TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintaxe Da Linguagem Visual

Ensaios: Sintaxe Da Linguagem Visual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 3

Livro: Sintaxe da linguagem visual

Autor: Donis A. Dondis

Resumo do capitulo 1 - Caráter e conteúdo do alfabetismo visual

Perceber, compreender, contemplar, observar, descobrir, reconhecer, visualizar, examinar, ler, olhar...Praticamente desde a nossa experiência no mundo, passamos a organizar nossas necessidades e nossos prazeres, nossas preferencias e nossos temores, com base naquilo que vemos.

A experiência visual humana é fundamental no aprendizado para que possamos compreender o meio ambiente e reagir a ele. Mas, quantos de nós vêem?

Essa pergunta nos dá a chave da complexidade do caráter e do conteúdo da inteligência visual.

As pinturas das cavernas representam o relato mais antigo que se preservou sobre o mundo tal como ele podia ser visto há cerca de trinta mil anos.

A evolução da linguagem começou com imagens, avançou rumo aos pictogramas, cartoons auto-explicativos e unidades fonéticas, e chegou finalmente ao alfabeto, ao qual Gregory se refere tão acertadamente como "a matemática do significado".

Cada passo, representou um avanço rumo a uma comunicação mais eficiente. Mas há inúmeros indícios de que está em curso uma reversão desse processo, que se volta mais uma vez para a imagem, de novo inspirado pela busca de maior eficiência.

Fatos apontam que nossa cultura dominada pela linguagem já se deslocou para o nível icônico, onde o visual predomina e o verbal tem a função de acréscimo.

A questão mais importante é o alfabetismo e o que ele representa no contexto da linguagem, bem como quais analogias dela podem ser extraídas e aplicadas à informação visual.

Na busca do alfabetismo visual, um problema deve ser claramente identificado e evitado.

A visão é algo natural, mas a eficácia, em ambos os níveis, só pode ser alcançada através do estudo.

Grande parte da comunicação visual foi deixada ao sabor da intuição e do acaso.

Devemos buscar o alfabetismo visual em muitos lugares e de muitas maneiras, nos métodos de treinamento de artistas, na formação técnica de artesãos, na teoria psicológica, na natureza e no funcionamento fisiológico do próprio organismo humano.

Os dados visuais têm três níveis distintos e individuais: o input visual, que consiste de miríades de sistemas de símbolos; o material visual representacional, que identificamos no meio ambiente e podemos reproduzir através do desenho, da pintura, da escultura e do cinema; e a estrutura abstrata, a forma de tudo aquilo que vemos, seja natural ou resultado de uma composição para efeitos intencionais.

A estrutura abstrata pode vir a tornar-se o nível mais importante para o desenvolvimento do alfabetismo visual.

Anton Ehrenzweig desenvolveu uma teoria da arte com base num processo primário de desenvolvimento e visão, ou seja, o nível consciente, e, num nível secundário, o pré-consciente.

Ehrenzweig descreve a criança como sendo capaz de ver

todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com