TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seleção de materiais para visor e carcaça de um celular

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Federal do ABC

EN 2819 – Seleção de Materiais

APARELHO CELULAR

Seleção de Materiais e Processo de Fabricação

[pic 1]

                Prof. Dr. Renato Altobelli Antunes

Mariana Cristina Pires do Amaral – 11013410

Murilo Nicolau - 11058410

Santo André, 12 de Agosto de 2015

  1. Introdução

Na sociedade moderna dos dias de hoje, que está inserida em mundo cada vez mais globalizado, o aparelho celular destaca-se como um dos principais instrumentos responsáveis por integrar pessoas, diferentes realidades, culturas e regiões.

Atualmente, o celular possui diversas funções como escutar música, acessar sites de notícias e rede sociais, checar e-mails, trocar mensagens instantâneas, pagar contas de banco, acessar plataforma de jogos, e uma infinidade de utilidades, tornando a sua principal função, a de fazer ligações, obsoleta. Porém, a tecnologia utilizada nos celulares foi aprimorada, passando por diversas transformações até alcançar esta complexidade existente que está presente em nosso dia-a-dia.

A concepção da telegrafia sem fio foi onde tudo começou, em 1899, o cientista italiano, Gugliemo Marconi, foi o pioneiro na transmissão sem fio do código Morse. A partir de então, o método de envio de dados remotos passou a ser aprimorado, sendo utilizado inclusive na Primeira e Segunda Guerra Mundial, a partir da criação de rádios portáteis [a].

A tecnologia foi se aprimorando, permitindo a redução do peso de aparelhos e diminuindo a dependência de fios, até o momento em que a comunicação sem fio passa ser feita por um conjunto de antenas, de onde surge o nome celular. Em 1973, a Motorola cria finalmente o primeiro celular portátil, que pesava cerca de 2 quilos [a]. Como o aparelho torna-se muito popular, outras empresas entram neste promissor mercado, tornando os aparelhos cada vez mais rapidamente obsoletos.

A evolução começa com números exibidos através de pequenos LEDs, que funcionavam como visor do celular, posteriormente há a criação aparelhos com telas gráficas em preto e branco feitas de LCD, seguidas de telas sensíveis ao toque, visores com mais recursos que possibilitaram o envio de mensagens de textos. A seguir, têm-se a criação de telas coloridas, possibilitando também o envio de mensagens multimídias como fotos e vídeos. Entretanto, a revolução mais recente se inicia com a criação dos celulares inteligentes, smartphones, que têm seu próprio sistema operacional, assim como computadores, são capazes de se conectar à internet sem fio, possuem câmeras com melhores resoluções, apresentam maior melhor interna para armazenamento de dados, entre outras características que tornaram este aparelho móvel quase indispensável na vida das pessoas [a,b].

        Atualmente, os aparelhos celulares mais comuns são compostos basicamente por cinco partes: uma carcaça polimérica

CICLO DE VIDA DE UM APARELHO CELULAR

https://www.google.com.br/search?q=ciclo+de+vida+de+um+aparelho+celular&es_sm=122&biw=1242&bih=585&tbm=isch&imgil=3hG2S_mhGR2J5M%253A%253BldQ5feNWqgXk-M%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fblog.enciclo.com.br%25252Fentenda-como-e-o-ciclo-de-vida-de-um-produto-de-forma-simples-e-facil%25252F&source=iu&pf=m&fir=3hG2S_mhGR2J5M%253A%252CldQ5feNWqgXk-M%252C_&usg=__x4a2YP3wQe8Dz9dKqG9S-3F9PfI%3D&ved=0CDIQyjdqFQoTCL3u3_zeo8cCFQVLkAodJ04EfQ&ei=blbLVb3_H4WWwQSnnJHoBw#imgrc=3hG2S_mhGR2J5M%3A&usg=__x4a2YP3wQe8Dz9dKqG9S-3F9PfI%3D

[pic 2]

SELEÇÃO DE PROCESSOS PARA O VISOR DE CELULAR

Os requisitos do projeto

O visor de um celular é projetado para permitir boa visibilidade das imagens e/ou símbolos da tela de um celular, portanto deve apresentar transparência. Além disso, deve possuir pequena espessura, resultando em um material mais leve. O formato de seções retangulares da peça é muito importante para que os componentes restantes do aparelho celular se encaixem no visor, além de garantir uma boa visibilidade. Como os custos já foram minimizados na escolha do material, na parte de processamento o mais importante a obtenção de um maior número de peças, já que a produção em larga escala, está totalmente atrelada a um menor custo.

TRADUÇÃO

FUNÇÃO: Visor de um celular

RESTRIÇÕES:

Material: vidro de soda

Formato: seções retangulares

Espessura: 0,2 a 0,25 mm

OBJETIVO: maior número de peças (tamanho do lote)

VARIÁVEIS LIVRES: Escolha do processo e condições de operação do processo

TRIAGEM

A triagem é realizada a partir das restrições, eliminando-se os processos que não podem cumpri-las. De acordo com a Figura a abaixo, que mostra a compatibilidade material-processo. Uma das restrições estabelecidas, é que o material do visor será feito de vidro de soda, logo eliminam-se diversos processos de conformação, como métodos do pó e eletrousinagem, que são utilizados para produzir outras classes de materiais cerâmicos. A partir da primeira restrição, têm-se que possíveis formas de processamento são realizadas por usinagem convencional, moldagem por injeção, moldagem a sopro ou moldagem por compressão. Sabe-se que o processo de usinagem convencional é um processo secundário, que pode ser realizado após a conformação primária, logo em primeiro momento é eliminado. Então, é necessário escolher o processo de conformação primário que fabricará o material, para depois melhorar seu acabamento.

[pic 3]

Figura a – Diagrama processo-grupo de materiais

 

Nas Figuras b e c, são observados requisitos de compatibilidade processo-forma e também processo-espessura. Então após os três processos de conformação primária que foram selecionados, a partir da triagem com base na restrição de forma, os processos de moldagem por compressão e moldagem a sopro não poderão cumprir os requisitos do projeto.  A moldagem por injeção também não atende à restrição de espessura. Porém, pode-se haver um processo de conformação primário seguido de um processo secundário de conformação. Em relação aos processos secundários o processo de eletrousinagem já foi eliminado a partir da escolha do material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (603 Kb)   docx (564.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com