TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro : SINTAXE DA LINGUAGEM VISUAL

Por:   •  21/6/2018  •  Resenha  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  1.660 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do livro SINTAXE DA LINGUAGEM VISUAL

de Donis A. Dondis

“Se a invenção do tipo móvel criou o imperativo de um alfabetismo verbal universal, sem dúvida a invenção da câmera e de todas as suas formas paralelas, que não cessam de se desenvolver, criou, por sua vez, o imperativo do alfabetismo visual universal, uma necessidade que há muito tempo se faz sentir. ”

Assim começa o livro Sintaxe da Linguagem Visual de Donis A. Dondis,o livro traz a ideia da autora da necessidade de um “alfabetismo visual” da mesma maneira que temos o ensino do alfabetismo verbal. Tecnologias como a fotografia o cinema e os computadores trouxeram toda uma nova gama de linguagem visual, o que reforça a ideia da autora do entendimento dessa linguagem em prol de uma comunicação universal.

Segundo a autora “esta obra pretende ser um manual básico de todas as comunicações e expressões visuais, um estudo de todos os componentes visuais e um corpo comum de recursos visuais, com a consciência e o desejo de identificar as áreas de significado compartilhado. ”

O livro deixa claro essa intenção didática quando traz exercícios a serem resolvidos pelo leitor no final dos capítulos.

O primeiro capítulo do livro dá um contexto histórico da transformação da percepção da imagem através dos tempos, e passa os conceitos básicos do que será abordado no restante do livro.

O segundo capítulo trata sobre a composição. Fundamentos como equilíbrio, tensão, nivelamento e aguçamento, atração e agrupamento, positivo/negativo são abordados mostrando sua importância na elaboração de uma imagem.

O terceiro capítulo aborda os elementos básicos da comunicação visual, Ponto, Linha, Forma, Direção, Tom, Cor, Textura, Escala, Dimensão e Movimento. São esses elementos que servem como base para qualquer construção visual.

O quarto capítulo e sobre a anatomia da mensagem visual. Essa anatomia de acordo com a autora se divide em: o representacional – aquilo que vemos e identificamos com base no meio ambiente e na experiência; o abstrato – a qualidade cinestésica de um fato visual reduzido a seus componentes visuais básicos e elementares, enfatizando os meios mais diretos, emocionais e mesmo primitivos da criação de mensagens, e o simbólico – o vasto universo de sistemas de símbolos codifica dos que o homem criou arbitrariamente e ao qual atribuiu significados.

O livro prossegue, porém, a leitura abruptamente interrompida pela falta do restante da obra no PDF enviado pelo professor...  

Por fim, a proposta da autora se mostra interessante, pois como ela própria comenta, a melhor compressão de uma linguagem visual, serviria para uma maior integração da humanidade na forma de uma comunicação universal. Nesse aspecto a leitura do livro se mostra interessante para todos e não apenas para aqueles das áreas da comunicação e do design.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com