TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação

Tese: Sistema De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  4.225 Palavras (17 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 17

1. RESUMO

O trabalho apresentando vem ressaltar a importância do Sistema de Informação Gerencial para tomada de decisão dentro de uma empresa. Com o grande crescimento principalmente da tecnologia, vivemos na era da informação acelerada, e por isso as empresas de hoje tem que se adequarem a essa nova forma de encarar o mercado. Acompanhar esses avanços é vital para o funcionamento da empresa, e por isso cria-se a necessidade de se ter um sistema de informação para auxiliar de forma segura e rápida a decisão, reduzindo custos e erros, aumentando a eficiência no processo, e com isso, gerando um diferencial competitivo no mercado.

ABSTRACT

The present work emphasized the importance of the Management Information System to make a decision in company. With the large growth of technology, we live in the accelerated information age, and therefore today's companies have to adapt to this new way of facing the market. Monitoring these developments is vital to the functioning of the company, and then the necessity of having an information system to assist in a safe and quick way the decision, reducing costs and errors, increasing efficiency in the process, and thus, creating a differential competitive in the market.

Keyword: Management Information System, decision making, management, technology of information.

2. INTRODUÇÃO

O contexto mundial vive submetido às implicações decorrentes de grandes transformações nos cenários políticos, econômicos e tecnológicos. Em função deste processo de mudanças aceleradas principalmente no que se diz respeito aos avanços da tecnologia, o bom sistema de informação será fator preponderante na tomada de decisão. É essencial para as organizações estimular o resgate do conhecimento organizacional como auxílio na redução de custos operacionais, melhoria no acesso às informações, otimização de produtividade, eficácia na tomada de decisões, melhoria na estrutura da mesma descentralização da hierarquia e agregação de maior valor ao produto.

A partir dessa premissa o gerenciamento do conhecimento na empresa será o mais importante patrimônio, fortalecendo o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisa e principalmente úteis, garantindo uma estruturação de gestão diferenciada. Os processos empresariais precisam ser dotados de confiabilidade, eficiência e eficácia para garantir às empresas soluções que as diferenciam no mercado, aumentando assim sua competitividade.

Cada vez mais as organizações necessitam reagir aos problemas e oportunidades do atual ambiente de negócio; é necessário influenciar desde a maneira de como o trabalho é conduzido até a produção final de produtos e serviços.

Na corrida para atender as demandas de mercado às empresas buscam competitividade tendo em vista que as decisões rápidas e corretas são fundamentais para a empresa alcançar bons resultados.

Os sistemas de informações estão cada vez mais sofisticados e auxiliam em uma gestão estratégica eficiente, capaz de possibilitar um acompanhamento mais preciso das rotinas econômico-financeiras da empresa. As informações recolhidas tendem a reduzir as incertezas encontradas no decorrer do processo decisório e consequente aumentar a qualidade da decisão.

Este trabalho tem como objetivo geral mostra a importância do sistema de informação gerencial para melhor resolver os problemas de gerenciamento, recolher, manipular e disseminar as informações de organização para integrá-las mediante os seus objetivos; assim como influenciar nos processos de negociação e organização, tomadas de decisões e criação de estratégias competitivas

.Um bom sistema de informação gerencial fortalece o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e úteis garantindo assim uma gestão diferenciada.

Pretende-se ainda, com este trabalho, mostrar a real necessidade da implantação de um sistema de informação gerencial em um estabelecimento comercial, através de pesquisa de campo efetuada, bem como identificar falhas no modo de gestão e com o SIG, reduzir despesas e numa maior velocidade conseguirmos obter resultados mais expressivos.

Após essa parte, concluiremos o trabalho com uma parte prática, a implementação do Sistema de Informação Gerencial – SIG na empresa Life TT Easy, Sr. Antônio Carlos Zadabbaxizy.

3 - DEFINIÇÕES: DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO.

Antes que aprofundemos realmente nos conceitos e definições sobre o sistema de informação gerencial, é imprescindível conceituar alguns elementos que levam as empresas a seus negócios. .

“do ponto de vista da administração de empresas em concordância com a definição de sistemas, existem dois elementos fundamentais para a tomada de decisões: os canais de informação e as redes de comunicação”.

E são esses canais que definem onde os dados serão adquiridos, para que as redes de comunicação mostrem onde os dados serão direcionados.

Por isso a importância de termos bem claro e definido o conhecimento dos conceitos sobre dados, informações e conhecimento, para a formação dos sistemas, obtendo assim os elementos fundamentais para a tomada de decisão.

O termo “dado” é definido por Antônio como “um conjunto de registros qualitativos”.

“É essencial para a realização bem-sucedida dos trabalhos ligados ao conhecimento, que as organizações saibam definir o que são dados, informações e conhecimento, pois o sucesso ou o fracasso organizacional muitas vezes pode depender da aplicação desses elementos para solução de problemas e tomada de decisões”.

Os dados necessitam serem analisados para que possam se tornar úteis. Já define que “dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação”. Com isso, faz-se necessário que os dados transformem em informação para que possamos ter a compreensão de algum fato ou situação dentro de uma organização.

“a informação auxilia no processo decisório, pois quando devidamente estruturada é de crucial importância para a empresa, associa os diversos subsistemas e capacita a empresa a impetrar seus objetivos”.

Evidencia que: “informação é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real percebido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com