TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Da Infomação

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Da Infomação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Sistema de Informação

ALFREDO JOSÉ DE OLIVEIRA

Prof: Rolando Ruggiero

SANTA BÁRBARA D’OESTE - SP

NOVEMBRO 2009

Questionário: Apostila1

2. O uso da Internet, intranets e extranets nas organizações conectadas em rede está afetando a maneira como as empresas operam e como os computadores são utilizados? Explique.

As empresas estão se tornando empreendimentos interconectados. A Internet e as redes similares a ela — dentro da empresa (intranets), entre uma empresa e seus parceiros comerciais (extranets) e outras redes — têm se tornado a principal infra-estrutura de tecnologia da informação no apoio às operações empresariais de muitas organizações. Isto é particularmente evidente nas áreas de:

1. Sistemas de Comércio Eletrônico entre as empresas e seus clientes e fornecedores.

2. Sistemas de Colaboração Empresarial entre equipes e grupos de trabalho das empresas.

Comércio Eletrônico: É a compra e venda de produtos, serviços e informações sobre uma multiplicidade de redes de computadores. Um empreendimento interconectado utiliza a Internet, intranets, extranets e outras redes para apoiar cada etapa do processo comercial.

Colaboração Empresarial: Envolve o uso de redes de computadores para apoiar a comunicação, coordenação e colaboração entre os membros de equipes e grupos de trabalho do processo. Um empreendimento interconectado pode utilizar a Internet, intranets, extranets e outras redes para implementar esses sistemas.

3. Qual a importância da TI para a globalização de um negócio? Utilize exemplos para ilustrar sua resposta.

Os sistemas de informação desempenham um papel fundamental no sucesso de um empreendimento. Por exemplo, a Internet e as redes internas ou intranets, e as redes interorganizacionais externas, as chamadas extranets, podem fornecer a infra-estrutura de informação que uma empresa necessita para gerenciar com sucesso suas atividades.

Entretanto, é importante entender que a TI e os sistemas de informação podem ser mal administrados e mal aplicados, de forma a levar ao fracasso tanto tecnológico como, também, nos negócios.

Cinco Razões Maiores para o Sucesso:

Envolvimento do Usuário, Apoio da Administração, Executiva, Declaração Clara de Requisitos, Planejamento Adequado, Expectativas Realistas.

Cinco Razões Maiores para o Fracasso;

Falta de Contribuição do Usuário, Requisitos e Especificações, Incompletos, Mudanças de Requisitos e Especificações, Falta de Apoio Executivo, Incompetência Tecnológica.

Questionário: Apostila2

1. A empresa interconectada é o melhor modelo para o uso comercial da TI no

próximo século. Você concorda ou discorda? Por quê?

A informática, principalmente nas aplicações baseadas nas telecomunicações, ajuda uma empresa a superar barreiras geográficas, barreiras de tempo e custo e barreiras estruturais ao sucesso dos negócios.

Os vendedores viajantes e os dos escritórios regionais de vendas, por exemplo, podem usar a Internet, extranets e outras redes para transmitirem pedidos de clientes a partir de seus laptops ou PCs, rompendo assim barreiras geográficas. Os terminais de pontos de venda e uma rede de processamento de transações de vendas online podem superar barreiras de tempo por comportarem autorização de crédito imediato e processamento de vendas.

A teleconferência pode ser utilizada para superar barreiras de custo mediante a redução da necessidade de viagens caras a negócio, já que ela permite aos clientes, fornecedores e funcionários participarem de reuniões e colaborarem em projetos conjuntos.

Finalmente, os sistemas de intercâmbio eletrônico de dados são usados pela empresa para superar barreiras estruturais estabelecendo relações estratégicas com seus clientes e fornecedores mediante a troca de documentos comerciais eletrônicos de modo rápido, conveniente e adequado às necessidades dos parceiros comerciais envolvidos.

4. Quais os benefícios e os problemas de gerenciamento das redes cliente/servidor?

Os benefícios da computação cliente/servidor incluem:

Os clientes (usuários finais) podem executar pouca ou grande parte do processamento de suas aplicações empresariais.

Os servidores da LAN podem compartilhar processamento de aplicações, gerenciar colaboração entre grupos de trabalho e controlar hardware, software e bancos de dados comuns.

Os dados podem ser processados na íntegra em locais específicos, onde grande parte de entrada e saída deve ser controlada.

Fornecimento de acesso às estações de trabalho e servidores em outras redes.

O processamento do computador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com