TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Comunicação OPC

Pesquisas Acadêmicas: Sistema De Comunicação OPC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema de comunicação OPC

A comunicação funciona da seguinte forma: um OPC Server (servidor) é instalado em um PC que esta conectado ao elemento de chão-de-fábrica que você quer se comunicar. A aplicação de supervisão deve estar conectada ao PC no qual o OPC Server esta instalado. Quando você publica um item no servidor OPC ele se encarrega de manter atualizado o dado no servidor e no equipamento, conforme uma base de tempo que você determina (taxa de atualização, taxa de amostragem).

Existe um fato muito importante que deve ser atentado: o OPC é utilizado para aplicações industriais e quem garante a atualização dos dados publicados é o OPC Server que está instalado em um PC com sistema operacional Windows. Como todos sabemos o sistema operacional Windows é um sistema operacional de propósito geral, portanto as aplicações críticas devem ser projetadas para não depender de dados e/ou parâmetros via OPC, caso contrário, especificações de segurança, desempenho e confiabilidade não serão atendidas.

De forma geral o funcionamento dos servidores OPC consiste em fazer a aquisição dos dados e deixar essa informação acessível para os clientes OPC que nele se conectarem. Esta disponibilização se dá através de uma especificação OPC que chama-se de tag. Um tag é um dado que pode ser uma temperatura, pressão, estado de uma válvula, etc, disponível para ser lido ou escrito por um cliente OPC. Um cliente OPC é uma aplicação a qual irá se conectar com um servidor para interagir com os itens disponibilizados. Para uma melhor organização e melhoria na transmissão de informações entre servidores/clientes, os clientes OPC devem criar grupos de tags com características semelhantes. Os grupos além de definir as principais características de leitura dos tags (taxa de atualização,estado ativo ou inativo, banda morta, leitura síncrona ou assíncrona) são usados para estruturá-los. Isso pode ser feito por aspectos lógicos (variáveis de processo com comportamentos semelhantes) ou de acordo com a vontade do usuário. Vale salientar que o grupo é criado no lado do servidor, porém por requisição de um cliente. Os grupos de um determinado cliente não ficam visíveis a outro, a não ser que no ato da criação o cliente especifique ser um grupo público.

O número de servidores OPC necessários para uma determinada aplicação irá depender do produto a ser utilizado. Normalmente, os fabricantes de dispositivos de campo (CLPs; dispositivos inteligentes, etc.) fornecem um servidor OPC capaz de comunicar com todos os protocolos dos seus produtos de linha. Este servidor é um software para o ambiente Windows que é executado em um microcomputador, normalmente PC. Ou seja, um servidor OPC da Rockwell, o RSLinx por exemplo, permite que diversos drivers de comunicação sejam configurados para as diversas redes (ControlNet, DeviceNet, Ethernet, DH+, etc.). Neste caso, o RSLinx funciona como um único servidor OPC, capaz de se comunicar com diversos clientes OPC sendo executados na mesma máquina ou em máquinas remotas. Existem servidores OPC de terceiros que permitem que sejam configurados drivers de comunicação para diversas redes e protocolos de diferentes fabricantes. Como exemplo podemos citar os servidores da Kepware e da Matrikon. Neste caso, um único produto poderá servir dados de diferentes fabricantes. Cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com