TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação

Dissertações: Sistema De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  4.854 Palavras (20 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 20

RESUMO

O objetivo deste trabalho é, através de uma revisão bibliográfica, relacionar e apresentar as principais causas de resistência à implantação dos Sistemas de Informação (SI’s) nas organizações de um modo geral, e selecionar as principais causas para aprofundamento do tema. Este paper traz contribuições significativas pois apresenta trabalhos recentes de pesquisas em campo com funcionários diretamente envolvidos com os SI’s. Estas pesquisas resultaram na apresentação de 11 causas específicas que dificultam a implantação dos projetos. Dentre as 11 causas, este Paper selecionou 5 principais para discorrer sobre suas características, suas origens e fazer propostas de soluções que poderão ser testadas em trabalhos futuros.

Palavras-chave: Implantação, Sistemas de Informação, Resistência, Comportamento.

1 INTRODUÇÃO

Com a chegada do século XXI, as empresas vem se tornando cada vez mais competitivas umas em relação às outras. Seus produtos continuam sendo a fonte de suas receitas, mas outro fator importantíssimo tem ganhado visibilidade e se tornado um pré-requisito para as empresas em busca de vantagem competitiva no mercado: a informação.

É graças a este novo contexto que houve o surgimento da Tecnologia da Informação (TI), e a partir desta, puderam ser criados os Sistemas de Informação (SI) para auxiliar as empresas a dar um tratamento melhor ao dados empresariais.

Dentro do assunto Sistemas de Informação, pesquisadores vem ao longo desta última década avaliando os pontos fortes e fracos dos SI’s, e as principais dificuldades encontradas pelos profissionais de TI para implanta-los nas organizações com sucesso. É certo que onde algumas empresas obtém sucesso muitas falham, e poucos sabem precisar a razão destes fracassos.

1. OBJETIVO GERAL

Apresentar as principais barreiras ao sucesso da implantação dos SI’s nas empresas, a fim de aprimorar o processo de implantação.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Através do embasamento científico, apontar as dificuldades para implantação dos sistemas de informação nas empresas;

• Selecionar as principais dificuldades e analisar o motivo de sua existência;

• Propor soluções para o problema.

3. METODOLOGIA

Este trabalho, para atingir seus objetivos geral e específico, trará um referencial teórico fundamentado em pesquisas científicas relacionadas aos sistemas de informação, buscando esclarecer quaisquer dúvidas acerca dos assuntos discorridos no Desenvolvimento.

Em seguida, serão enumeradas as causas que podem dificultar a implantação dos sistemas de informação nas organizações, para depois analisar as mais relevantes. Por último, serão propostas soluções para os problemas.

2 DESENVOLVIMENTO

Sistemas de Informação

Relacionada à informação, estão a Tecnologia de Informação (TI) e os Sistemas de Informação (SI). Os SI’s podem ser definidos como conjuntos de procedimentos organizados que, quando executados, proveem informação de suporte à organização (Silveira; Diniz, 2002; Suwardy et. al. 2003; Albertin; Albertin, 2008).

Sob a ótica da informação, as empresas tem buscado cada vez mais na TI e nos SI’s os mecanismos para atingirem seus objetivos organizacionais. De acordo com Laudon e Laudon (2007), estes objetivos podem ser: excelência operacional, novos produtos, serviços e modelos de negócio, relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores, melhor tomada de decisões, vantagem competitiva e sobrevivência. Este relacionamento entre SI e objetivos organizacionais não é aleatório, uma vez que o objetivo principal dos SI’s é:

[...] gerar meios para captar, interpretar, processar, direcionar, informar e conduzir os dados dentro da empresa de tal forma que estes dados venham a criar ações facilitadoras dos diversos processos decisórios da empresa. (César, 2005, p.2).

Por isso, no contexto atual, as atividades relacionadas à implantação de sistemas de informação tem se tornado comum dentro das organizações. Apesar disso, é um processo novo, sujeito a erros e não necessariamente com retorno do investimento garantido. Apesar de um crescente número de pesquisas científicas a respeito da criação de um modelo final de implantação de SI’s que aumente sua eficiência, ainda não há um consenso sobre o assunto.

Fatores de Resistência

O que se tem no momento é uma série de fatores listados por pesquisadores que servem como barreiras à implantação dos sistemas de informação nas empresas. Dentre eles o mais comentado e pesquisado é a resistência dos clientes. O’Brien (2006) afirma que:

[...] usuários finais (também chamados de usuários ou clientes) são as pessoas que utilizam um sistema de informação ou a informação que ele produz. Podem ser contadores, vendedores, engenheiros, balconistas, clientes ou gerentes. Quase todos nós somos usuários finais de sistemas de informação e grande parte dos usuários na empresa gastam a maior parte de seu tempo se comunicando, colaborando em equipes e grupos de trabalho e criando, utilizando e distribuindo informações.

Prado e Takaoka (2007), conduziram uma pesquisa empírica e classificaram as barreiras encontradas em 11 categorias e seus graus de importância:

Quadro 1 – Dificuldades enfrentadas na prestação de serviços de TI

|Dificuldades Enfrentadas |Grau de Importância

| |Hardware |Software |

|1 |Resistência a mudanças internas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com