TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação

Exames: Sistema De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  3.344 Palavras (14 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 14

Aula-tema 04: Infraestrutura da tecnologia da informação.

A estrutura de Tecnologia de Informação engloba uma série de recursos como software; hardware, a parte física, servidores, cabeamento, transmissores e receptores; além dos serviços oferecidos por essa estrutura. Essa estrutura é necessária para o bom funcionamento da empresa como um todo, pois a infraestrutura de TI é a base sólida de seu serviço ao cliente, suas relações com seus fornecedores e funcionários. A infraestrutura de TI se tornou o principal sistema de alimentação de informações da empresa.

A evolução da tecnologia da informação passa pela integração de plataformas de hardware e telecomunicações. Cada vez mais o computador se integra com a internet, assim como o rádio, a televisão e o vídeo, que convergem na produção e distribuição digital.

Os clientes dessas plataformas têm acesso aos telefones celulares com conexão à internet e utilizam ferramentas que integram informações sobre sua localização, preferências e interesses pessoais. A conectividade está cada vez mais acessível às pessoas comuns, gerando novas demandas para que as empresas desenvolvam novos produtos e soluções.

Em muitos aspectos, as empresas estão recorrendo cada vez mais às redes para aumentar a sua capacidade de processar dados a custos mais baixos.

A computação em grid é utilizada para conectar computadores geograficamente remotos em uma rede e criar um “supercomputador” virtual que combina o poder de computação de todos os computadores interligados. Ao invés de comprar um “supercomputador” a preços elevados, as empresas podem conectar vários computadores a um custo muito menor.

Outra tendência é a computação sob demanda, que permite usar os centros de dados capazes de lidar com grandes volumes de dados em períodos de grande demanda.

A computação em nuvem, ou Cloud Computing, permite que softwares e dados fiquem armazenados em grandes servidores e sejam disponíveis para os usuários por meio da internet. Um usuário pode criar uma conta em um site, usufruir dos aplicativosonline e acessar seus dados de qualquer computador conectado à internet, ou até mesmo de um telefone celular.

Sobre as inovações importantes em software, a principal delas é a integração de diferentes sistemas de uma empresa em um único sistema. Os objetivos dessa integração são: facilitar o intercâmbio de informação dentro da empresa, tornar os sistemas mais consistentes, simplificar o gerenciamento do sistema e reduzir os custos.

Muitas empresas têm vários softwares tradicionais que trabalham de maneira isolada e não podem ser todos substituídos imediatamente. A integração desses softwares é possível até certo ponto por meio do software mediador.

Você pode optar por escrever o seu próprio mediador, mas as empresas costumam optar por comprar um software integrador de aplicativos corporativos (Enterprise Application Integration - EAI), que permite o intercâmbio entre os sistemas que utilizam uma única interface.

Uma alternativa para os sistemas integradores é a utilização da Web para permitir a integração de aplicativos legados com novos.

Os softwares relacionados podem trocar informações utilizando padrões de comunicação e uma linguagem padronizada, independentemente do sistema operacional utilizado.

Muitas empresas buscam novas aplicações de software e soluções em empresas especializadas no mercado, tais como pacotes comerciais prontos, que são conjuntos de software padrão para funções comuns.

Os prestadores de serviços de software oferecem soluções pela internet (software e serviços) e cobram taxas conforme a utilização.

Algumas empresas optam pela terceirização do desenvolvimento ou manutenção de seus serviços de TI para empresas externas, muitas vezes, instaladas no exterior, onde os salários são baixos.

O poder da tecnologia da informação aumenta continuamente e com isso temos o surgimento da nova tecnologia, trazendo novos modelos de negócios e novas oportunidades para as empresas. As empresas com capacidade e experiência para explorar a TI de modo a aproveitar essas oportunidades terão benefícios significativos.

Porém, os desafios são: saber investir em infraestrutura de TI, coordenar seus diversos componentes e, principalmente, saber gerir essa mudança tecnológica.

Como propostas interessantes de solução considere a situação estratégica da empresa. Comece pequeno, com menos projetos arriscados. Considere o custo total de investimento na compra de equipamentos de informática para avaliar o custo de um projeto.

Um sistema de gerenciamento de banco de dados é um software usado para criar e atualizar bancos de dados. Permite que uma organização centralize os dados e os gerencie de modo eficaz. Serve como uma interface entre programas aplicativos e arquivos de dados físicos. Um sistema de gerenciamento de banco de dados elimina a necessidade do usuário de entender onde e como os dados são armazenados. Uma vantagem desse sistema é que ele consegue resolver a maioria dos problemas de arquivos tradicionais.

Podemos classificar os bancos de dados em dois tipos: os centralizados e os distribuídos. Os bancos de dados centralizados utilizam uma única fonte de processamento, uma única CPU ou múltiplas CPUs em uma rede cliente/servidor. Existem prós e contras em se manter os dados em um só lugar. A segurança dos dados é um aspecto extremamente favorável por estar centralizada. No entanto, se houver a necessidade de dados descentralizados em função do modelo de negócio e outras características da empresa, a flexibilização e custos tornam a descentralização menos custosa.

Existem dois métodos de distribuição para descentralização dos dados. O método de particionamento, que divide a base de dados central de modo que cada servidor tenha os dados para as suas necessidades de processamento específicas. Por exemplo, um banco de dados de clientes pode ser dividido em clientes e consumidores para formar duas bases de dados locais atualizados cada um em sua região.

O método da duplicidade faz uma cópia ou espelhamento de todo o banco central para todos os servidores remotos. As alterações feitas localmente são sincronizadas periodicamente com o banco de dados central. Seja qual for o método de distribuição utilizado, os bancos de dados distribuídos são mais vulneráveis em termos de segurança e mais complexos de gerir. A vantagem é justamente na descentralização e agilidade na informação, que não depende de um único nó para alimentar informações para toda a rede.

Segurança em sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com