TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema ERP

Exames: Sistema ERP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema ERP

Nas últimas décadas, muito tem se falado dos sistemas integrados do tipo Enterprise Resource Planning ou simplesmente ERP, que nada mais são que sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. O sistema ERP tem como principal objetivo à integração de toda uma organização em seus diversos níveis funcionais através do armazenamento de informações colhidas em todos os setores empresariais.

Várias empresas resolvem adotar tal sistema achando que os mesmos serão a solução de seus problemas organizacionais, pois o sistema ERP pode disponibilizar uma visão empresarial tanto na perspectiva funcional como na sistêmica, engano, pois tais sistemas demandam uma construção empresarial totalmente voltada para este novo ambiente de trabalho, uma reestruturação empresarial crítica sem falar na capacitação dos funcionários de todos os departamentos da empresa, pois tal sistema trabalha em conjunto, reunindo informações dos diversos departamentos e as apresenta de forma consolidada para que decisões estratégicas, gerencias e operacionais possam ser tomadas.

O ERP em termos gerais é uma plataforma de softwareque foi desenvolvida para integrar os departamentos de uma determinada empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios, o sistema busca informações em outros sistemas espalhados pela empresa com o principal objetivo de consolidar estas informações em um único sistema.

A importância do sistema ERP nas organizações.

Como vimos anteriormente, o sistema tem uma extrema e fundamental importância dentro da organização, visto que o mesmo monitoria todo o processo empresarial, desde o início do processo organizacional até o término do mesmo.

Com as informações dos diversos setores empresariais consolidadas em um único sistema, torna-se de certa forma fácil de analisar todo o processo empresarial como um todo. Pode-se, por exemplo, detectar as falhas que ocorrem no gerenciamento de estoque devido à produção excessiva de determinado produto, ocasionando assim perdas significativas na organização.

Podemos citar algumas vantagens que o sistema ERP proporciona para a empresa:

 Redução de custos: Com o constante monitoramento da organização como um todo, detecta-se rapidamente onde estão os processos mais dispendiosos e quais os impactos financeiros que este processo irá causar caso seja modificado.

 Otimização do fluxo de informações: Podem-se determinar quais setores empresariais estão com deficiência em troca de informações e quais medidas devem ser tomadas para que o fluxo de informações flua de forma satisfatória.

 Otimização no processo de decisão: Com as informações consolidadas fica relativamente simples a tomada de decisão e suas principais consequências dentro da organização.

As desvantagens do ERP nas organizações

Muitos gestores acham que a simples implantação de um sistema ERP por si só integra a organização, o que na prática não acontece, muito pelo contrário, se o sistema ERP não encontrar um ambiente adequado para seu funcionamento, pode funcionar de forma inversa ao esperado, desestruturando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com