TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informações

Casos: Sistema De Informações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANA CRISTINA COSTA DE CIRQUEIRA

Santo Antonio de Jesus

2013

ANA CRISTINA COSTA DE CIRQUEIRA

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Sistema de Informações Contábeis do Curso de Ciências Contábeis da UNIFACS EAD, sob acompanhamento da Professora Velma Dutra e do Tutor Raimundo Leite.

Santo Antonio de Jesus

2013

Após a leitura do texto indicado, faça as seguintes considerações,

1. Do que fala o texto? (Valor, 1 ponto)

Resposta: O texto fala da inserção dos Sistemas de Informações e de sua utilidade para as empresas.

2. Qual o problema a ser solucionado? (Valor, 1 ponto)

Resposta: O problema a ser solucionado será a inexatidão e a demora com que as informações contábeis chegam aos gestores das organizações, pois permite que as informações contábeis não cheguem deficientes e lentas aos gestores, pois podem acarretar problemas financeiros futuros dentro das organizações.

3. Que posição o autor assume (que ideia defende) diante do problema? (Valor, 1 ponto)

Resposta: O autor defende a ideia que todas as empresas devem possuir um Sistema de Informação Contábil seguro e eficaz, que possa fornecer à administração, dados adequados ao controle global das suas operações e que estes dados possam ser visualizados por todos os departamentos e funções, pois acredita que uma empresa baseada na informação tecnológica e de processo, produz um resultado maior que a soma das partes isoladas.

4. Como o autor comprova a sua posição diante do problema? (Valor, 1 ponto)

Resposta: Ele comprova apresentando o Sistema de Informação Contábil nas áreas legais e fiscais, na área de análise (denominadas de escrituração) e na área gerencial (denominada de planejamento e controle). Para o autor, estas áreas devem estar integradas, de forma que todos os processos de negócios perpassem por todos os departamentos e funções, saindo da tradicional visão vertical da hierarquia funcional para a visão horizontal e de processo.

5. Resumo informativo do texto, máximo 12 linhas, de acordo as Normas da ABNT. O texto deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão. (Valor, 3 pontos)

Introdução

Com a globalização e o advento das novas tecnologias, a informação passou a ser um dos principais requisitos dentro das organizações, principalmente no que diz respeito ao setor contábil. E foi pensando na necessidade de obter informações precisas que foram criados os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, também conhecidos como E.R.P. (Enterprise Resources Planning), Planejamento de Recursos Empresariais, elaborados como ferramentas para prestar informações eficazes no auxílio para a tomada de decisão.

Durante anos, dentro das organizações, a Contabilidade era vista apenas como um instrumento de informação tributária. Hoje, com o mercado bastante competitivo e a implantação dos Sistemas de Informações, esta passou a ser observada como um instrumento gerencial para auxiliar os gestores nas decisões, no processo de gestão, planejamento, execução e controle das ações financeiras. Nesse sentido, as empresas que quiserem se manter ativas e que buscam a excelências nos serviços, deverão se adequar aos novos procedimentos contábeis.

Entretanto, se o sistema contábil da empresa não estiver bem organizado e em condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com