TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA E GEOPOLÍTICA

Por:   •  17/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem:

Curso: Engenharia Civil

Professor: Agostinho

Nome do estudante: Bianca Braga Nandi

Data: 22/10/16

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia o enunciado abaixo e responda aos seguintes questionamentos:

A baixa legitimidade da ONU perante a sociedade internacional fica exposta através dos inúmeros conflitos que são registrados em países do centro do sistema capitalista, especialmente na Europa e Oriente Médio, e que possui na sua origem algum movimento migratório de pessoas oriundas de países ou continentes onde o desrespeito aos Direitos Humanos básicos é flagrante. Espaço este onde a ONU deveria ser mais atuante e decidida a interferir em governos com algum tipo de retaliação, porém, as medidas surtem pouco ou nenhum efeito concreto para os cidadãos desamparados por conta do descrédito deste organismo junto aos líderes e população locais. O Papa Francisco, em recente entrevista manifestou-se a respeito dessa situação e colocou que “[...]Repete-se muito a palavra segurança, mas a[palavra]verdadeira é guerra. O mundo está em guerra, guerra aos bocados.” E qual o tipo de guerra que o Papa está falando?“Falo de guerra de interesses, por dinheiro, por causa dos recursos naturais, pelo domínio das populações.”

A partir do enunciado apresentado e dos materiais estudados, elabore um texto de aproximadamente 30 linhas que contempla os seguintes itens:

  1. O que levou a ONU a ter essa baixa legitimidade junto ao conjunto dos países? (3.0)

  1. No cenário globalizado, o Estado-nação ganha novos contornos e os conceitos de soberania e legitimidade adquirem novos significados, uma vez que o Estado perde a capacidade de responder isoladamente aos desafios do sistema internacional, assim como a de prover bens e serviços à sua população sem contar com a cooperação internacional. Como enfrentar grupos e organizações que atuam fora desse cenário?(4.0)
  1. Por quea França é o alvo preferencial dos terroristas nos últimos anos? Relacione pelo menos 4 fatores que contribuem para isso.(3.0)

Att

professor Agostinho

RESPOSTA:

    Criada após a II Guerra Mundial, em 1945, a ONU é a mais importante e mais conhecida das OIGs. A ONU tem como objetivos a paz e o desenvolvimento das nações que a constituem, desenvolver relações amistosas entre as Nações. Após o fim da II Guerra Mundial, vivenciou no Sistema Internacional, uma série de conflitos entre Estados pobres ou pouco desenvolvidos, como na África e Ásia; conflitos estes agravados pela influência das duas grandes potências no mundo bipolar da Guerra Fria.

    Foi no período pós Guerra Fria, a partir de 1995, que algumas potências, EUA e aliados, passaram cada vez mais a ignorar e deslegitimar a ONU e o Conselho de Segurança em suas ações de segurança internacional devido a um movimento de euforia. O elemento de euforia foi  a ação contra a invasão do Iraque ao Kuwait em 1990/1991. Após o ocorrido, no período de 2000-2010 passa ser uma ONU e um conselho de segurança com baixa legitimidade e, portanto, com baixa capacidade para concentrar esforços dos países membros em busca da paz internacional fortalecendo o aparecimento de potências rivais. Lembrando que a ONU tem tido fracassos não somente com a paz, mas também com a economia das Nações, fato este que favorece a baixa legitimidade também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (255.6 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com