TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação

Pesquisas Acadêmicas: Sistema De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  3.469 Palavras (14 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 14

Aplicação de Sistemas Integrados de Gestão ERP :

Benefícios, desafios e formas de superação para alcance do sucesso

Resumo

A aplicação de um sistema integrado do porte do ERP, sem dúvida, exige grandes mudanças em toda a organização e se bem realizada pode oferecer muitos benefícios aos seus usuários. Tal esforço, como não poderia deixar de ser, visa o alcance da tão difícil e cobiçada vantagem competitiva em um cenário cada vez mais dinâmico e intenso. Este artigo teve como objetivos principais a análise e o estudo de um dos principais tipos de sistemas integrados, o ERP. Nas linhas que seguem, abordaremos não só o seu conceito, como também o histórico em que este foi desenvolvido, até as dificuldades para que a sua implantação seja eficaz, lembrando, inclusive, dos principais benefícios obtidos após a sua implantação.

Abstract

The application of an integrated system of the size of ERP, undoubtedly, requires major changes throughout the organization and, if done well, can offer many benefits to its users. Such an effort, as would be expected, aims to reach the difficult and coveted competitive advantage in a scenario increasingly dynamic and intense. This article has as main objectives the analysis and study of one of the main types of integrated system, the ERP. In the lines that follow, we discuss not only the concept, as well as the historical context in which it was developed, to the difficulties that its implementation is effective, reminding even the main benefits obtained after its implementation.

Introdução

No cenário atualmente vivido pelas organizações, onde a globalização aumentou o nível de competição entre as empresas, estas buscam incessantemente aumentar sua competitividade através das mais variadas formas, tendo como opções mais comuns a redução de custos, a melhoria do produto e/ou serviço que por ela é desenvolvido, agregando mais valor ao produto/serviço e se diferenciando de seus concorrentes através da especialização em algum segmento ou nicho de mercado que traga uma vantagem competitiva cuja outras empresas tenham grandes dificuldades em obter, alcançando assim uma imagem diferenciada do que oferta no mercado, atraindo mais clientes.

Para o alcance de tais vantagens, as empresas, a partir da década de 90, passaram a investir de forma intensa em Sistemas de Informação, sendo que entre as diversas tecnologias desenvolvidas por tal sistema, uma ganhou grande destaque nas organizações: os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), também conhecidos como Sistemas Integrados de Gestão. O ERP é nos dias de hoje umas das tecnologias mais utilizadas e discutidas na área de Sistemas de Informação, propiciando grandes benefícios para as empresas que conseguem implantá-la com sucesso nos processos organizacionais. Porém, o sistema possui peculiaridades complexas que tornam difícil sua implantação, sendo necessário um dispêndio monetário, de tempo e de recursos humanos para que a implantação ocorra de forma adequada e apresente os benefícios inicialmente propostos.

O sistema ERP tem um impacto relevante em todas as operações que são realizadas, visando à obtenção de vantagens competitivas por meio de redução de custo e diferenciação de produtos com a utilização de ferramentas para redução de informações redundantes, melhor integração do fluxo de informação e maior padronização dos processos, sendo atraentes porque unificam a informação, tendo como promessa ser capaz de resolver problemas de integração, disponibilidade e confiabilidade de informações ao incorporar em um único sistema as funcionalidades que suportam diversos processos de negócios em uma empresa (Oliveira, 2002).

A tendência atual da área de sistemas de informações gerenciais é de não apenas visualizar a empresa isoladamente, mas toda a cadeia de suprimento, conseguindo realizar o planejamento estratégico e tático globalmente para a cadeia, além do operacional para a empresa. Por isso as empresas analisam o ERP não apenas como um diferencial, mas cada vez mais como uma tecnologia necessária para concorrência no mercado. Sendo assim, cabe melhor elucidar a tecnologia através dos conceitos que assim a definem, para a real compreensão do sentido e valor do ERP no mercado empresarial

1) ERP – conceito

Para entender todos os benefícios que podem ser contemplados a partir de uma implantação e uso adequado dos sistemas de gestão ERP, faz-se necessário a explanação de seus conceitos, que por serem abrangentes, são desenvolvidos por autores de acordo com suas finalidades. Corrêa et al. (1997) definem os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) como aqueles que são constituídos por vários módulos integrados que tem como finalidade atender as mais diversas necessidades de informação para que possa haver coesão no momento da tomada de decisão em todos os setores de empresa, a ilustrar : contabilidade, marketing, gestão de pessoas, entre outros, que são cruciais para o funcionamento adequado da empresa, tendo como alicerce uma base de dados única que permita um fluxo de informações mais rápido e confiável. O Autor também define o ERP como sendo sistemas constituídos por uma série de módulos, como por exemplo, cada setor específico da empresa, em que tais módulos possuem uma base única. É necessário frisar que o autor analisa o ERP sobre sua orientação no processo de negócios, e não nas áreas funcionais da empresa, como é feito por muitos estudiosos. Evidenciando assim que a maior prioridade do sistema é unir os vários departamentos da organização através de um único sistema de informação, possibilitando o fluxo de informação integrado, capaz de fornecer os dados e informações de forma segura a todos componentes da organização.

De acordo com Souza (2000) , o ERP é um sistema que acaba por integrar os demais sistemas da empresa, que resultam em um meio poderoso para utilização de todas as funções embutidas em cada sistema, que após a implantação passa a ser integrado com toda a organização, possuindo uma grande gama de uso. Tal autor utiliza uma abordagem um tanto quanto peculiar ao que diz respeito do ERP, pois este afirma que o sistema é constituído de módulos, que correspondem aos menores conjuntos de funções que podem ser adquiridos e implementados separadamente, sendo que tal característica permite à empresa a utilização de módulos que apresentem benefícios dentro da realidade da organização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com