TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Salario é Fator Motivador

Artigo: Salario é Fator Motivador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

ducação Corporativa – os desafios de um mercado em constante desenvolvimento

Em busca de melhores resultados em seus processos, as organizações vêm incorporando novas tecnologias às mais diversas áreas e com múltiplas finalidades, exatamente como ocorre na vida prática. Em nossa atuação direta no mercado, temos percebido que novas ferramentas têm dado maior visibilidade e impulso à educação corporativa, ampliando os horizontes e as possibilidades de ação.

Nesse movimento, muitas empresas intensificaram, nos últimos anos, o uso das soluções blended para as atividades de capacitação de pessoas, reforçando o conceito de que o aprendizado pode ser por meio de inúmeras modalidades. As pessoas aprendem de várias formas e por diversos meios.

O e-learning é mais um dos canais de aprendizado disponíveis. Para muitos especialistas, o e-learning é uma ferramenta poderosa, mas que requer uma boa estratégia por trás, uma vez que as generalizações e os modismos dificultam a ampliação da visão e comprometem os resultados.

Elliott Masie, CEO do Masie Center e fundador do e-learning Consortium, já apregoava em 2004, um novo conceito que opera fortemente no mercado: o Rapid Learning. Para Masie, a agilidade nas mudanças dos negócios exige que o processo de construção de conteúdos seja mais ágil, mais eficiente, atendendo as necessidades no momento oportuno para gerar resultados mais preciso.

E nesse contexto de constante mudança e inovação, os serious games virtuais (jogos empresariais) despontam como uma ferramenta importante para formação de profissionais nas empresas, tanto técnica como gerencial. Dentre os exemplos recentes, há o jogo intitulado FEEDBACK – THE GAME, totalmente desenvolvido pela e-Lead – Liderança em Educação Corporativa e também o Jogo da Cidade, criado em parceria da e-Lead com a Central do Conhecimento. O primeiro incentiva o exercício do feedback em situações profissionais cotidianas, enquanto o segundo, mapeia estilos de aprendizagem e competências básicas dos jogadores.

Nossa experiência de mercado permite-nos afirmar que a incorporação de inovações tecnológicas à educação corporativa traz ganhos significativos às organizações, mas que há que se ter cuidado com os modismos e é necessário manter sempre o foco no planejamento e nos resultados. A implementação de sistemas de acompanhamento e geração de dados estatísticos é a recomendação mais sensata para se medir a performance dos aprendedores e a eficiência do sistema.

Muitos são os casos de grandes e médias empresas, que ainda não possuem a cultura ou utilizam a ferramenta do e-learning e, por má orientação, quando resolvem implantar um sistema, optam por alternativas complexas demais para gerenciar treinamentos virtuais, sem ao menos ter conhecimento e clareza de suas reais necessidades. Em casos como esses, a melhor opção é ter cautela e iniciar a utilização da ferramenta com assuntos mais estratégicos, públicos de fácil acompanhamento e monitoramento e, principalmente, implementar a estrutura gradativamente, sempre com a opção pelas soluções de mercado mais flexíveis, que permitam up grades conforme aumento de volume de demanda.

É preciso pensar de forma estratégica e visionar as melhores soluções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com