TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação

Monografias: Sistema De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 9

2 - INTRODUÇÃO

Os Sistemas de Informação são subdivididos em social e automatizado, podendo ainda serem divididos em operacionais, gerenciais e executivos, e cada qual tem sua importância e complexidade.

Os sistemas operacionais estão voltados para as entradas, controles, processamentos dos dados e saídas para outros sistemas, sendo as decisões estruturadas tomadas a base operacional.

Os sistemas Gerenciais já têm decisões pré-estruturadas, com certo nível de análise maior que as operacionais, sendo que nem sempre segue a regra de acontecimentos anteriores e sim acompanha as variações do mercado.

Os sistemas Executivos já trazem decisões não estruturadas a serem tomadas, necessitando de análises complexas da realidade interna e externa da organização, sendo que não pode basear-se em decisões anteriores, pois depende de dados externos, como por exemplo, economia e política.

3 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Os sistemas de informações vêm evoluindo tanto em importância para as organizações, quanto em tecnologias. Os sistemas de arquivamento manual de documentos satisfazem muitas necessidades, mas deixam a desejar em rapidez e envio a grandes quantidades de dados, já os sistemas computadorizados, centralizam as informações e as disponibilizam com certa rapidez e com análise de apenas um dado, ou vários dados agrupados. Para as empresas que pensam em estratégias competitivas do mercado moderno, a tecnologia de informação ganha muita força nas estratégias de administração.

Desta forma o sistema de informação passa a ser importante para as tomadas de decisões operacionais, gerenciais e executivas para acompanhar rapidamente as mudanças de mercado, analisando os dados tanto no ambiente interno como no externo entendendo as necessidades de melhorias de produtos e prestação de serviços.

FIGURA 1.1- SISTEMA DE INFORMAÇÃO

3.1 - COMPONENTES BÁSICOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

O sistema de Informação é composto por dois Subsistemas: social e automatizado. O Subsistema Social é composto pelas pessoas, processos e documentos, logo o Subsistema Automatizado é composto pelas máquinas, softwares, computadores e redes que interligam os elementos do Subsistema Social.

3.1.1 SOCIAL

O conceito social de Sistema de informação é muito antigo, por exemplo, em 4.000 a.C. já existia controles quantitativos de criação e comercialização de ovelhas, caracterizando um sistema e uma empresa. Não se esquecendo dos Peopleware, os quais são elementos de grande importância no desenvolvimento, implantação e alimentação dos sistemas automatizados.

3.1.2. AUTOMATIZADO.

Hardware – É a parte física de um sistema informático, sendo todos os elementos materiais que o compõem, e é divido em unidade de Entrada, Saída e Sistema Central. As unidades de entrada são responsáveis pelo fornecimento dos dados que possam ser processados. A Unidade de saída é responsável pela informação já tratada, para posteriormente ser usada para tomadas de decisão ou para realimentar o sistema para produzir novas informações. O sistema central é o componente do hardware que processa os dados elaborando as informações, assim as informações já tratadas são transferidas por meio dos periféricos de saída.

Os Dispositivos de entrada são responsáveis pelo fornecimento das informações ao sistema central, e através dos dispositivos de entrada que os dados são inseridos nos sistemas, sendo composto por teclado, mouse, scanner, joystick, caneta óptica, sistema de reconhecimento de voz, conversor analógico-digital, leitora de cartões, dentre outros.

Os Dispositivos de Saída, são os dispositivos responsáveis pela transferência dos dados do CPU para os meios externos, temos como exemplo o Monitor de Vídeo, impressoras, caixa de som, perfuradores de cartões, dentre outros.

FIGURA 2- IMPORTÂNCIA DA AUTOMATIZAÇÃO NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO

3.1.2.1 COMPUTADORES

São máquinas tarefas ou cálculos de acordo com um conjunto de instruções. Os computadores de utilidades gerais são apresentados de vários tamanhos e com diferentes recursos, podemos citar alguns exemplos de tipos de computadores: supercomputadores, mainframes, minicomputadores, estação de trabalhos e computadores pessoais.

3.1.2.2 SOFTWARE

Parte do Computador que determina qual tarefa deverá executar, é denominada de Software. Podemos definir Software como todas as instruções e procedimentos destinados a guiar as execuções dos computadores que é denominado de instruções eletrônicas. Um conjunto de instruções é denominado de Programa, sendo os programas que informam os componentes do Hardware o que eles devem fazer, sendo os softwares divididos em: Softwares básicos (Sistema Operacional e linguagem de programação, montadores, compiladores, interpretadores) e Softwares Aplicativos.

4 - TIPOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Uma empresa geralmente divide-se em três níveis: operacional, tático e estratégico. Para cada um destes tipos existe um sistema de informação diferente. No operacional temos os Sistemas de processamento e transações (SPT), no nível tático temos sistemas gerencial (SIG), e sistema de apoio a decisão (SAD), seguindo no topo desta estrutura temos o nível estratégico que conta com o Sistema de Informação Executiva (SIE).

Os Sistemas de processamentos e Transações processam as informações operacionais de uma organização, podemos entender como transações duas partes que trocam informações resultantes de alguma atividade.

O processamento destes dados seguem algoritmos que permite automatizar a maioria das transações rotineiras de uma organização, seguindo operações como decisões estruturada e cálculos, que são repetidas a cada transação gerando atualização de dados, emissões de relatório e envios de dados para outros sistemas. A armazenagem destes dados se dá por meio de Banco de Dados, registrando um histórico com as transações ocorridas na organização. O resultado gerado por um sistema de transação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com