TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundação profunda

Artigo: Fundação profunda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Artigo  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

A SONDAGEM

Saiba como estimar a quantidade de estacas pré-moldadas de concreto armado para fundações profundas

Fundação profunda

As estacas se diferenciam pela armação, formatos, resistência e processo de produção.

A cravação das estacas pré-fabricadas de concreto é feita por pilões de queda livre. A vibração em construções vizinhas deve ser avaliada

Entre os tipos de estacas existentes, como as de madeira e metálicas, as pré-fabricadas de concreto se destacam por serem indicadas para grandes profundidades e para solos moles ou com lençóis freáticos próximos à superfície.

As estacas suportam as cargas da estrutura e as transferem, de forma equilibrada, para as camadas mais profundas e consistentes do solo.

As estacas são especificadas de acordo com a resistência e formato, sendo observados aspectos como a carga de suporte, seção transversal, área de ponta ou perímetro das estacas. Em relação à seção transversal, as formas geométricas mais empregadas são as circulares, quadradas, hexagonais e octogonais, podendo ter área de ponta vazada ou maciça.

As estacas também se diferenciam pelo processo de produção - podendo ser vibradas, centrifugadas, extrudadas, entre outros tipos -, e pela armação protendida ou passiva.

Para cargas de baixa magnitude, as estacas vibradas protendidas maciças são, normalmente, mais econômicas. Nos demais níveis, as soluções são competitivas, sendo importante o processo de vazamento da estaca.

Normas técnicas

A NBR 6122 é a responsável pela regulamentação de todos os tipos de fundação, inclusive as feitas com estacas pré-fabricadas de concreto. De acordo com a norma, as dimensões do produto podem ir de 15 cm a 70 cm. Porém, o comprimento máximo das estacas de concreto limita-se a 12 m, para se adequar ao tamanho das carretas que fazem o transporte das fábricas até o canteiro.

Se for preciso utilizar estacas numa profundidade maior do que 12 m, a alternativa encontrada por construtores e aceita pela NBR 6122 é emendar as peças com

solda. As antigas emendas que eram feitas por anéis metálicos ou por luvas de encaixe tipo macho-e-fêmea só são permitidas quando não existem esforços de tração.

Cuidados durante a instalação

Na maioria dos projetos, a cravação das estacas é feita pelo processo de percussão, utilizando-se pilões de queda livre e que tem como principal desvantagem provocar um alto nível de vibração, podendo não só perturbar a vizinhança, como também danificar edificações do entorno.

Normalmente, por requererem mais cuidados e técnicas específicas, as estacas pré-fabricadas são instaladas por empresas especializadas nesse tipo de atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com