TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLARIDADE MOLECULAR E SOLUBILIDADE

Por:   •  18/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS CUIABÁ

BACHARELADO EM QUÍMICA

PRÁTICA 8: POLARIDADE MOLECULAR E SOLUBILIDADE

ANNY KAROLINY OENNING MARQUES (RGA: 201611309006)

EDVANDRA CONCEIÇÃO SILVA (RGA: 201611309028)

MARIANA DE SOUZA MOURA (RGA: 201611309009)

VICTOR HUGO SALES (RGA: 201611309014)

LUÍS TEYLON XAVIER MACHADO GULART SOARES (RGA: 201611309015)

Cuiabá, 2016

INTRODUÇÃO

Polaridade das Moléculas:

        Segundo Russell- 1994, a polaridade de uma molécula está diretamente relacionada à forma na qual os elétrons são distribuídos ao redor dos átomos, se houver uma distribuição simétrica, a molécula será apolar, porém, se a distribuição for assimétrica, e uma das partes da molécula possuir uma grande densidade eletrônica, então será uma molécula polar.

        Usa-se a grandeza chamada eletronegatividade para estimar se determinada ligação será covalente apolar, covalente polar ou iônica. Segundo Brown, LeMay e Bursten-2005, a eletronegatividade é definida como a habilidade de um átomo em atrair elétrons para si em certa molécula.

        O que define uma ligação apolar é sua diferença de eletronegatividade nula, ou seja, igual a zero (ou muito próximo de zero). (FELTRE, 2004. Vol.1)

[pic 3](FELTRE, 2004. Vol.1)

        Já a ligação polar tem por característica uma diferença de eletronegatividade diferente de zero. (FELTRE, 2004. Vol.1)

[pic 4]

(FELTRE, 2004. Vol.1)

        É importante mencionar, que quando a diferença de eletronegatividade ultrapassar o valor de 1,7, a atração dos elétrons em questão para um átomo é tão grande que tal ligação deixa de ser covalente e passa a ser uma ligação iônica. (FELTRE, 2004. Vol.1)

[pic 5]

(FELTRE, 2004. Vol. 1)

Relação entre Solubilidade, Polaridade e Campo Elétrico.

        Primeiramente, é de suma importância salientar, que tantos exemplos semelhantes levaram cientistas a generalizar que “Uma substância polar tende a dissolver-se num solvente polar, já uma substância apolar dissolve-se num solvente apolar”. A partir disso, consideramos que semelhante dissolve semelhante. (FELTRE,2004. Vol.2)

        A polaridade semelhante possibilitará uma interação entre o solvente e o soluto, que um sistema onde as polaridades são opostas, não possibilitaria. A partir disso entendemos porque substâncias inorgânicas (com altos pontos de fusão característicos e bons condutores de corrente elétrica, em sua maioria sendo ácidos e sais, que são polares) dissolvem-se na água, que é um solvente de caráter polar. Por outro lado, substâncias orgânicas (que são em maioria apolares) dissolvem-se em solventes orgânicos, pois possuem caráter apolar. (FELTRE, 2004. Vol.2)

        É interessante mencionar que a água, por solubilizar várias substâncias, recebe o título de solvente universal. Isso é de suma importância para a ecologia, que estuda o ciclo da água numa de suas áreas, e a interação desse ciclo com o meio (fauna e flora), que por sinal é muito íntima, dado que essa característica de solvência da água que possibilita que ela percorra o seu ciclo levando e trazendo nutrientes que não de suma importância para os organismos vivos. (FELTRE, 2004. Vol.2)

        A polaridade das moléculas pode ser visualizada quando a sua substância constituinte é submetida a um campo elétrico externo. Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares. Do contrário, se elas não se orientarem, elas são apolares. (RUSSEL, 1994)

OBJETIVOS DA PRÁTICA:

  • Constatar, na prática, diferenças entre o comportamento de substâncias iônicas e moleculares;
  • Verificar a solubilidade de alguns compostos, já que a natureza iônica de uma substância influi na solubilidade em determinados solventes.

PARTE EXPERIMENTAL: Foi substituído no procedimento experimental parte A o reagente benzeno por N- Hexano.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

 

Procedimento Experimental:

  1. Ação de um campo elétrico

        Foram anexadas em suportes 3 buretas, cada uma contendo respectivamente água, álcool e N-Hexano. Sob cada bureta um béquer estava posicionado para armazenar o líquido durante o experimento. Sabendo-se que as moléculas apolares não sofrem desvios por ação de um campo elétrico, enquanto que as moléculas polares são desviadas pela ação do campo, experimentou-se atritar um bastão de vidro no cabelo e aproximá-lo de um filete do líquido que escoava de cada bureta, foi anotado o comportamento de cada líquido em relação ao bastão.

        A bureta 1 continha Água, e ao aproximar o bastão atritado da pequena quantidade do líquido que escoava no béquer, foi observado que o filete se desviou do campo elétrico, onde pode- se concluir que a água é uma substância polar.

        A bureta 2 continha Etanol, e ao repetir o experimento com o bastão eletrizado, observou-se que o filete do líquido se desviou do campo. Portanto o Etanol também é uma substância polar.

        A bureta 3 continha N-Hexano, e ao aproximar o bastão do filete do líquido observou-se que o mesmo não sofre desvios em relação ao campo, no qual pode-se concluir que esta é uma substância apolar.

        Pode-se associar a polaridade das substâncias às suas fórmulas estruturais usando o conceito da eletronegatividade entre os átomos das ligações. Segundo Russel, 1994: Uma ligação covalente onde o par de elétrons não é compartilhado igualmente é dita ligação covalente polar e a polaridade de uma ligação depende da diferença de eletronegatividade dos átomos ligados.

        Tendo conhecimento da eletronegatividade das ligações, pode-se aplicar vetores para representar cada ligação direcionados ao átomo mais eletronegativo da molécula. Por isso, é necessário representar a geometria da molécula corretamente, pois esta interfere em como os elétrons estarão distribuídos ao seu redor.  Após calcular a resultante vetorial na estrutura geométrica da substância, verifica-se se as forças vetoriais são nulas, e quando isso acontece a molécula é apolar; Quando existe resultantes vetoriais, a molécula é polar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (66.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com