TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servidores E Serviços

Projeto de pesquisa: Servidores E Serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.236 Palavras (21 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADES OPET

Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

SERVIDORES DE ARQUIVOS

CURITIBA

2013 

SERVIDORES DE ARQUIVOS

Trabalho apresentado à disciplina de Servidores e Serviços – 3º Semestre da Turma TGI122A do Curso de Tecnologia em Gestão De Tecnologia da Informação das Faculdades OPET.

Professor: Edilton Scharam

CURITIBA

2013

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal mostrar as características e funcionalidades de um servidor de arquivos e a forma que o mesmo deve ser configurado para mante-lo protegido. Sua principal função é permitir o armazenamento e compartilhamento de dados de uma forma controlada e centralizada, fazendo com que os usuários possam ter acesso a esses arquivos. É possível realizar diversas configurações de segurança em um servidor de arquivos, garantindo com que os usuários possam ter acesso apenas a determinadas pastas e arquivos. É importante também ter o controle da rede e quais informações estão sendo gravadas em seu compartilhamento, impondo limites aos usuários na quantidade de espaço que poderá ser gravado no disco, para que o administrador de rede possa obter assim um bom controle e filtro dos dados, deixando seu compartilhamento apenas para o seu devido uso.

Palavras chaves: Configurações, Características, Segurança.

ABSTRACT

This paper aims to show the main features and functionality of a file server and the way that it should be set up to keep you safe. Its main function is to store and share data in a controlled and centralized, so that users can have access to these files. You can perform various security settings on a file server, ensuring that users have access only to certain folders and files. It is also important to control the network and what information is being stored on your sharing, imposing limits users to the amount of space that can be written to disk, so that the network administrator can thus obtain good control and filter the data, leaving his share only to its proper use.

Keywords: Settings, Features, Safety.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

2 CARACTERISTÍCAS 6

3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 7

3.1 PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO DO SERVIDOR WINDOWS 7

3.2 PROCEDIMENTOS DE CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR WINDOWS 13

4 APLICABILIDADE NO MERCADO 43

5 IMPLANTAÇÃO BÁSICA 45

5.1 INSTALAÇÃO BÁSICA DO SERVIDOR 46

6 COMANDOS SCRIPT POWER SHELL 52

7 PERFORMANCE E LOGS 56

7.1 PERFORMANCE 56

7.2 CARGA DE TRABALHO 56

7.3 CARGA DE ARQUIVOS DE CONFIGURAÇÃO 56

7.4 TROCA DE SENHA DO USUÁRIO 57

7.5 “RESET” DO ESTADO DO DISPOSITIVO 57

7.6 SINCRONIZAÇÃO 57

7.7 INSTRUMENTAÇÃO 58

7.8 MONITORES 59

7.9 O MONITOR DE PERFORMANCE 59

7.10 A INTEGRAÇÃO EM UMA APLICAÇÃO WEB 60

7.11 CONSULTA AOS OBJETOS SYNCPERFORMANCE 61

8 LOGS DO SERVIDOR 62

9 DFS REPLICATION (SISTEMA DE ARQUIVOS DISTRIBUÍDO) 68

10 CONCLUSÃO 69

REFERÊNCIAS 70

INTRODUÇÃO

O armazenamento e compartilhamento de dados é um recurso muito utilizado em redes corporativas para facilitar a troca de informações entre usuários e facilitar o trabalho de todos, mas para os administradores de rede isto acaba se tornando um pesadelo, pois quanto mais espaço o usuário tem, mais espaço o mesmo irá utilizar. É ai que entra a função dos servidores de arquivos que configurado vai gerenciar este espaço e determinar as políticas de segurança e privacidade dos arquivos.

As funções dos servidores de arquivos podem ser desempenhadas tanto por servidores Windows como por servidores Linux, nas quais as empresas acabam optando pela segunda opção devido ao seu baixo custo para implantação, podendo ser máquinas físicas ou virtuais que acabam oferecendo os mesmos tipos de serviços.

Servidores de arquivos possuem propósitos diferentes, tais como ferramentas de backup, armazenamento remoto, dentre outras ferramentas sendo de total importância o uso desses recursos para o seu desempenho e gerenciamento da rede.

Alguns atributos comuns utilizados nos servidores de arquivos são o de controle de acesso, que determina como e qual usuário pode ter acesso a determinado pasta ou arquivo, a opção de arquivo oculto, que diz se o arquivo é visível ou não, qual é a extenção do arquivo, podendo ser um arquivo de música, um documento de texto ou um vídeo, entre outros.

Dentre as opções dos servidores de arquivos também existe a ferramenta chamada DFS para Windows, que através dela é possível garantir que os arquivos salvos em um servidor ou que foram modificados sejam sincronizados entre dois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com