)

Manifestações materiais (Arroz branco, farofa e malagueta;

E prepare as linguiças pro tiragosto;

E vamos botar água no feijão)

b) Pesquise em sítios na internet e apresente alguma outra obra de arte (música, imagem, texto literário) com evidências das duas formas de manifestações culturais, justificando a resposta. (2.0 pontos).

Resposta:

COMO NUNCA AMEI NINGUÉM - EXALTASAMBA

Eu te amo

Nunca pensei que você

Me deixaria desse jeito

Sem dormir direito

Imaginei que fosse um passatempo qualquer

Uma aventura de amor,

Mas meu coração me enganou

E agora meu mundo é seu mundo

Seu corpo em meu corpo é um só

é um sentimento maior.

Te amo como nunca amei ninguém

Te quero como nunca quis um dia alguém

Você mudou a minha história.(2x)

Link: http://www.vagalume.com.br/exalta-samba/como-nunca-amei-ninguem.html#ixzz2cqmXXa9l

NA MÚSICA ACIMA, TEMOS COMO MANIFESTAÇÕES MATERIAIS ("MAS MEU CORACAO" E "SEU CORPO EM MEU CORPO) E MANIFESTACOES NAO MATERIAIS ("NUNCA PENSEI QUE VOCE" E "É UM SENTIMENTO MAIOR)

Feijoada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com