TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separador de água e óleo

Por:   •  17/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

ESCOLA POLITÉCNICA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ENG312 – PROJETOS MECÂNICOS

SEPARADOR DE ÁGUA E ÓLEO (SAO)

SUMÁRIO

1.        Introdução        

2.        Finalidade dos Separadores de Água e Óleo        

3.        Principais componentes do Separador de Água e Óleo        

4.        Funcionamento        

5.        Principais processos e Aplicações:        

5.1.        Principais processos empregados nos Separadores de Água e Óleo:        

5.2.        Algumas aplicações de Separadores de Água e Óleo (SAO):        

5.2.1.        Sistema de Remediação do Solo (SVE)        

5.2.2.        Lavadora de peças com Separador de Água e Óleo        

6.        Limitações Técnicas        

7.        Aspectos        

7.1.        Projeto        

7.2.        Instalação        

7.2.1.        1ª ETAPA - Preparação da Cava        

7.2.2.        2ª ETAPA - Posicionamento da Carcaça do SAO        

7.2.3.        3ª ETAPA - Aterramento/ Preenchimento da Cava        

7.2.4.        4ª ETAPA - Instalação das Tubulações        

7.2.5.        5ª ETAPA - Pré-Operação        

7.3.        Operação        

7.4.        Manutenção        

8.        Problemas mais comuns no SAO        

8.1.        Defeito de maior relevância        

9.        Famílias de elementos de maquinas presentes no equipamento        

BIBLIOGRAFIA        

  1. Introdução

O Brasil concentra em torno de 12% da água doce de todo o mundo. Usamos água de beber para tudo. Inclusive dar descarga no vaso sanitário. Nunca cogitamos fazer isso com água de reuso. Cerca de 60% da água gasta em uma casa pode ser reutilizada. Países como EUA e Austrália regulamentaram a instalação do sistema de reuso.

        A revista Superinteressante de abril de 2015 traz uma matéria sobre a crise hídrica vivida pela maior metrópole brasileira, São Paulo. Analisa as medidas empregadas pelo governo de São Paulo para minimizar a crise e compara com medidas de economia e reutilização de água que poderiam ser usadas nesta metrópole.

        A medida do governo de São Paulo é captar água de outros lugares, como ligar o Rio Paraíba do Sul ao Sistema Cantareira, informação divulgada pelo Jornal Nacional da Rede Globo no dia 30 de janeiro de 2015. Esta manobra trará um ganho de aproximadamente 28.000 litros/s. Este projeto tem prazo de 30 meses para ser concluído com um custo de R$ 5,6 bilhões.

        A revista Superinteressante mostra, ainda, que com medidas como trocar descargas por outras com tecnologias mais modernas e eficientes, sanar vazamentos em tubulações, construir cisternas para captação de água da chuva, universalizar a rede de esgoto, modernizar sistemas de irrigação e reuso de água pela indústria, São Paulo economizaria, com todas essas medidas somadas, 148200 litros/s, em um prazo de 40 anos e com um custo de 285 mil por L/s.

        Das medidas listadas a cima a que economiza mais água, segundo a revista Superinteressante, é o reuso de água pela indústria, que é estimado em uma economia de 40 mil litros/s em um período de 10 anos a um preço de 14,5 bilhões de Reais.

        É importante comentar sobre os malefícios causados pelo óleo na água, pois este é responsável pela eliminação do oxigênio da água, necessário para a sobrevivência de várias espécies marítimas. Este produto, também, contamina o solo e o torna improdutivo, eliminando desta maneira, a possibilidade de desenvolvimento da agricultura, além disso, reduz a disponibilidade desse recurso hídrico para a população. 

        Tendo em vista que as indústrias são as maiores fontes de desperdício, então, se faz necessário o uso de equipamentos que promovam o reaproveitamento desta água. Por este motivo o equipamento escolhido para o estudo foi o Separador Água e Óleo.

  1. Finalidade dos Separadores de Água e Óleo

        São usados para receber efluentes e águas contaminadas com óleos e graxas de áreas de manutenção industrial, lavagem de veículos e máquinas, além de oficinas mecânicas. Esse equipamento emprega métodos físicos, utilizando-se da diferença de densidade entre a água e óleo. Com esse processo é possível que a água siga para rede coletora para tratamentos secundários, enquanto o óleo é segregado em reservatório específico para destinação correta, conforme determina a legislação em vigor.

        O Separador Água e Óleo pode ser usado em aeroportos, instalações para lavagem e manutenção de veículos, ferrovias, estacionamentos e áreas de circulação intensa de veículos, áreas de manuseio e armazenamento de petróleo e similares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (789.2 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com