TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLUBILIDADE E POLARIDADE DE SUBSTÂNCIAS MOLECULARES

Por:   •  11/5/2017  •  Ensaio  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 6

Ministério da Educação[pic 1][pic 2]

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Medianeira

*************

SOLUBILIDADE E POLARIDADE DE SUBSTÂNCIAS MOLECULARES

Medianeira - PR  

2013

Introdução

Solubilidade pode ser definida como a capacidade de uma substância se dissolver em outra. Esta capacidade é limitada, ou seja, existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Essa quantidade máxima que pode ser dissolvida é também conhecida por coeficiente de solubilidade ou grau de solubilidade.

A solubilidade está relacionada com muitos fatores como a temperatura, pressão, e dentre outras com a polaridade. Isto é, a polaridade é um dos fatores que explica o porquê a solubilidade de uma substância varia tanto de um solvente para outro. Chamamos de polaridade a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, ligações iônicas formam substâncias polares e ligações covalentes substâncias apolares. Por exemplo, o principal motivo que a água não se solubiliza com o óleo de cozinha é o fato de a água ser uma substância polar e o óleo uma substância apolar, outro exemplo é o fato que o sal de cozinha (NaCl) e a água se solubilizam, pois as duas são substâncias polares. Podemos notar que: semelhante dissolve semelhante, isto é, substâncias apolares dissolvem substâncias apolares e substâncias polares fazem o mesmo com substância polares.

Para entender melhor a polaridade e, portanto, a solubilidade de algumas substâncias, podemos observar a estrutura molecular das substâncias envolvidas nesse experimento:

Estrutura da molécula H2O:

[pic 3]

Estrutura da molécula do tolueno (substância orgânica):

[pic 4]

Estrutura da molécula do álcool etílico:

[pic 5]

Estrutura da molécula da fenolftaleína:

[pic 6]

Estrutura da molécula do hexano:

[pic 7]

Estrutura da molécula de sacarose (açúcar):

[pic 8]

Estrutura da molécula base do óleo (isopreno):

[pic 9]

Estrutura da molécula base da areia (dióxido de silício):

[pic 10]

Conhecendo as estruturas de cada substância fica mais fácil de analisar a polaridade e então a solubilidade das substâncias.

Objetivos

        Avaliar a estruturas polares de diferentes compostos e substancias através dos resultados das reações de solução.

        Sintetizar o sulfato de cobre pentahidratado para que possa ser avaliado qualitativamente a solubilidade e o rendimento do mesmo seguindo os passos indicados cautelosamente.

Parte experimental

Primeira parte – Polaridade de substâncias moleculares

Neste experimento analisou-se a polaridade de diferentes compostos e substancias. Em um primeiro momento colocou-se oito tubos de ensaio em uma estante, onde cada um dos tubos foi enumerado de 1 a 8. Colocou-se as seguintes substancias:

- Tubo 1: 5 mL de água + 1 espátula de açúcar.

- Tubo 2: 5 mL de água + 1 espátula de areia (óxido de silício).  

- Tubo 3: 5 mL de água + 1 mL de óleo vegetal.  

- Tubo 4: 5 mL de água + 2 mL de álcool etílico.  

- Tubo 5: 5 mL de água + 1 pitada de fenolftaleína em pó.

- Tubo 6: 5 mL de água + 1 mL de tolueno.  

- Tubo 7: 5 mL de álcool etílico + 1 pitada de fenolftaleína em pó  

- Tubo 8: 5 mL de benzeno + 1 mL de óleo vegetal  

Após o preenchimento e agitação de cada uma das substancias em seus devidos tubos, analisou-se os resultados referentes a solubilização, mudança de cor, as fases formadas classificando-as em homogênea ou heterogênea e a mudança de temperatura dos compostos.

Após a observação dos os resultados da primeira parte do experimento, transferiu-se a solução do tubo 1 para um béquer e adicionou-se 2mL de álcool (etanol), agitou-se com o bastão de vidro e fez-se as anotações referentes as mudanças ocorridas na solubilização, na cor, nas fases formadas e a mudança de temperatura do composto.

Em sequência, transferiu-se a solução do tubo 3 para um béquer e adicionou-se2 mL de benzeno e agitou-se bem por algum tempo. Fez-se as anotações referentes as mudanças no composto.

Em seguida, Transferiu-se a mistura do tubo 6 para um béquer ou e adicionou-se 1mL de álcool comum + 1 mL de pentano. Anotou-se o número de fases e as demais observações.

Segunda parte - Síntese do sulfato de cobre pentahidratado –SO4.5H2O

Pesou-se aproximadamente 2 g de óxido de cobre anotou-se sua massa com precisão em seguida em um béquer de 100 mL, adicionou-se 10 mL de ácido sulfúrico 2 mol/L e 5 mL de água.

Após a adição de todas as substancias misturou-se cuidadosamente a solução com a quantidade de oxido de cobre pesado anteriormente com o auxilio do bastão de vidro. Em sequencia a agitação, submeteu-se o composto ao aquecimento ate a completa dissolução do sólido. Realizou-se o aquecimento com bastante cautela em referencia o ponto de ebulição do composto, não deixando que a mesma ocorresse. Analisaram-se as mudanças na mistura após o aquecimento.

Fez-se a filtração do composto após seu aquecimento para eliminar toda partícula restante não diluída. Seguindo com o experimento, transferiu-se o béquer para o banho de gelo para a aceleração do processo de precipitação na formação de cristais onde repousou ate o dia seguinte.

Por aproximadamente 24horas de repouso no banho de gelo verificou-se a formação de cristais e fez-se a filtração do conteúdo do béquer em funil de Büchner (filtração a vácuo) lavando com água.  

Resultados e Discussões

        Utilizaram-se oito tubos de ensaio para cada mistura. E agitou-se para a verificação dos resultados.

Fases

Classificação

Tubo 1 (Água + Sacarose)

Uma fase

Homogênio

Tubo 2 (Água + areia)

Duas fases

Heterogênio

Tubo 3 (Água+óleo vegetal)

Duas fases

Heterogênio

Tubo 4(Água+álcool etílico)

Uma fase

Homogênio

Tubo5 (Água+fenofitaleína)

Duas fases

Heterogênio

Tubo 6 (Água+Tolueno)

Duas fases

Heterogênio

Tubo7(Álcool+fenofitaleína)

Uma fase

Homogênio

Tubo8 (Tolueno+óleo)

Duas fases

Heterogênio


        Após este procedimento, transferiu-se a mistura do tubo 1 para um béquer e adicionou-se álcool e constatou-se a mistura continuou homogênea. Repetiu-se o mesmo procedimento no tubo 3 e 6 porém substituindo o álcool por tolueno e a mistura adicionou uma fase. Totalizando três fases. Esse comportamento tem relação com a polaridade das substâncias, vale lembrar que como vimos anteriormente substâncias apolares não solubilizam com substâncias polares e é por isso que se formam fases. No tubo 6 foi adicionado hexano à mistura e ela também adicionou uma fase sendo então três fases, isso devido aos fatores que interferem na solubilidade de uma substância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (248.5 Kb)   docx (870.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com