TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação

Artigo: Sistema De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  3.498 Palavras (14 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Resumo

O objetivo deste trabalho é pesquisar o conceito de sistemas de informação, seus componentes, a sua aplicabilidade, confiabilidade, projeto e implantação abordando os motivos que possam vir a falhar, e a importância dos sistemas de informação voltada para a organização.

Palavras-Chave : tecnologias, sistemas, informação, componentes, organização, confiabilidade, implementação.

Introdução

Quando se pretende alcançar o sucesso organizacional, torna-se vital a utilização da tecnologia da informação, que se baseia em estudos essenciais na administração e gerenciamento de empresa.

Este artigo inicia-se com a definição do conceito de sistemas de informação, demonstrando a importância de se entender as suas principais áreas que são seus recursos: pessoas, hardware, redes, dados, software, sendo necessário disseminar este conhecimento para todos os profissionais que fazem parte da estrutura da organização.

Estuda-se os componentes de um sistema de informação que torna o sistema mais útil que é o feedback e o controle, observando as suas várias características. Também sobre confiabilidade, a questão das falhas sendo apresentando exemplos.

Demonstrar a complexibilidade na implantação dos sistemas de informação é um dos objetivos deste estudo e por isso, as etapas do processo deve constar em um projeto contendo os riscos envolvidos.

Por último, a importância dele dentro de uma organização pelo seu papel na tomada de decisão por um gerente, tendo que ter capacidade de passar informação de forma eficaz e rápida, e também auxiliando o gerente a estudar a organização.

1 Tecnologias e Sistemas de Informação

Segundo O’ Brien (2004), as preocupações empresariais tradicionais envolvidas com a tecnologia da internet, vêm influenciando os setores empresariais, caracterizando uma fase recente no processo da evolução dos negócios.

O Sistema de informação envolve tecnologias, conceitos comportamentais e aplicações complexas e abstratas, não havendo aí a necessidade de assimilar todo conhecimento.

[...] “Sistema de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização” (O’ Brien, 2004, p. 6).

O autor afirma ainda que os profissionais de negócios dependem de vários tipos de sistemas de informação, alguns que utilizam dispositivos manuais e simples de hardware e outros, canais de comunicações informais.

A figura abaixo sintetiza as áreas principais do conhecimento em sistemas de informação necessárias aos profissionais de uma empresa.

Figura 1 Fonte: O’ BRIEN, 2004, p. 6.

O conceito de sistema é definido pelo autor “como um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado” (O’ Brien, 2004, p. 7). Onde o grupo trabalha com interesses comuns, recebendo insumos e alcançando resultados no processo organizado de transformação.

Tudo isso envolve a reunião de elementos que ingressam no sistema para ser processados (matéria-prima, energia, dados e esforço humano), para assim serem convertidos em produtos (processo industrial, cálculos matemáticos) e a transferência desses elementos produzidos ao destino final.

No entanto, a compreensão do conceito de sistema, auxilia no entendimento de muitos outros que contribuem com os profissionais de negócios, podendo ser citados a tecnologia (processamento de informação que utiliza uma multiplicidade de hardware, software), aplicações (que envolvem sistemas de informação interconectados), desenvolvimento (utilizar a tecnologia da informação na empresa) e por fim a administração (gerenciamento da tecnologia, valor estratégico e segurança dos sistemas).

2 Componentes de um Sistema de Informação

Sabemos que o sistema é um conjunto de componentes em interação que formam um todo unificado, buscando a realização de uma meta comum. Segundo O’ Brien (2004), há dois componentes que tornam o sistema ainda mais útil, o feedback e o controle que, quando reunidos em um sistema é conhecido como um sistema cibernético, ou seja, um sistema automonitorado, auto-regulado.

O autor cita o corpo humano como um exemplo de sistema cibernético, pois monitora automaticamente muitas de suas funções, tais como temperatura, batimento cardíaco e respiração. Segundo ele:

[...] Feedback são dados sobre o desempenho de um sistema. Os dados sobre o desempenho de vendas por exemplo, são feedback para um gerente de vendas.

Controle envolve monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está se dirigindo para a realização de sua meta. Em seguida a função do controle faz os ajustes necessários aos componentes de entrada e processamento de um sistema para garantir que seja alcançada a produção adequada [...] (O’ BRIEN, 2004, p. 8)

Para compreender os sistemas de informação é necessário observar suas várias características, na verdade o sistema não pode existir em um ambiente vazio, ao contrário, ele existe e funciona em um ambiente que contém outros sistemas. Se um sistema for um dos componentes de um sistema maior, ele é um subsistema, e o sistema maior é seu ambiente; para separá-los existe a fronteira de um sistema que o separa de seu ambiente e de outros sistemas.

O autor diz que alguns sistemas podem ser conectados entre si por meio de uma fronteira compartilhada ou interface, portanto o sistema está conectado com seu ambiente por interfaces de entrada e saídas.

O ambiente que tem a capacidade de transformar a si mesmo ou ao seu ambiente a fim de sobreviver é denominado adaptável; há exemplo disso temos as organizações que podem se modificar para atender a demanda de um ambiente em transformação, que são também constituídas de vários subsistemas como: departamentos, divisões, equipes e grupos de trabalho entre outros, portanto interagindo com outros sistemas em seu ambiente.

De acordo com O’ Brien (2004), os recursos econômicos (entradas) são transformados por vários processos organizacionais (processamento) em bens e serviços (saída). O sistema de informação fornece para a administração informações (feedback)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com