TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensores do Sistema de Ignição

Por:   •  30/5/2021  •  Artigo  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Sensores do Sistema de ignição:

Normalmente, em sistemas de ignição podemos ter 2 sensores de ignição:os de efeito Hall e os indutivos.

Sensores de efeito Hall

O efeito Hall refere-se à diferença de potencial (potencial de Hall) nos lados opostos de uma fina folha de material condutor ou semicondutor na forma de uma 'barra Hall' através da qual uma corrente elétrica flui, criada por um campo magnético aplicado perpendicularmente ao elemento Hall. A razão da tensão média pela intensidade de corrente é conhecida como resistência Hall, e é característica do material no elemento. O físico estadunidense Edwin Herbert Hall descobriu esse efeito em 1879. A tensão hall é amplificada por um circuito eletrônico e enviada para a unidade de comando.

Pela monitoração do sinal elétrico enviado pelo sensor, o módulo eletrônico de controle é capaz de determinar a rotação e o PMS.

[pic 1]

Diagrama do efeito Hall, mostrando o fluxo de elétrons.


Descrição:
Na figura "A", o elemento Hall recebe uma carga negativa na extremidade superior (simbolizado pela cor azul) e uma positiva na extremidade inferior (cor vermelha). Em "B" e "C", tanto a corrente elétrica ou o campo magnético são revertidos, causando a polarização reversa. Invertendo ambas corrente e campo magnético (figura "D") faz com que o elemento Hall novamente assuma a carga negativa na extremidade superior.

Sensores Indutivos

Também conhecidos por sensores de relutância magnética, são formados basicamente por uma bobina enrolada em um imã  permanente e um disco dentado. Toda vez que um dente passa pelo sensor, o campo magnético sofre uma distorção. Esta distorção produz uma tensão induzida na bobina. Monitorando o tempo necessário para que o disco complete uma volta, é possível determinar a velocidade do mesmo ou rotações por minuto que este está realizando.

O número de dentes do disco pode variar de acordo com o projeto do fabricante.

Por meio da monitoração do sinal elétrico enviado pelo sensor, o módulo eletrônico de controle é capaz de determinar a rotação e o PMS.

[pic 2]

Fonte: Wikipedia ; apostila Senai

by Paulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (567.3 Kb)   docx (467.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com