TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUAGEM VISUAL NA HISTORIOGRAFIA

Ensaios: LINGUAGEM VISUAL NA HISTORIOGRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................03

2 TEMA.......................................................................................................................03

3 PROBLEMA ...........................................................................................................04

4 JUSTIFICATIVA ..................................................................................................04

5 OBJETIVOS ...........................................................................................................05

5.1 OBJETIVOS GERAIS...........................................................................................05

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS............................................................................................................05

6 METODOLOGIA ..................................................................................................06

7 REFERENCIAL TEÓRICO.................................................................................06

7.1 ICONOGRAFIA....................................................................................................06

7.2 FOTOGRAFIA......................................................................................................07

7.3 INTERPRETAÇÃO ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA............................................................................................................08

7.4 CINEMA NA ESCOLA........................................................................................09

8 CRONOGRAMA ...................................................................................................09

9 CONCLUSÃO ........................................................................................................10

10 REFERÊNCIAS...................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

A partir de estudos das imagens em um contexto mais abrangente, percebe-se que as imagens, não são apenas recursos para reafirmar o que foi dito. A imagem é uma linguagem visual, não precisando de legenda.

Na atualidade vimos imagens em todos os lugares, cinemas, filmes, internet, em outdoors, sem que seja necessário que sejam legendados, pois as imagens falam por si só, elas trazem informações, sem precisar usar da escrita sendo uma fonte rica de conhecimento.

Porém para que essa interpretação seja nítida se faz necessário, que se visualize com todos os detalhes, artefatos históricos, pois cada, imagem, cena, traz uma mensagem, para que possamos entender o que a imagem quer dizer e a interpretarmos com facilidade, porém se deve tomar cuidado, pois a mesma imagem pode ter mais que um significado como uma historia, por ter mais que uma versão.

Olhar as pinturas [os objetos artísticos/ as imagens da cultura visual] como representações sociais, e não puramente estéticas, é o que nos permite entendê-las em vários âmbitos de compreensão que transpassam disciplinas como a História (social e cultural), a Antropologia, a Estética, a Pedagogia e a biografia dos indivíduos. (FRANZ, 2003, p.139-40).

O que distingue leitura da imagem é a cultura, conhecimento sobre ela entre outros fatores, porem para estes terem mais veracidade sobre as imagens, isso por pesquisas para assim interpretar melhor a imagem.

Uma grande representação da imagem visual, foi o quadro pintado por Victor Meireles (1832 a 1903) a pintura se refere a primeira missa celebrada no Brasil por volta de (1861) realizada na colônia portuguesa é considerada a primeira imagem de um ritual católico em terras brasileiras, a pintura foi considerada como um certidão visual.

2 TEMA

Linguagem Visual na Historiografia.

3 PROBLEMA

Quais as dificuldades que a linguagem visual encontra no meio escolar e os dilemas que enfrenta na sua introdução nos currículos? Apesar de estarmos cercados de imagens e serem considerados documentos históricos a introdução de linguagem visual no meio escolar ainda enfrenta problemas em relação aos currículos escolares.

Também pelo fato das escolas encontram dificuldades em encontrar matérias didáticas sobre o assunto, pois são poucas as editoras que publicam livros nesse formato devido ao fato de que poucas são as escolas que se adaptam as novas tecnologias, como também as precárias, condições de trabalho e ainda a deficiência de profissionais qualificados nessa área.

4 JUSTIFICATIVA

Apesar de estarmos cercados de imagens e serem considerados documentos históricos a introdução de linguagem visual no meio escolar ainda enfrenta problemas em relação aos currículos escolares.

Também pelo fato das escolas encontram dificuldades em encontrar matérias didáticas sobre o assunto, pois são poucas as editoras que publicam livros nesse formato devido ao fato de que poucas são as escolas que se adaptam as novas tecnologias, como também as precárias, condições de trabalho e ainda a deficiência de profissionais qualificados nessa área.

O tema em que se elaborou o trabalho foi escolhido devido à necessidade de explicar o que nos cerca com mais clareza e veracidade como o sentido das imagens e os significados mais cabíveis e a sua grande contribuição na história.

Ler uma obra seria, então, perceber, compreender, interpretar a trama de cores, texturas, volumes, formas, linhas que constituem uma imagem. Perceber objetivamente os elementos presentes na imagem, sua temática, sua estrutura. (PILLAR, 1999, p.15)

Através desse trabalho procuramos tirar e esclarecer dúvidas para que pudéssemos também ter nossa parcela de contribuição de conhecimento para com nossos colegas professores e sociedade em geral. Também o que nos levou a optar por esse tema foi pelo fato da imagem também ser uma forma de alfabetização pois a primeira forma fala se da pela interpretação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com